Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Academia Acreana de Letras abre o ano acadêmico de 2022 nesta quinta-feira

Publicado

em

Dia 24 de março, às 9 horas, no Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Acre – TJAC, a Academia Acreana de Letras (AAL), realiza solenidade de abertura do Ano Acadêmico de 2022. O evento, contará com exposição de livros dos imortais e uma mostra de pinturas do artista plástico Marco Lenísio. O evento se estenderá até às 17 horas. Neste mesmo dia a Academia também promoverá um sarau musical e mostra de dois curtas metragens que serão exibidos pela Associação Acreana de Cinema (ASACINE) no Theatro Hélio Melo.

Segundo a Presidente da Academia Acreana de Letras (AAL), a Prof.ª Drª. Luísa Galvão Lessa Karlberg, “a instituição e a sua diretoria, nestes últimos anos, enfrentaram bastante dificuldades para a realização de eventos, considerando os anos pandêmicos em que estamos vivenciando e ainda a falta de espaço que se ressente a instituição. Mesmo assim, reinventamos e promovemos um Ciclo de Palestra Virtuais, como também publicamos centenas de artigos e livros em formato virtual. Agora pretendemos voltar para nossas atividades presencias, de forma cautelosa, e ao mesmo tempo focalizar na valorização e na difusão do nosso idioma pátrio e de nossa literatura que é o nosso maior pecúlio”. A palavra Literatura vem do latim “litteris” que significa “Letras”, e possivelmente uma tradução do grego “grammatikee”. Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as técnicas da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever. O termo Literatura também é usado como referência a um conjunto escolhido de textos como, por exemplo a literatura portuguesa, a literatura espanhola, a literatura inglesa, a literatura brasileira, a literatura japonesa, etc.

O termo idioma constitui um ativo econômico e deve ser considerado como um veículo de penetração econômica e comercial, podendo ser igualmente um instrumento usado para vender muitos serviços e produtos e ser o núcleo para a criação de uma imagem de marca do país. Nessa linha de raciocínio, o domínio da língua é importante e essencial para ensino, cultura e telecomunicações.

NOVAS CADEIRAS

Na atualidade, a Academia é composta por 40 cadeiras, sendo que 32 delas estão ocupadas pelos seguintes titulares: Luísa Galvão Lessa Karlberg (Presidente), Enilson Amorim de Lima, Adalberto Queiroz de Melo, Renã Pontes, Sanderson Moura, Dalmir Ferreira, Alvaro Sobralino, Nilda Dantas, Jefferson Henrique Cidreira, Valcilda Amorim, Reginâmio Bonifácio de Lima, Alexandre Melo, Maze Óliver, Sebastião Isac de Melo, Cecília Ulgalde, Mauro Modesto, José do Carmo Carile, Deise Torres, Hermógenes Pereira, Claudemir Mesquita, Eduardo Carneiro, José Dourado, Eliseu Melo, Edir Marques, Fátima Cordeiro, Rosana Cavalcante, Telmo Vieira, Margarete Edul Prado, Claudio Mota Porfiro, Moisés Diniz, Alexandre Melo, Olinda Batista. No entanto, estão vacantes 8 cadeiras que foram desocupadas pelos confrades que faleceram ou foram elevados à Classe de Eméritos ou mesmo ao Quadro Especial. Sendo assim, o diretor de relações públicas da AAL, o jornalista Enilson Amorim, informa que em breves dias a Presidente, juntamente com sua Diretoria, formalizará o Edital para eleição de novos imortais que ocuparão as 8 cadeiras vacantes. 

HISTÓRICO

A Academia Acreana de Letras (AAL) foi fundada em 17 de novembro de 1937 pelo poeta Amanajós de Araújo, portanto, completará 85 anos neste ano. No entanto, está tão magnífica entidade, é a associação cultural e literária de maior prestígio intelectual que congrega as mentes mais brilhantes de nossa literatura. Sua fundação coincide com a data da assinatura do Tratado de Petrópolis que pôs fim à disputa pelo território acreano com a Bolívia. Com seu registro datado de 1938 ela se tornou instituição de utilidade pública, em 1967, e na atualidade é presidida pela Prof.ª Dr.ª Luísa Galvão Lessa Karlberg uma das mulheres com mais prestígio no âmbito literário e linguístico acreano.

O evento conta com apoio do Centro Cultural do Tribunal de Justiça, Associação Acreana de Cinema-ASACINE e de todo sodalício que estará presente na solenidade. “Esperamos contar com a presença do público acreano para prestigiar o evento e conversar com nossos imortais que estarão expondo suas produções literárias” finaliza a Presidente da AAL.

[Assessoria]

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas