Connect with us

SAÚDE

Acre está fora da zona de alerta da taxa de ocupação de leitos, diz Fiocruz

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Júnior Aguiar/Secom

A Friocruz publicou ontem (14) a “Edição do Boletim Observatório Covid-19” onde aponta queda nos indicadores da pandemia. O documento destacou que apenas, na região norte, o Acre e Amapá, estão fora da zona de alerta no número de ocupação de leitos de UTI para tratar de Covid-19. Os números do boletim correspondem a 5 a 12 de julho.

Acre (24%) e Amapá (47%) estão na mesma lista dos estados do Rio Grande do Norte (55%), Paraíba (39%), Sergipe (50%), Espírito Santo (55%) e Rio de Janeiro (57%).

Por outro lado, quatro estados da Região Norte apresentaram crescimento no indicador de ocupação de leitos entre Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins.

No Norte, os aumentos nas taxas observados em Rondônia e Pará, de 59% para 60%, e de 55% para 61%, levaram esses estados novamente para a zona de alerta intermediário. “Esse cenário não chega a configurar situações preocupantes, mas de alerta”, observam os pesquisadores.

Fonte: Fiocruz

Já a capital acreana integra a seleta lista das 12 sedes capitais que estão fora da zona de alerta, com ocupação de leitos de UTI inferior a 60%: Porto Velho (57%), Rio Branco (24%), Belém (48%), Macapá (52%), Natal (53%), João Pessoa (40%), Recife (50%), Maceió (55%), Aracajú (50%), Salvador (52%), Vitória (54%) e Florianópolis (53%).

As taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS, obtidas em 12 de julho, levantam alerta em relação à Região Norte. ”Mas, a priori, se avalia que as mudanças observadas podem estar dentro de margem de variabilidade. Goiás surpreendeu negativamente com o aumento substantivo na taxa de ocupação de leitos de UTI e a capital acima de 90%”, afirmam os cientistas.

O documento destacou que nenhum estado apresentou taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS superior a 90%. A tendência de queda nos indicadores de incidência e mortalidade por Covid-19 foi mantida pela terceira semana epidemiológica consecutiva.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas