Connect with us

GERAL

“Semana começa quente, mas termina com chuvas”, diz Friale

Publicado

em

Por Wanglézio Braga

Editor do Portal O Tempo Aqui, o pesquisador Davi Friale, acredita que a última semana do mês de agosto será bastante quente e com início de setembro marcado pelo início das chuvas. Na previsão publicada nesta segunda-feira (28), o “Mago do Tempo”, comentou ainda da onda polar fraca que estacionou no último final de semana no Acre.

“A chegada ao Acre de uma fraca onda polar no último fim de semana deixa o tempo mais seco e quente nos primeiros dias desta semana, porém, a partir de quinta-feira, dia 31, começará a entrar uma massa de ar úmido, originária do oceano Atlântico, provocando chuvas, que poderão ser fortes e volumosas, principalmente, na sexta-feira, dia primeiro de setembro. Assim, até quinta-feira, os termômetros marcarão, durante a tarde, temperaturas máximas entre 33 e 36ºC, em todos os municípios acreanos. Ao amanhecer, as mínimas vão oscilar entre 19 e 22ºC”, comentou.

Segundo Friale, “a partir de sexta-feira, devido ao aumento da umidade relativa do ar, as máximas diminuirão, ficando entre 30 e 33ºC, enquanto as mínimas aumentarão, oscilando entre 21 e 24ºC, com sensação de abafado. Em alguns pontos e momentos, poderão ocorrer temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias”.

Dados obtidos por ele apontam que nesta segunda-feira o dia começou com temperatura de apenas 17,9ºC, em Assis Brasil, e 18,5ºC, em Brasileia, como consequência da fraca onda polar que chegou ao Acre.

“É bom lembrar que as maiores temperaturas registradas neste ano, até o momento, foram 37,1ºC, em Rio Branco, 38,6ºC, em Assis Brasil, e 38,2ºC, em Tarauacá, todas na semana passada. A sensação térmica, entretanto, ficou cerca de 1 a 3ºC abaixo desses valores, devido á baixa umidade do ar. Portanto, são falsas as notícias de que a temperatura, em Rio Branco, havia passado de 42ºC, com sensação térmica superior”, frisou.

Friale aproveitou o bojo para ratificar que suas previsões são feitas com base em dados oficiais das instâncias maiores da meteorologia no país. “As informações publicadas por nós são de registros oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia e da Rede de Meteorologia da Aeronáutica, que seguem um padrão internacional, inclusive, do cálculo da sensação térmica”, ratificou.

NÍVEL DO RIO ACRE

Outro assunto abordado em seu ‘prognóstico climático’ diz respeito aos níveis do Rio Acre, o principal manancial das regiões do Alto e Baixo Acre.

“As chuvas, no vale do rio Acre, já superaram a média climatológica de agosto. Em Rio Branco, por exemplo, já choveu 43,2mm, sendo que a média é de 38,0mm. Como temos informado periodicamente, o nível do rio Acre, na capital, não deverá ficar abaixo de 1,50m este ano, pois as chuvas já serão mais frequentes a partir dos primeiros dias de setembro”, concluiu.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas