SAÚDE
Hipertensão atinge 26,6% dos adultos de Rio Branco

Mais de um quarto da população adulta de Rio Branco relata diagnóstico médico de hipertensão arterial. A frequência chegou a 26,6% em 2024, segundo o Vigitel, do Ministério da Saúde.
O indicador considera pessoas com 18 anos ou mais que responderam ter recebido de um médico diagnóstico de pressão alta.
A hipertensão integra o grupo de doenças crônicas acompanhado anualmente pelo Vigitel. O levantamento também verifica, entre as pessoas diagnosticadas, a utilização de medicamentos para controle da pressão arterial.
A série histórica desse indicador começa em 2006 e permite acompanhar as mudanças na prevalência declarada da doença entre moradores adultos da capital acreana.
O Vigitel monitora ainda fatores associados às doenças cardiovasculares, como obesidade, excesso de peso, alimentação, atividade física, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.











