POLÍTICA
Acre acumula 238 denúncias de propaganda eleitoral em 14 municípios

Já com a campanha de segundo turno em andamento, o Acre chegou a 238 denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral de 2026, distribuídas por 14 municípios, segundo dados do sistema Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consultados nesta terça-feira, 13 de outubro.
O cargo de governador concentra o maior número de registros, enquanto a propaganda na internet aparece como a irregularidade mais frequente.
O levantamento aponta 83 denúncias relacionadas à disputa pelo governo estadual, seguidas por 66 envolvendo candidatos a deputado estadual e 47 referentes à eleição para deputado federal. Também aparecem registros relacionados à Presidência da República, ao Senado e às candidaturas a vice-governador.

Entre os tipos de irregularidades, a propaganda na internet lidera, com 53 ocorrências. O painel também registra denúncias relacionadas ao uso de veículos, propaganda impressa e outras modalidades de publicidade eleitoral.
Na comparação com o levantamento de 1º de outubro, quando o Acre contabilizava 214 denúncias, houve acréscimo de 24 registros, crescimento de 11,2%.
O sistema Pardal permite que cidadãos comuniquem possíveis irregularidades na propaganda eleitoral. As denúncias são encaminhadas aos órgãos competentes para análise e eventual adoção de providências. O registro de uma ocorrência não significa que a irregularidade tenha sido comprovada.











