INTERIOR
Sena Madureira e Porto Walter são oficializadas no Sistema de Promoção da Igualdade Racial
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
Os municípios de Sena Madureira e Porto Walter foram inseridos oficialmente, via decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (16), no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
Além das duas cidades, também fazem parte do programa a capital Rio Branco, Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Cruzeiro do Sul, Santa Rosa do Purus e Xapuri.
Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Sinapir é uma forma de organização e de articulação voltada à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país.
Para Paulo Roberto, titular da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), o município que aderir ao Sinapir terá acesso prioritário às ações desenvolvidas pelo Governo Federal. “Entre os exemplos, consta a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, executada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento”, citou.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sena Madureira e Porto Walter, juntas, têm uma população estimada em mais de 36 mil habitantes autodeclarados pretos ou pardos e cerca de 1,5 mil indígenas.
You must be logged in to post a comment Login