Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Voos noturnos em Xapuri e Feijó: Pedido de análise das pistas dos aeródromos segue na ANAC

Publicado

em

Até o próximo mês de março, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deverá concluir a análise do pedido de homologação do balizamento das pistas de pouso dos aeródromos dos municípios de Xapuri e Feijó, feitos pelo governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre). 

Essa foi a previsão que o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), Petrônio Antunes, recebeu do gerente de Certificação e Segurança Nacional da Anac, Fábio Magalhães, a quem solicitou agilidade na análise dos processos de homologação, em reunião, nesta quinta-feira, 2, em Brasília.

A agilidade na análise desses processos visa maior rapidez na autorização para que esses aeródromos possam  operar também com voos noturnos. “Essa é uma luta do governador Gladson Cameli para atender às necessidades de transporte da população, principalmente em situações de emergência, quando é preciso transporte noturno para salvar vidas”, explicou Petronio Antunes.

O presidente do Deracre lembrou que o governo concluiu totalmente o balizamento das pistas de pouso dos aeródromos de Feijó e Xapuri, aguardando apenas a análise dos processos de homologação pela Anac para a liberação dos voos noturnos. “Pelo prazo de um mês que nos deram na Anac para as análises, provavelmente até março estejamos com essas portarias”, prevê.

Servidores do Deracre (os dois à esquerda) e da Anac (à direita), trataram sobre homologação de pistas de pouso no Acre. Foto: cedida

Recursos

Conforme Petrônio Antunes, por determinação do governador Gladson Cameli, já foram investidos, via Deracre, mais de R$ 16 milhões de recursos próprios do Estado na melhoria da infraestrutura aeroviária do Acre e para atender a população, especialmente dos municípios mais distantes. 

Antunes explicou, por exemplo, que o governo já melhorou e colocou para operar com voos noturnos – além dos diurnos – os aeródromos de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. “Nesses aeródromos já fizemos mais de 300 voos de aeromeds, salvando vidas”, disse exemplificando a importância da iniciativa.  

Além dos aeródromos de Feijó e Xapuri, para os quais o governo aguarda a análise da homologação, o presidente do Deracre também relacionou os trabalhos de melhorias que estão sendo realizados nos aeródromos dos municípios de Tarauacá, Jordão e Manoel Urbano.

Acompanhamento

O acompanhamento desses processos nos órgãos federais é feito pela Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), em ação alinhada com o Deracre. A reunião desta quinta-feira, na Anac, também contou com a participação do técnico do órgão especializado na área, Wellington Castelo, além da assessora do Deracre, Sula Ximenes, e do assessor parlamentar da Anac, Guilherme Franco.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas

Isso vai fechar em 0 segundos