KATIANNY ARAÚJO
Em sua coluna de hoje a Biomédica Katianny Araújo escreve que “O envelhecer é inevitável, da forma correta, é opcional!”
- Katianny Araújo
Com hábitos saudáveis para a vida e cuidados com a pele, é possível seguir o fluxo natural da vida aproveitando cada momento como se fosse único. Se há algo que é impossível de ser impedido é o avanço do tempo.
E os sinais de sua passagem são visíveis na pele e no corpo de qualquer ser humano. Se o processo é inevitável, a melhor maneira de vivenciá-lo é usufruir dele, cuidando para que seja o mais suave possível, sem traumas, é optar por hábitos saudáveis e de preservação do que temos de melhor: a vida.
A melhor maneira de amenizar o processo é cuidar de si mesmo. Alimentação saudável, atividade física com regularidade, ingestão de pelo menos dois litros de água por dia e cuidar da pele, já que ela é o único órgão do corpo humano com dois envelhecimentos: o intrínseco, determinado, sobretudo, por genéticas e fatores internos, e o extrínseco, que é o foto-envelhecimento causado principalmente pela luz do sol.
Além disso, por ser o maior órgão do corpo humano e estar submetido a fatores externos, sofre também as agressões do tempo, e está suscetível a estímulos hormonais e metabólicos internos – acrescente aí fatores emocionais e qualidade de vida. Proteção à luz solar, hidratação e limpeza são os primeiros cuidados na hora de conter a ação do tempo sobre a pele.
Limpar o rosto diariamente permite desobstruir os poros – o que acaba com resíduos de maquiagem e poluentes, principais responsáveis pela produção elevada de radicais livres e que estimulam o envelhecimento precoce – é o primeiro passo para manter uma aparência de pele saudável por mais tempo.
Pele hidratada é a melhor maneira de mantê-la saudável após dos 50. O hábito recompõe a barreira cutânea e mantém as células da região mais firmes.
Filtro solar e antioxidantes precisam também fazer parte da agenda de cuidados com a pele. A luz do sol em demasia ou sem proteção é talvez a principal responsável pelo envelhecimento da pele, e tem potencial de causar lesões que podem evoluir para coisa mais sérias.
Assim, proteja-se diariamente com protetor solar adequado ao seu tipo de pele. Incremente esse cuidado com ativos antioxidantes, como as vitaminas C e E, capazes de trabalhar para conter a formação de radicais livres na pele e, desta forma, prevenir o surgimento de rugas, manchas e flacidez.
Dermocosméticos anti-idade são fundamentais nos cuidados para evitar o envelhecimento precoce. Há um cardápio extenso disponível de itens com ativos rejuvenescedores – incluindo também o ácido hialurônico – que hidratam a pele, atuam no estímulo à produção de fibras de colágeno e na renovação celular.
O uso diário desses itens contribui para a melhora no viço e no aspecto do rosto, por exemplo, tirando o ressecamento e o aspecto rugoso da pele.
Tudo isso precisa ser acompanhado por uma dieta saudável, rica em fibras, proteínas e vitaminas A, B, C e E, ômega-3, betacarotenos e minerais como o zinco e o selênio.
- Katianny Araújo é Biomédica e pós-graduada em Biomedicina Estética