Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Aconteceu no último final de semana a segunda edição do Festival Samaúma, que conectou gerações do cenário artístico acreano

Publicado

em

Eanes Henrique Enes Fotos: Cassisplay

O AcreNews conversou com Jackie Pinheiro, da comunicação do festival, que gentilmente nos repassou as informações do evento que reuniu artistas locais, valorizando nossa cultura e conectando gerações da música autoral acreana.

Com o intuito de celebrar a diversidade musical, sociocultural, racial, sexual e de expressão de gênero, a segunda edição do Festival Samaúma se realizou este ano em versão digital, em razão da pandemia de Covid-19, nos dias 4 e 5 de dezembro (sábado e domingo), no canal da Gift Talentos no Youtube.

O Festival Samaúma nasceu de forma espontânea, idealizado por um grupo de produtores culturais e artistas que acreditam na música feita no Acre, e sua primeira edição foi realizada no dia 6 de agosto de 2019, no Santinni Food Park (hoje Vila Rio). O evento busca resgatar as conexões musicais que já movimentaram a cena artística acreana, além de reverenciar a grande árvore amazônica Samaúma, que é um mistério da floresta e que, segundo estudos recentes, realiza certas conexões pela mata através de suas raízes.

Nesse ano, o festival contou com a participação de dez atrações, mesclando a experiência de artistas como Pia Vila, Los Porongas, Brunno Damasceno e Dito Bruzugu com a nova safra de artistas representada por Ellu, Duda Modesto, Elemental, Trilobitas e a dupla Maya Dourado e Leandre. Um dos pontos altos foi a participação do grupo Hui Dewe Keneya, que reúne indígenas da etnia Huni Kuin, com uma rica sonoridade ancestral. “A coordenação do projeto decidiu reunir gerações e fazer uma viagem entre os mais diversos tipos de gêneros musicais, como a MPB, o samba, o pop, o rock e, inclusive, a música dos txais, que tem identidade acreana, amazônica”, relata João Vasconcelos, um dos organizadores.

As apresentações foram gravadas pela equipe da Gift Talentos e North Wide, e pelo RB Studio, em setembro, com locação no Theatro Hélio Melo. O Festival Samaúma é um projeto é financiado pela Lei Aldir Blanc do Governo Federal, por meio do Governo do Estado do Acre e da Fundação Estadual de Cultura Elias Mansour, com apoio cultural da Made In Acre, Indie, Alugue Fest, Café Contri e Indústria Miragina.

Para saber mais informações sobre o festival siga a página @festivalsamauma no Instagram.

SERVIÇO

Festival Samaúma OnLine – música que conecta!

Data: 4 e 5/12/2021 (sábado e domingo).

Onde assistir: Canal da Gift Talentos no Youtube.

Line-up:

Dia 4/12: Ellu, Trilobitas, Duda Modesto, Brunno Damasceno e Pia Villa.

Dia 5/12: Maya Dourado e Leandre, Grupo Hui Dewe Keneya – Povo Huni Kuin, Dito Bruzugu, Elemental e Los Porongas.

Fotos: Cassisplay @cassisplay

Apresentação: Diogo Soares e Márcia Moreira.

Coordenadores do festival: Luma Gama, João Vasconcelos, Jackie Pinheiro e Rayssa Alves.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas