ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Acre não registra mortes por Covid há 3 dias, mas 33 casos foram confirmados nesta segunda, 28

Agência AC
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), registra 33 casos de infecção por coronavírus nesta segunda-feira, 28, sendo todos confirmados por exames RT-PCR. O número de infectados saltou de 85.463 para 85.496 nas últimas 24 horas.
Até o momento, o Acre registra 230.260 notificações de contaminação pela doença, sendo que 144.729 casos foram descartados e 35 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 79.491 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 92 pessoas seguem internadas até o fechamento deste boletim.
Os dados da vacinação contra a Covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.
Nenhuma notificação de óbito foi registrada nesta segunda-feira, 28 de junho, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 permaneça em 1.736 em todo o estado.
Sobre os casos de Covid-19 no estado, acesse:
BOLETIM_AC_COVID_ 28-06-2021
Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:
http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos
Rio Branco – AC, 28 de junho de 2021
Secretaria de Estado de Saúde do Acre
ACRE
MPAC e outros órgãos visitam aterro sanitário e planejam atendimento aos catadores

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), visitou na manhã desta sexta-feira (20) o aterro sanitário de Rio Branco, no km 1 da Rodovia Transacreana. Estiveram presentes também equipes do Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e do Consultório na Rua, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde.
A visita teve como objetivo conhecer a situação dos trabalhadores do aterro, em condição de extrema vulnerabilidade, e planejar a oferta de atendimento à essas pessoas. A equipe do Natera conversou com a administração do espaço e com catadores que estavam no local. De acordo com as informações obtidas na visita, cerca de 40 pessoas exercem a atividade de coleta de material reciclável no aterro.
O coordenador administrativo do Natera, Fábio Fabrício Pereira, destacou que o mote da ida conjunta das instituições foi de mapear as demandas e articular uma rede de serviços de proteção social e de saúde. “Constatamos também a presença de pessoas idosas, família indígena, pessoas com deficiência, que estão ali em uma condição de muita insalubridade e que devem ter uma proteção diferenciada por parte do poder público”, afirmou.
Para a próxima quarta-feira, as instituições que participaram da visita planejam a realização de uma tarde de atendimentos de saúde, sociais e jurídicos. Os atendimentos ofertados pelo MPAC visam colher demandas e fazer encaminhamentos relacionados às questões de saúde, benefícios, proteção social e articulação de serviços de assistência social para defender e garantir os direitos dos catadores de materiais recicláveis.
ACRE
Acre sedia o 1° Encontro de Etnoturismo da Amazônia, organizado pela secretaria de Turismo

Nesta sexta-feira, 20, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet), renovou seu compromisso com os povos da floresta, sediando o 1° encontro de Etnoturismo da Amazônia. A abertura da programação se deu no Teatro Hélio Melo e no Hotel Jardins Guesthouse, respectivamente, na presença do governador Gladson Cameli e de representantes do grupo de trabalho Rotas Amazônicas Integradas (RAI).
Em conjunto, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins buscam estratégias que visam divulgar e fortalecer o turismo da região. Este ano, o eixo trabalhado é o etnoturismo. E por atuar fortemente neste segmento, o Acre foi escolhido para sediar o evento.

“Temos 36 terras indígenas reconhecidas pelo governo federal, distribuídas em 12 dos 22 municípios acreanos. Muitas delas já recebem turistas nacionais e internacionais toda semana. Precisamos perpetuar esse conhecimento e costumes dos nossos povos indígenas, trazendo incentivos que fomentem ainda mais o turismo na região, e firmo hoje aqui meu compromisso”, disse o governador.
Durante a abertura, a Seet apresentou seu Plano de Políticas Públicas voltadas ao Etnoturismo e Sustentabilidade do estado, assim como o Plano de Desenvolvimento do Turismo nas regiões do Alto Rio Purus e Alto Rio Juruá. Representantes da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do estado de Roraima/Boa Vista, também fizeram apresentações.
“O Acre se tornou uma referência do Etnoturismo. Não é à toa que estamos sediando este primeiro encontro do grupo de trabalho RAI. Temos nosso plano de desenvolvimento sustentável para o turismo em dia e estamos aqui para debater, discutir e trazer soluções viáveis que ajudem a fomentar cada vez mais o turismo em meio aos povos indígenas”, destacou o secretário da pasta no Acre, Jhon Douglas da Costa.

O representante da EmBratur, Gentil Venâncio, veio diretamente de Brasília para participar do encontro. Na sua oportunidade, reafirmou sua parceria junto ao grupo de trabalho e apresentou as ações da Agência aos presentes. “Não podemos perder essa oportunidade de colocar esses Estados da região Norte, com exuberâncias naturais, como destinos para esses turistas. Temos uma parceria com as Rotas Amazônicas Integradas e queremos fortalecer o turismo de vivência”, reforçou Gentil Venâncio, representante da Embratur.
A programação se estende até o próximo sábado, 21, trazendo várias atividades que refletem a beleza e grandiosidade da cultura indígena. O dispositivo será aberto ao público e contará com apresentações, desfiles de artesanato, exposição de painéis, roda de conversa e uma mostra de vivências das comunidades indígenas.
ELEIÇÕES
Plataforma de Governo de Petecão é lançada com poucas páginas e ele explica: “não adianta ser um livro e não cumprir”

O senador Sérgio Petecão (PSD), pré-candidato a governador, lançou na note desta sexta-feira, 20, sua plataforma de Governo com participação popular. O evento do Partido Social Democrático (PSD) realizado na noite desta sexta-feira, 20, na Tenda Amarela.
Além de militantes, o evento contou com a presença da suplente de senadora Maria das Vitórias, do vice de Petecão, João Tota, e da pré-candidata a senadora, Vanda Milani. Maioria dos pré-candidatos a deputados estaduais e federais do PSD também prestigiaram o ato.

A apresentação reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade. Na ocasião, foi exposto o diagnóstico da situação atual do estado e os eixos que nortearão o Plano de Governo de Petecão, coordenado pelo economista Orlando Sabino.
-
POLÍCIA10 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO3 semanas atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL1 mês atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA3 semanas atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO3 semanas atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA1 mês atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA1 semana atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”