Connect with us

EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Municipal explica supostas irregularidades em concurso: “Está tudo normal”

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) esclarece, ante às notícias veiculadas em sites locais sobre supostas irregularidades ocorridas no concurso público realizado por esta Secretaria em 2019, para provimento de vagas do quadro permanente de pessoal, nível fundamental, nível médio e nível superior, que:

Para realização do certame foi contratada a Fundação de Apoio e Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape) e que até a presente data não consta nesta Secretaria nenhuma demanda administrativa protocolada sobre as supostas irregularidades.

É importante salientar que o certame encontra-se transcorrendo normalmente desde 2019, seguindo todas as etapas de praxe, porém, com data de vigência aproximada, o que notadamente gerou as manifestações neste momento.

Por fim, é importante informar que a Secretaria Municipal de Educação em nenhum momento teve a intenção de prejudicar os candidatos do concurso ora questionado e que está a disposição para dirimir todas as dúvidas pertinentes ao caso.

Nabiha Bestene Koury
Secretária Municipal de Educação

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EDUCAÇÃO

Colégio Militar Tiradentes aprova 49 alunos na Universidade Federal do Acre

Publicado

em

Por

Ler, anotar, revisar e fazer simulados, essa é a rotina de muitos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse ritual de estudo é cansativo, mas compensador, já que faz parte do caminho para exercer uma profissão. Diante disso, o governo do Acre, por meio do Colégio Militar Estadual Tiradentes (CMET) foi fundamental para a aprovação de 49 alunos na Universidade Federal do Acre (Ufac), na última edição, 2021.

Nesta quinta-feira, 30, muitos aprovados na Ufac foram recepcionados pela instituição, e alguns deles são egressos do Colégio Militar, uma escola que está fazendo a diferença na educação de muitos acreanos.

O colégio ofertou, no período de contraturno, um Pré-Enem para os estudantes do 3º ano. O objetivo foi otimizar os estudos, aplicando uma metodologia que pudesse prepará-los para o ensino superior.

“A disciplina que tive no Colégio Militar foi essencial para meu êxito no Enem. Além disso, as aulas eram muito planejadas e foi isso que permitiu um maior desenvolvimento das minhas habilidades”, disse a recém-aprovada em Engenharia Civil, Sarah Santos.

Recém aprovada em Engenharia Civil, Sarah Santos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

A estudante destacou, ainda, que a equipe do Colégio Militar é extremamente atenciosa no que concerne à educação superior, e sempre procurou ajudar os alunos a ter êxito na vida.

“O processo de estudo da Sarah foi tranquilo, e minha filha sempre foi muito dedicada. No Colégio Militar ofertavam disciplinas que direcionavam os estudos e otimizavam o aprendizado de todos os alunos”, lembrou Rogéria Gadelha, mãe de Sarah.

Nesta quinta-feira, 30, muitos aprovados na Ufac foram recepcionados pela instituição. Foto: Dhárcules Pinheiro/SECOM

A motivação contínua dos alunos, e o empenho dos coordenadores, professores e supervisores militares foi primordial para trabalhar na inteligência emocional, preparação e superação das dificuldades antes, durante e depois da prova.

“Duas vezes na semana, à noite, eu reservava um tempo para treinar os textos da redação, relembrando a estrutura e alguns tópicos que poderiam me ajudar a construí-la”, relatou Eduardo Magnabosco.

Eduardo Magnabosco. Foto: cedida.

O calouro de Psicologia disse, ainda, que a rotina sempre foi intensa e, mesmo assim, destinava um tempo para descansar.

Todo participante que pretende ser aprovado no Enem conhece o quanto a prova exige muitas aptidões dos candidatos, e elas se desdobram em quatro áreas de conhecimentos: linguagens e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que somam 180 questões objetivas, mais a redação, que demanda o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo, a partir de uma temática específica.

