Connect with us

INTERIOR

Rio Jordão transborda e deixa centenas de desabrigados: cerca de 70% da cidade foi atingida

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Roseli Melo

O Rio Jordão que banha a cidade do Jordão, interior do Acre, transbordou e neste domingo (20) desabrigou dezenas de famílias. Prédios públicos estão sendo usados como abrigo. A prefeitura ainda não tem um número certo e nem a dimensão dos estragos provocados pela cheia do manancial que também recebe as águas do Rio Tarauacá.

Um dos primeiros bairros atingidos pelas águas, o Kaxinauwá, dezenas de famílias foram retiradas durante a tarde e noite de ontem. Na madrugada de hoje (21), homens da prefeitura e voluntários fizeram a remoção de outras dezenas que insistiam em ficar nas suas casas.

Fontes do AcreNews relataram que a única escola de ensino médio do município já não tem mais espaços para acomodar pessoas. Alguns prédios tanto do governo quanto da prefeitura podem ser usados para receber os atingidos. Em comunicado, a Prefeitura colocou à disposição a creche municipal e mais três escolas, no entanto, não há estruturas suficientes, de imediato, para socorrer a todos, cerca de nove mil habitantes.

A Defesa Civil está acompanhando a situação. O nível do manancial continua subindo e deve se elevar ainda mais por conta das chuvas que caíram nas últimas 24 horas. Na medição feita entre 22h deste domingo e 00h08m, às águas subiram 23 centímetros.

A Avenida principal do município foi tomada pelas águas. Veículos particulares e da prefeitura tiveram problemas para trafegar. O prédio da prefeitura fica na mesma avenida, numa parte alta, segundo os moradores, as águas devem também chegar nas próximas horas, caso continue a chover forte na região.

O prefeito da cidade, Naudo Ribeiro (PDT), deve decretar Estado de Calamidade nas próximas horas. O mesmo esteve toda a noite e parte da madrugada em reunião com os secretários e prestando ajuda aos moradores.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

INTERIOR

Noite de festa em Brasiléia com direito a desfile cívico em comemoração aos 112 anos do município; governador desfilou com a prefeita

Publicado

em

Por

O desfile cívico realizado na noite quinta-feira, 30, em comemoração ao aniversário 112 anos de Brasiléia, foi marcado por muita emoção e pela presença dos alunos das escolas municipais, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, fanfarras e servidores municipais.

A prefeita Fernanda Hassem, acompanhada do Vice-prefeito, Carlinhos do Pelado, recepcionou o Governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, senador Sérgio Petecão, Forças de segurança ( Polícia Militar, exército e Corpo de Bombeiros), Deputada Federal, Vanda Milani, secretários estaduais, municipais, vereadores, equipe do governo do estado e imprensa.

A Deputada Federal Vanda Milani, que já destinou mais de 35 milhões para o município, veio prestigiar o evento. “Estou muito feliz em acompanhar o desfile cívico em comemoração aos 112 anos de Brasiléia, estou vendo a juventude e as crianças participando. Quero dizer que Brasiléia conta com meu total apoio, já foram mais de 35 milhões de reais que destinei para melhorar a vida das pessoas de Brasiléia. Parabéns população por este dia”, falou.

Para a prefeita Fernanda, o momento foi de emoção. “É uma honra podermos estar aqui com as nossas crianças, escolas, nossas autoridades militares e o nosso Governador Gladson Cameli. Há quatro anos desde que o governador se elegeu ele vem participar do desfile em respeito à cidade”, afirmou a Prefeita.

O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli parabenizou Brasiléia. “Que Deus abençoe Brasiléia e a nossa prefeita para que juntos possamos olhar para as pessoas e pensar em um estado cada dia mais justo, respeitando sempre as instituições, parabéns Brasiléia pelos 112 anos”, parabenizou.

Continue lendo

INTERIOR

Ex-secretário de Saúde de Epitaciolândia diz que áudio dele era convite para servidores irem a ato nesta quinta e não amanhã, quando Gladson estará no município

Publicado

em

Por

Evandro Cordeiro

O ex-secretário de Saúde da prefeitura de Epitaciolândia, Sérgio Mesquita de Castro, que é policial civil, disse que o site AcreNews se esquivou duas vezes ao publicar matéria sobre suposta convocação feita por ele para manifestação contra o governador Gladson Cameli, que vai ao município nesta sexta-feira, primeiro de julho. O primeiro engano é que ele não foi cedido pelo Estado por um período de dois anos, mas de um ano e meio. O outro, é que a convocação feita por ele era para ato ocorrido na manhã desta quinta-feira, 30, para evento da deputada federal Mara Rocha (MDB), para assinatura de ordem de serviços a partir de emendas da parlamentar.

Sérgio Castro foi escolhido pelo prefeito Sérgio Lopes (PSDB) para dirigir a pasta da saúde. Como manda a lei, o Governo liberou o servidor por um ano e meio e ao pedir mais uma temporada de asfaltamento, ele teve o pleito negado. A secretaria de Segurança entendeu que precisa dele na delegacia. Segundo ele, nenhuma reação está em curso em razão da decisão do Estado.

Continue lendo

INTERIOR

Áudio | Ex-secretário de Saúde de Epitaciolândia que é policial civil convoca ato contra Gladson para eventos desta sexta

Publicado

em

Por

Evandro Cordeiro

O ex-secretário de Saúde da prefeitura de Epitaciolândia, Sérgio Mesquita de Castro, que é policial civil e teve seu afastamento negado pelo Governo, está convocando servidores da sua ex-pasta para a realização de um ato contra o governador Gladson Cameli. Ele pretende aproveitar a agenda de Cameli na região para fazer seu protesto pessoal, usando servidores, conforme áudio que circula no município.

Sérgio Castro foi escolhido pelo prefeito Sérgio Lopes (PSDB) para dirigir a pasta da saúde. Como manda a lei, o Governo liberou o servidor por dois anos. Ao pedir renovação da liberação, Sérgio foi surpreendido por um “não”. A secretaria de Segurança entendeu que precisa dele na delegacia. Como não aceitou o não, ele teve a ideia de fazer um protesto nesta sexta-feira. Para acontecer como ele imagina, servidores estão sendo convocados para irem todos de “branco”.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas