Connect with us

POLÍTICA

Mailza conquista 60,76% dos eleitores de Bocalom e 65,22% dos votos de Thor Dantas no Acre, aponta pesquisa

Publicado

em

A governadora Mailza Assis (PP) aparece com o apoio de 60,76% dos eleitores que declararam ter votado em Tião Bocalom (PSDB) no primeiro turno e de 65,22% dos que afirmaram ter escolhido Thor Dantas (PSB), segundo pesquisa do Instituto Data Control realizada entre 7 e 12 de outubro. Os números mostram como os votos declarados para candidatos que ficaram fora do segundo turno estão distribuídos na nova disputa pelo governo do Acre.
O levantamento, encomendado pelo Portal A Tribuna, ouviu 1.344 eleitores em 20 municípios acreanos e também identificou o grau de fidelidade dos entrevistados aos candidatos escolhidos no primeiro turno.
Entre os 617 entrevistados que afirmaram ter votado em Mailza Assis na primeira etapa da eleição, 575 disseram que pretendem repetir o voto. Isso representa 93,19% desse grupo.


Alan Rick (Republicanos) mantém 87,23% dos eleitores que declararam ter votado nele no primeiro turno. Dos 321 entrevistados desse grupo, 280 afirmaram que continuarão apoiando o senador.
A pesquisa também identificou movimentação entre os próprios eleitorados dos finalistas. Dos entrevistados que disseram ter votado em Alan Rick no primeiro turno, 10,90% agora declaram intenção de votar em Mailza Assis.
Entre aqueles que não lembram em quem votaram na primeira etapa da eleição, 52,35% manifestaram preferência pela governadora.
Ao perguntar sobre o voto no primeiro turno, o instituto registrou 45,91% de respostas para Mailza Assis, 23,88% para Alan Rick, 5,88% para Tião Bocalom, 3,42% para Thor Dantas e 0,15% para Eudo Rafael.
Outros 12,65% afirmaram não lembrar em quem votaram, 4,54% disseram que não compareceram às urnas e 3,57% declararam voto branco ou nulo.
Esses percentuais correspondem às respostas dos entrevistados sobre o voto anterior, e não à votação oficial apurada pela Justiça Eleitoral.
A distribuição dos apoios declarados coloca Mailza à frente de Alan na pesquisa estimulada, com 62,05% contra 30,73%. Considerando apenas os votos válidos, a diferença é de 33,76 pontos percentuais, com 66,88% para a governadora e 33,12% para o senador.
A margem de erro geral do levantamento é de 2,70 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. Os percentuais de transferência de votos foram calculados sobre o total de entrevistados de cada grupo do primeiro turno, e não sobre o conjunto da amostra.
A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os números AC-04381/2026 e BR-03483/2026.

Continue lendo