POLÍTICA
Porto Velho cancela o Carnaval 2022: Rio Branco segue indefinida sobre a realização da festa
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
O prefeito de Porto Velho (RO), Hildon Chaves (PSDB), publicou ontem (13) um decreto (n° 17.887/2022) cancelando o “Carnaval 2022”. O motivo seria o aumento do número de casos de Covid-19 e de Influenza (H3N2) que o município registrou nos últimos dias.
Além do cancelamento da festa organizada pela gestão, ficam proibidos na cidade eventos particulares em ambientes abertos ou fechados, alusivos à festa pagã. Por outro lado, o tucano liberou o funcionamento de bares, restaurantes e boates, desde que adotem os protocolos e as medidas sanitárias.
Chaves justificou que o cancelamento levou em consideração as medidas de prevenção diante da nova variante do novo coronavírus (SARS-CoV-2), Ômicron e o surto gripal ocasionados pela Influenza.
“As infrações ao Decreto serão informadas à Polícia Militar, Polícia Civil e ao Ministério Público de Rondônia. A desobediência poderá resultar na aplicação de penalidades previstas no Art. 268 do Código Penal, bem como de outras medidas previstas na legislação municipal”, reforça o decreto.
CASOS DE INFLUEZA
Em todo o estado de Rondônia, subiu para 19 o número de mortes por Influenza, conforme dados divulgados nesta quinta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAU). As principais vítimas são crianças e idosos, porém, há registro de mortes de jovens e adultos. Atualmente, 23 pessoas estão internadas nas unidades hospitalares.
E RIO BRANCO?
Enquanto Porto Velho, Maceió, Macapá, Salvador, Fortaleza, São Luís, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Belém, João Pessoa, Curitiba, Recife, Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória e Brasília já anunciaram o cancelamento do carnaval, a capital acreana segue em pleno mistério.
O AcreNews entrou em contato com o Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Rio Branco (DECOM-PMRB) e fomos informados que a gestão Tião Bocalom (PP) segue sem uma definição e que não existe uma data para o anúncio oficial sobre o tema.
De acordo com último Boletim Sanitário expedido pela Secretaria Estadual de Saúde do Acre (SESACRE), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), o Acre registrou nesta quinta-feira 431 novos casos de infecção por coronavírus, a grande maioria é da capital. Oficialmente o estado permanece com 1.854 mortes.
You must be logged in to post a comment Login