SAÚDE
Véspera de final de semana, Acre registra 285 novos casos de Covid-19

Agência AC
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), registrou 285 novos casos de infecção por coronavírus nesta sexta-feira, 14 de janeiro. O número de infectados subiu para 89.529 em todo o estado.
Até o momento, o Acre registra 256.727 notificações de contaminação pela doença, sendo que 167.131 casos foram descartados e 88 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 86.374 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 11 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.
Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.
Nenhum óbito foi registrado nesta sexta-feira, 14 de janeiro, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça 1.854 em todo o estado.
Sobre os casos de covid-19 no estado, acesse:
BOLETIM_AC_COVID_14_01_2022_COMPLETO (2)
Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:
SAÚDE
Acre entre os estados que cresceu número de Síndrome Respiratória Aguda em adultos

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
Dados divulgados pela Fiocruz revelam que o Acre é um dos 17 estados que apresentaram sinal de crescimento de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) na população adulta.
Os dados coletados referem-se à Semana Epidemiológica (SE) 18 (período de 1 a 7 de maio de 2022), o estudo tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 9 de maio.
Na presente atualização, 17 das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento nos casos de SRAG na tendência de longo prazo: Acre (AC), Alagoas (AL), Amazonas (AM), Amapá (AP), Ceará (CE), Maranhão (MA), Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), Pará (PA), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rondônia (RO), Roraima (RR), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e Tocantins (TO). Em Minas Gerais (MG), há sinal de crescimento apenas na tendência de curto prazo.
Entre as capitais, 17 das 27 apresentam indício de crescimento na tendência de longo prazo: Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES).
O coordenador do InfroGripe (Boletim da Fiocruz), Marcelo Gomes, enfatiza que por conta do sinal de possível aumento de casos na população adulta, recomenda-se atenção especial na rede laboratorial em todo o território nacional para identificação adequada de qual(is) vírus está(ão) associados a essa mudança de tendência recente, em particular para diferenciação entre casos de Sars-CoV-2 (Covid-19) e Influenza A (gripe).
“No momento, os casos de Covid-19 seguem sendo a principal causa de SRAG entre os casos com identificação laboratorial na população adulta. A curva nacional de SRAG tem sinal de crescimento nas tendências de longo (últimas 6 semanas) e curto prazo (últimas 3 semanas). A estimativa é de 5,0 (4,3 – 5,8) mil casos na semana 18”, informou no boletim.
SAÚDE
Fundhacre promove Semana da Enfermagem em reconhecimento à categoria

Para promover o reconhecimento e a valorização de uma relevante categoria de profissionais de saúde, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), realizou nesta quinta-feira, 12, em Rio Branco, a abertura da Semana da Enfermagem, que se estenderá até sexta, 20.

A programação contará com rodas de conversa, palestras, minicursos, ações dirigidas ao benefício da saúde pessoal dos profissionais, como coleta de PCCU (papanicolau), agendamento de mamografias e sessões de massagem e de auriculoterapia, entre outras atividades.

“É uma grande honra estar aqui falando sobre o meu desafio de a cada dia, ao desempenhar esse papel tão importante dentro da unidade hospitalar e do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o apoio dos nossos gestores, que estão empenhados e engajados em nossos serviços, conseguimos prestar esse trabalho, e principalmente levar o conforto, o alívio, proporcionar cura e reabilitação”, ressaltou o enfermeiro Júnior Bessa.

“Quero primeiramente agradecer aos guerreiros da enfermagem, sendo ordenadores do cuidado em todo o processo de assistência ao paciente; este é um momento que serve para destacar a importância do papel do enfermeiro, do técnico e do auxiliar, além de externar a gratidão a essa categoria, que de fato cuida de todos nós, e faz a diferença na assistência à saúde”, destacou o presidente da Fundhacre João Paulo Silva.
Também compuseram o dispositivo de honra o coordenador de Enfermagem da Fundhacre, enfermeiro Durival Brito; a diretora de Assistência, Sophia Trovão; o secretário do Conselho Regional de Enfermagem, enfermeiro Jeferson Medeiros; e o membro do Conselho Federal de Enfermagem, enfermeiro Márcio Raleigue Abreu.

“Hoje o sentimento é de valorização, união e reconhecimento. A enfermagem sempre lidou com a vida diretamente, sendo algo tão precioso e delicado; mediante isso, acredito que o enfermeiro é visto hoje da forma que realmente merece. Fomos citados como anjos, não tem reconhecimento maior que esse, pois estamos aqui com um amor que vai além das nossas forças”, frisou a enfermeira Cláudia Carvalho, que tem 29 anos de profissão.






[Agência Ac]
SAÚDE
Pfizer planeja super campanha no Acre para focar na imunização de crianças contra a Covid-19

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
Uma das maiores produtoras de vacina, a Pfizer Brasil está de olho em Rio Branco, a capital do Acre, para uma campanha que tem como objetivo alertar a população sobre a importância da vacinação. Sob o tema “Vacina. Tomar para Retomar”, a empresa quer focar na imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.
Em comunicado, a empresa também quer estimular a adesão de adolescentes e adultos à imunização contra a doença, “tendo como gancho o valor da proteção para continuarmos a retomada da rotina, do trabalho, dos encontros e dos sonhos das pessoas”.
A partir deste mês, um novo filme com efeitos de animação inspirado em sonhos reais de crianças será veiculado em redes sociais e terá versões para rádios comunitárias e outdoors. Estrategicamente, a ação será reforçada em oito capitais da região Norte do Brasil, onde atualmente são registrados os menores índices de cobertura vacinal.
As instalações de outdoors e apoio de carros de sons se farão presentes em 16 comunidades das cidades de Belém (PA), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Rio Branco.
-
POLÍCIA9 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO2 semanas atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL4 semanas atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA2 semanas atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO2 semanas atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA1 mês atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
EVANDRO CORDEIRO2 semanas atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vanda Milani está 90% decidida a disputar o Senado pela chapa de Petecão, garante guru que cerca o senador