Connect with us

SAÚDE

Rio Branco bate novo recorde de calor

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga

Mesmo com registro de chuva, a capital do Acre registrou ontem (18) a maior temperatura do ano e bateu novo recorde de calor. É o que informa hoje (19) o pesquisador Davi Friale no portal O Tempo Aqui. Segundo ele, os termômetros da capital registraram 35°C.

“Antes, o recorde era 34,9ºC, no dia 9 de agosto. Não foi diferente no interior do Acre. Em Assis Brasil, pelo segundo dia consecutivo, foi registrado novo recorde de calor do ano no estado, com máxima de 37,5ºC, na última quarta-feira. Antes, o recorde, no Acre, era 37,2ºC, na mesma cidade”, explicou.

Segundo Friale, o tempo não muda nos próximos dias, pelo menos até o início da próxima semana. “O calor abafado, com possibilidade de novos recordes, e a fumaça das queimadas vão permanecer. As chuvas pontuais e passageiras, que podem ser fortes em alguns municípios do Acre, vão continuar, pelo menos até a próxima quarta-feira (25). No entanto, a partir de segunda-feira, os dias estarão bastante ventilados, com ventos da direção noroeste, tendo em vista a formação de uma baixíssima pressão atmosférica no norte da Argentina, para onde convergirão os ventos do sul da Amazônia Ocidental”, comenta.

A tão aguardada chuva que caiu nesta quarta-feira quebrou um jejum de 20 dias sem chuvas na capital. A última havia ocorrido no dia 28 de julho, com registro de 2,1mm.

“No entanto, a última chuva significativa, ou seja, acima de 5,0mm, só ocorreu no dia 29 de junho, ou seja, há 49 dias, com 16,7mm. Assim, na última quarta-feira (18), foi quebrada esta sequência de seca. Choveu 5,5mm, conforme registros do Instituto Nacional de Meteorologia. Entretanto, em alguns bairros de Rio Branco, choveu mais, com estimativas acima de 15mm, e foram acompanhadas de raios e ventanias”, frisou.

Na mesma linha, Friale acredita que “chuvas mais consistentes poderão ocorrer na maior parte do Acre, inclusive, em Rio Branco, no próximo sábado, tendo em vista o avanço da massa de ar úmido, originária do oceano Atlântico Norte, que tem já tem provocado chuvas pontuais”.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas