Connect with us

INTERIOR

Vereador Nonato Germano, do MDB de Pauini, pede a volta urgente da Farmácia Básica dentro das UBSs

Publicado

em

Assessoria

O vereador do município de Pauini, distante 928 km da Capital Manaus, Nonato Germano (MDB), pede a volta das farmácias que eram instaladas dentro das UBS’s, que segundo o vereador há uma grande desnecessidade e falta de respeito com os usuários de centralizar a farmácia básica descumprindo o direito do cidadão do SUS.

A questão em pauta traz um desconforto e até mesmo gera despesas a esses pacientes na sua locomoção da UBS até a Central de Medicamentos, que está sem estrutura adequada para o atendimento de três Unidades Básicas de Saúde de uma vez.

O Sistema Único de Saúde possui como porta de entrada a Unidade Básica de Saúde (UBS), nela, o usuário é primeiramente atendido e, quando possível, seu problema pode e deve ser resolvido naquele local. Uma das formas de resolução consiste na dispensação de medicamentos essenciais voltados para a assistência ambulatorial. Todas as UBS’s dispõem de farmácia para pronto atendimento em função da nova visão de atenção à saúde e de sua relação direta com a atenção farmacêutica, além da presença em número reduzido de profissionais farmacêuticos nas farmácias do sistema público de saúde.

Este trabalho teve como objetivo conhecer os aspectos da dispensação de medicamentos em UBS’s da área urbana do município de Pauini, então mais uma vez venho a público pedir ao Poder Público constituído juntamente coma Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, contando com a ajuda da população, que a farmácia básica e que a distribuição de medicamentos seja feito nas próprias UBS’s como sempre foi, para que não haja prejuízo aos usuário do SUS.

A Farmácia Central que foi inaugurada no mês de agosto vem trazendo preocupação aos idosos, deficiente, grávidas, e a todos que necessitam enfrentar sol e chuva no deslocamento.

A Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, estabelece que o processo de dispensação de medicamentos esteja sob a responsabilidade do profissional farmacêutico se observe a seguinte Resolução n° 308/99.

Com a pandemia, surto gripal e entre outras mazelas que nos têm atingido, o correto é não mexer no que tá quieto, para que não haja problemas futuros.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas