Connect with us

ACRE

Xapuriense escreve livro com informações inéditas sobre a Revolução Acreana

Publicado

em

Milton Júnior nasceu e residiu em Xapuri-AC até os dezessete anos de idade. Ainda muito jovem, em 1987, incentivado pela professoraEuri Figueiredo, publicou seu primeiro livro de poesias intitulado ”Definições”.

Sendo odécimo primeiro filho de Milton Menezes e Maria Pinheiro Menezes (Maria França), chegou em Rio Branco com 17 anos de idade, em 1992, com ajuda do então prefeito de Rio Branco Jorge Kalume, publicou seu segundo livro de poesias, ”Pranto Real“.

Neste 3º livro, ”Duas Famílias e a Revolução Acreana“, Milton Júnior relata, em detalhes, a vida, a coragem e os desafios de seus avós ao chegarem no Acre.

Manoel de França, seu avô materno, chegou ao Acre muito jovem e já se deparou com a Revolução Acreana. Sendo um dos homens de confiança de Plácido de Castro, lutou bravamente para o Acre ser do Brasil.

A outra família citada é a do seu avô paterno, Francisco Augusto Menezes. Vindo do sofrido Ceará, foi um dos pioneiros na fundação e desenvolvimento da cidade de Xapuri.

Neste livro, o autor nos conta que foram necessários mais de dois anos e meio pesquisando e garimpando informações na família, e nos depoimentos das poucas pessoas antigas ainda vivas, para a conclusão desta obra e que a conclusão só foi possível graças ao patrocínio de sua família, que entendeu a importância de contar e eternizar a História.

Em “Duas Famílias e a Revolução Acreana” podemos ver o reconhecimento da importância que estas duas famílias tiveram para o desenvolvimento de Xapuri e do Acre, além da bela história baseada em fatos reais nunca descrita com tanto zelo e cuidado, segundo o autor, podendo vir a ser importante para a rede pública, alunos e população em geral que precisem de informações sobre história de Xapuri e da histórica Revolução Acreana.

Esta belíssima obra, com suas emocionantes histórias, você só conhecerá lendo o livro por inteiro.

Milton Júnior relata ainda que mesmo em tempos de pandemia, onde só existiu divulgação pelas redes sociais, já vendeu mais de 100 exemplares, a maioria para fora do estado. Além disso, uma data já foi definida para o lançamento oficial, com uma noite de autógrafos, na cidade de Xapuri: dia 06 de agosto próximo, data histórica que marca o início da Revolução Acreana. O lançamento será acompanhado por um coffee break.

Sobre o autor

Milton Júnior é formado em Administração com habilitação em Análise de Sistemas no (IESACRE), com especialização em web marketing na (Uninorte) e trabalhou como professor de cursos técnicos na área de gestão no (IFAC).

Telefone para contato e aquisição: (68) 99606-6701  

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ACRE

MPAC pede à Justiça suspensão de realização de shows em Brasileia

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio da Promotoria de Justiça Cível de Brasileia, ajuizou uma ação civil pública pedindo a imediata suspensão da realização dos shows da banda Babado Novo e da cantora Margareth Menezes, marcados para este final de semana no município, durante o Carnavale 2022.

Na ACP, assinada pela promotora de Justiça Pauliane Mezabarba, o MPAC questiona o processo administrativo de inexigibilidade de licitação para contratação da cantora Margareth Menezes e o valor pago à artista para apresentação no evento festivo em Brasileia (250 mil reais), que estaria bem acima do valor de mercado, conforme apurado recentemente em shows realizados nas cidades de Corumbá-MS (72.774 reais) e Aracajú-SE (100 mil reais).

Sobre outro show anunciado para o mesmo evento, da banda Babado Novo, o MPAC afirma que chama atenção a apresentação já estar sendo divulgada e o processo licitatório pertinente ainda “estar em andamento”, mas não se ter notícia, pela ausência de divulgação e transparência, quanto ao procedimento licitatório.

Também conforme o documento, após pedido de informações do MPAC à Prefeitura de Brasileia sobre gastos e formas de contratação dos artistas, foi informado que a empresa T.P.P. SILVA ME ficaria responsável por toda a estrutura de som, palco, iluminação, camarotes, portais e contratação de bandas locais e da banda Araketu, também anunciada para o evento. Já o restante das despesas, incluindo a contratação da banda Babado Novo e da cantora Margareth Menezes, seria arcado com os valores oriundos do Termo de Convênio nº 004/2022 firmado com o Estado do Acre.

A promotora justifica a propositura da ação pelo fato Município de Brasileia e o Estado do Acre firmarem convênio para a realização de shows e se omitirem na prestação de serviços públicos básicos. Destaca, como exemplo dessa omissão, uma vistoria realizada no mês passado no Hospital Regional do Alto Acre, onde foi verificado a falta de medicamentos básicos como dipirona e materiais básicos como seringas, agulhas, luvas, soros, bem como a falta de profissionais médicos.

Além da suspensão dos shows, o MPAC pede que o Município de Brasileia e o Estado do Acre abstenham-se de efetuar quaisquer pagamentos/transferências financeiras decorrentes do contrato estabelecido para a contratação dos artistas nominados e, ainda, seja-lhe vedada a contratação de outra atração artística dessa magnitude, sob pena de multa no valor integral de cada contrato, acrescido de juros moratórios e corrigidos monetariamente, caso ocorra o evento.

[Ascom]

Continue lendo

ACRE

Governo executa manutenção da Estrada Raimundo Irineu Serra em Rio Branco

Publicado

em

Por

Nesta semana, o governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), tem trabalhado na manutenção da Estrada Raimundo Irineu Serra, em Rio Branco.

Deracre faz manutenção na estrada. Foto: Ascom/Deracre

De acordo com o diretor de Operações, Ronan Fonseca, os agentes técnicos do Deracre executam manutenção nos pontos críticos da estrada, promovendo reenquadramento dos pontos danificados, retirada e limpeza do pavimento quebrado, impermeabilização, aplicação e compactação da nova massa asfáltica.

“Estamos seguindo uma determinação do governador Gladson Cameli e, juntamente com o Deracre,  garantindo a manutenção de uma estrada tão importante para Rio Branco”, destacou o diretor.

Deracre atua para garantir trafegabilidade nas estradas. Foto: Ascom/Deracre

As intervenções nas estradas são realizadas pelo Deracre, que continua com obras em todo o estado.

Continue lendo

ACRE

Por causa do período eleitoral, Governo vai desativar perfis e Agência de Notícias

Publicado

em

Por

Em cumprimento à legislação eleitoral, a partir do próximo sábado, 2, o portal Agência de Notícias do Acre, sites de secretarias de Estado, órgãos, entidades e fundações, além de todos os perfis institucionais do Poder Executivo nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e outras) ficarão fora do ar até o fim das Eleições 2022.

“Nos últimos três anos e meio, a Agência de Notícias do Acre, demais portais do Estado e os perfis institucionais nas redes sociais cumpriram um papel extremamente importante, de informar à sociedade, com seriedade e transparência, as ações do governo, principalmente no período mais crítico da pandemia de covid-19. Mas, agora, essa medida se faz necessária para garantir o equilíbrio entre os candidatos que disputarão o pleito eleitoral”, esclareceu Nayara Lessa, secretária de Comunicação.

Ainda de acordo com a gestora, mesmo com a suspensão dos acessos eletrônicos, os assessores de imprensa e demais profissionais continuarão exercendo suas atividades normalmente durante o período de campanha política.

“Nossos jornalistas estão sendo informados sobre as restrições que o momento exige. No mais, eles seguirão recebendo as demandas dos veículos de comunicação, assim como também enviarão pautas e estarão disponíveis para cumprir suas funções dentro do que é permitido pela legislação eleitoral”, ressaltou.

Todas as orientações contam com o respaldo e acompanhamento jurídico da Procuradoria-Geral do Estado. “Isso assegura que o Poder Executivo estadual cumpra as normas eleitorais de maneira democrática e isonômica. Além de resguardar os servidores públicos e dar proteção aos candidatos que vão concorrer às eleições deste ano”, afirmou o procurador-geral do Estado, Marcos Motta.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas