Connect with us

INTERIOR

Vereador Nonato Germano, do MDB de Pauini, pede a volta urgente da Farmácia Básica dentro das UBSs

Publicado

em

Assessoria

O vereador do município de Pauini, distante 928 km da Capital Manaus, Nonato Germano (MDB), pede a volta das farmácias que eram instaladas dentro das UBS’s, que segundo o vereador há uma grande desnecessidade e falta de respeito com os usuários de centralizar a farmácia básica descumprindo o direito do cidadão do SUS.

A questão em pauta traz um desconforto e até mesmo gera despesas a esses pacientes na sua locomoção da UBS até a Central de Medicamentos, que está sem estrutura adequada para o atendimento de três Unidades Básicas de Saúde de uma vez.

O Sistema Único de Saúde possui como porta de entrada a Unidade Básica de Saúde (UBS), nela, o usuário é primeiramente atendido e, quando possível, seu problema pode e deve ser resolvido naquele local. Uma das formas de resolução consiste na dispensação de medicamentos essenciais voltados para a assistência ambulatorial. Todas as UBS’s dispõem de farmácia para pronto atendimento em função da nova visão de atenção à saúde e de sua relação direta com a atenção farmacêutica, além da presença em número reduzido de profissionais farmacêuticos nas farmácias do sistema público de saúde.

Este trabalho teve como objetivo conhecer os aspectos da dispensação de medicamentos em UBS’s da área urbana do município de Pauini, então mais uma vez venho a público pedir ao Poder Público constituído juntamente coma Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, contando com a ajuda da população, que a farmácia básica e que a distribuição de medicamentos seja feito nas próprias UBS’s como sempre foi, para que não haja prejuízo aos usuário do SUS.

A Farmácia Central que foi inaugurada no mês de agosto vem trazendo preocupação aos idosos, deficiente, grávidas, e a todos que necessitam enfrentar sol e chuva no deslocamento.

A Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, estabelece que o processo de dispensação de medicamentos esteja sob a responsabilidade do profissional farmacêutico se observe a seguinte Resolução n° 308/99.

Com a pandemia, surto gripal e entre outras mazelas que nos têm atingido, o correto é não mexer no que tá quieto, para que não haja problemas futuros.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

INTERIOR

“Tampinha” Bittar promove torneio neste domingo, 15, no Quinari, para ajudar em cirurgia de amigo

Publicado

em

Por

O ex-vereador “Tampinha” Bittar promove neste domingo, 15, no campo de futebol do 12, na BR-317, ao lado da penitenciária do Quinari, um torneio de futebol. O objetivo é juntar recursos para ajudar a custear a cirurgia de um conterrâneo deles muito querido, o Valdemar Canuto (foto).

Na verdade, não acontecerá apenas o torneio de futebol, mas um dia inteiro de atividades, como bingos, torneio de sinuca e futebol feminino. Uma banda fará som ao vivo. A Polícia Militar estará dando total apoio ao evento beneficente, uma marca naquela comunidade, que tem outras pessoas de bom coração também, além do “Tampinha”.

Continue lendo

INTERIOR

Carnaval fora de época de Assis Brasil: veja quais as atrações e o que é permitido na festa

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

A cidade de Assis Brasil realiza neste final de semana, entre os dias 13, 14 e 15 a edição do “CarnavAssis 2022”. A festa é uma das atividades em comemoração ao aniversário de 46 anos de emancipação política do município que fica localizado na tríplice fronteira (Brasil-Bolívia-Peru).

De acordo com a organização do evento, haverá apresentações de bandas regionais como Sandra Melo, Levada do Gueto, Edu Safadão, Luan Lima, banda Arregaça-aê e outros. Visitantes dos municípios vizinhos e turistas do Peru e da Bolívia são aguardados para a grande festa.

Hoje (12) o prefeito da cidade, Jerry Correia (PT) publicou uma portaria no Diário Oficial do Estado (DOE) regulamentando o acesso dos foliões ao circuito da festa, instalado na Avenida Raimundo Chaar, no entorno da Praça Central Guiomard dos Santos. 

Entre as proibições, a entrada de recipientes como caixa térmica, isopor, geleira, cooler e similares, contendo bebidas alcoólicas, seja em materiais de plásticos, vidros, garrafas ou qualquer outra embalagem. No entanto, a portaria permite a entrada desses objetos desde que os mesmos sejam comprados no local do evento.

Quem for pego burlando as regras, terá os objetos recolhidos incluindo o conteúdo líquido, sendo devolvido posteriormente ao evento.

Continue lendo

INTERIOR

Em Acrelândia, quem prestar serviços à Justiça Eleitoral ficará isento de taxa de concurso

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

No município de Acrelândia, interior do Acre, os cidadãos que prestaram serviços à Justiça Eleitoral durante o período eleitoral ficarão isentos do pagamento de taxa de inscrição nos processos seletivos de contratação bem como em concursos públicos da Prefeitura.

Uma portaria assinada pelo prefeito da cidade, Olavo Rezende, e publicada na edição de hoje (12) do Diário Oficial do Estado (DOE) regulamenta o benefício que pode ser requerido pelo cidadão convocado e nomeado para prestar serviços à Justiça Eleitoral nas eleições, plebiscitos ou referendos.

Serão beneficiados, “componentes de mesa receptora de voto ou de justificativa, na condição de presidente de mesa, primeiro ou segundo secretário, membro ou escrutinador de Junta Eleitoral, coordenador de seção eleitoral, supervisor de local de votação e os designados para auxiliar seu trabalho, inclusive aqueles destinados à preparação e montagem dos locais de votação”.

Segundo o dispositivo, além dos certames da Prefeitura, os beneficiários podem pedir isenção das taxas nos processos seletivos feitos pela Administração Pública Direta, Indireta, Autarquias, Fundações Públicas e Entidades mantidas pelo Poder Executivo Municipal. Eles precisam comprovar os serviços prestados em duas eleições consecutivas.

O benefício terá validade de quatro anos, a contar da data da 2ª eleição oficial, incluindo o plebiscito ou o referendo no qual o cidadão prestou serviços. “A comprovação do serviço prestado será efetuada através da apresentação da declaração ou diploma, expedido pela Justiça Eleitoral, contendo o nome completo do cidadão, a função desempenhada, a data e o turno da eleição, do plebiscito ou do referendo, cuja cópia deverá ser anexada no ato da inscrição”, diz um dos artigos da Lei N° 792/2022.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas