ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Tião Bocalom decreta Situação de Emergência no sistema de abastecimento de Rio Branco
Por Wanglézio Braga
O Prefeito Tião Bocalom (PL) decretou Situação de Emergência no sistema de abastecimento de água de Rio Branco. O decreto foi assinado no final da manhã de hoje (08) e deve ser publicado numa edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira ou somente nesta terça-feira (09),
O documento tem validade de 180 dias e foi assinado para que a gestão possa tentar amenizar os problemas relacionados ao local da captação de água da cidade, às margens do Rio Acre, que cedeu após a alagação deste ano.
Em entrevista à veículos de imprensa, Tião Bocalom acredita que o Governo Federal possa se sensibilizar na resolução do problema. O gestor pretende apresentar o decreto diretamente a um ministro de Lula (PT) que desembarca em Rio Branco amanhã para cumprir agenda.
“Eu não gostaria de jeito nenhum de estar dando essa notícia em ter que decretar situação de emergência. Aquilo lá [Barranco da ETA] é uma situação antiga, tem cerca de 30 anos, o barranco já estava descendo e apresentando problemas. Infelizmente pela questão da inconstância do Rio Acre. A massa está descendo, o que a gente chama de barranco, e a estrutura da nossa ETA ficou comprometida”, justificou.
Segundo Tião Bocalom, com o decreto de situação de emergência a gestão terá mais facilidade em adquirir peças e realizar reparos para não deixar a população desabastecida.
“A prefeitura está fazendo esse decreto porque isso facilita a gente comprar peças, máquinas, comprar motores para poder atender rapidamente a população. Espera a Deus que não aconteça porque a bomba pode queimar. Por isso, eu insisto em perfurar novos poços d’água na cidade pois corremos o risco, caso não tenhamos cuidado com essa questão lá na central, ficar com 60% das casas sem água. E isso não é o que queremos!”, finalizou.