Lília Paixão, recém-aprovada em Direito. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

“Para ser aprovada em Direito eu abdiquei de muitas coisas, mas isso foi essencial. Não foi fácil o percurso até aqui, contudo estou contente e sou grata pelos meus professores que foram incríveis, e pelo coronel Agleison Alexandrino, que acompanhou nossa caminhada”, afirmou Lília Paixão, aprovada em Direito.

“É uma imensa alegria ver que tem muitos profissionais compromissados com o ensino-aprendizagem, e o Colégio Militar resgatou muitos valores, e posso ver isso como mãe e educadora”, destacou Ruthnélia Cordeiro Paixão, mãe de Lília.

A mãe disse que o ensino público no colégio é bom e conta com uma equipe pedagógica qualificada, e tudo isso facilitou na aprovação da Lília.

“Em 2021 as aulas do Pré-Enem eram transmitidas pelo GoogleMeet e após as aulas eu estudava por conta própria. A rotina era intensa, mas, no tempo livre, gostava de ler livros de literatura e isso me ajudava nas provas e no Enem”, disse Pedro Enzo Santos.

As vagas

O Edital n°17/2022, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Universidade Federal do Acre, destinou 380 vagas em cursos de graduação no campus Rio Branco.

Os cursos são de bacharelado em Engenharia Civil, Agronomia, Engenharia Florestal, Direito, Psicologia, Enfermagem, Economia, e licenciaturas em Português, Francês, História, Geografia, Física, Matemática e Ciências Biológicas.

Alguns estudantes desta foto foram aprovados na Ufac, na edição do Enem 2021. Foto: cedida
Continue lendo

EDUCAÇÃO

Colégio Batista Betel contrata enfermeira para dar palestras e cuidar de suspeitos de Covid

Publicado

em

Por

O Colégio Batista Betel, um dos centros de ensino mais tradicionais da rede privada tem uma enfermeira contratada cujo serviço é lecionar a alunos e funcionários sobre os riscos de doenças respiratórias, como a Covid. A profissional também fica alerta para o surgimento de aluno ou servidor com sintomas da doença.

A enfermeira é autorizada pela direção do Colégio a tomar medidas preventivas urgentes em caso de algum caso suspeito. “Se apresentar sintomas como febre entre 38 e 40°, dor de cabeça e na garganta, a gente orienta ir pra casa”, diz ela.

O Colégio Batista Betel está localizado na avenida Durval Camilo, 1723, bairro Canaã, Segundo Distrito de Rio Branco.

Continue lendo

EDUCAÇÃO

Mais 437 profissionais temporários da Educação são convocados pelo Governo do Estado

Publicado

em

Por

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 30, a convocação de mais 437 profissionais temporários para atender às demandas do ano letivo.

Entre os convocados para assinatura de contrato temporário estão assistentes educacionais, professor mediador, professor intérprete de libras, professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de professores do Projeto Aprender é o Caminho.

Professores convocados devem levar a documentação ao núcleo da SEE em cada município. Foto: Mardilson Gomes

A contratação desses profissionais atenderá escolas da zona urbana e da zona rural dos municípios: Rodrigues Alves, Sena Madureira, Plácido de Castro, Porto Acre, Bujari, Cruzeiro do Sul, Acrelândia, Capixaba, Epitaciolândia, Tarauacá, Feijó e Xapuri.

Os professores convocados devem comparecer ao núcleo da SEE nos municípios munidos de toda a documentação para a realização da contratação, como carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certificado de reservista (para os homens), PIS ou Pasep, além das declarações de conclusão de curso e de foto 3×4 e dos certificados exigidos para cada especialidade.

Somente este ano, além dos 437 professores convocados por meio de processos seletivos simplificados, a SEE já realizou a contratação de outros 122 profissionais temporários, além de mais 201 professores efetivos para o quadro da Educação. Ao todo, já são mais de 1,4 mil profissionais contratados pelo governo.

Acesse os editais de convocação nos links abaixo

Edital nº 64

Edital nº 13

Edital nº 25

Edital nº 23

Edital nº 14

Edital nº 13 Eja

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas