Connect with us

GERAL

UFAC meio século: Maior universidade pública do Acre segue transformando o ensino superior

Publicado

em

Em 25 de março de 1964, um marco fundamental na história educacional do Acre foi estabelecido. Por meio do decreto estadual n.º 187, publicado no Diário Oficial do Estado em 4 de abril daquele ano, nasceu a Faculdade de Direito, formalizada pela lei estadual n.º 15, de 8 de setembro de 1964. Esse foi apenas o primeiro passo de uma jornada que moldaria o cenário educacional local de maneira significativa.

A trajetória de expansão e consolidação prosseguiu com o reconhecimento da instituição pelo parecer n.º 660, de 4 de setembro de 1970, do Conselho Federal de Educação, posteriormente ratificado pelo decreto presidencial n.º 67.534, de 11 de novembro de 1970. Essas medidas foram cruciais para a legitimação e o desenvolvimento contínuo da Faculdade de Direito, lançando as bases para a ampliação do sistema educacional no Estado.

O ano de 1968 testemunhou outro marco importante: a criação da Faculdade de Ciências Econômicas. Essa iniciativa foi seguida pela implementação dos cursos de Letras, Pedagogia, Matemática e Estudos Sociais, o que resultou na oficialização do Centro Universitário do Acre, em 3 de março de 1970. A consolidação do centro culminou em sua transformação em Universidade do Acre, em 22 de janeiro de 1971, operando sob o regime de fundação e integrando as Faculdades de Direito e de Ciências Econômicas. Esse passo foi mais um reflexo do compromisso contínuo do Estado em promover o ensino superior e a pesquisa em diversas áreas do conhecimento.

O ápice desse processo veio com a federalização da Universidade do Acre, em 5 de abril de 1974, através da lei n.º 6.025, o que representou não apenas um reconhecimento do papel vital da instituição na promoção do ensino superior no Estado, mas também abriu portas para uma colaboração mais ampla e um acesso ainda maior aos recursos e oportunidades disponíveis em nível nacional. “Em todos os lugares aonde vou, sempre destaco que a Ufac é a única universidade pública do Estado do Acre. É ela que leva educação de nível superior aos municípios acreanos, até mesmo aos mais isolados. Isso porque educação é um direito de todos”, disse a reitora Guida Aquino.

Ao celebrar seus 50 anos de federalização em 5 de abril de 2024, a Ufac olha para trás com orgulho de sua jornada. Naquele momento histórico em 1974, a universidade contava com 857 alunos regularmente matriculados em seis cursos de graduação. Desde então, continuou a crescer e evoluir, expandindo seu leque de cursos, fortalecendo suas parcerias e contribuindo para o desenvolvimento educacional e socioeconômico do Estado e do país. Sua história é um testemunho inspirador do poder da educação para transformar vidas e comunidades. (Ascom/Ufac)

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas