POLÍTICA
Governador sanciona orçamento de R$ 11 bi para 2025; saiba em que esse dinheiro será investido
Aprovada na Assembleia Legislativa do Estado do Acre no último dia 10 de julho, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025 foi sancionada nesta quinta-feira (1) pelo governador Gladson Cameli.
O orçamento de R$ 11,1 bilhões, publicado em detalhes no Diário Oficial do Estado, será dividido da seguinte forma: Governo do Acre, 75,19%; Tribunal de Justiça, 9,75%; Aleac, 6,26%; Ministério Público do Acre, 5%; Tribunal de Contas, 2,3%; Defensoria Pública, 1,5% e vai priorizar seis áreas: desenvolvimento humano, produção e meio ambiente, infraestrutura, cultura e turismo, negócios e inovação, e gestão institucional e governança.
Sobre a LDO
A LDO é uma lei elaborada anualmente que tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela estabelece as metas fiscais e as prioridades da Administração Pública, e aponta critérios e normas que garantam o equilíbrio das receitas e despesas. O projeto demonstra a projeção das metas fiscais anuais, detalhando receitas, despesas, resultados nominais e primários, além dos montantes da dívida pública para os exercícios de 2025 a 2027.