Connect with us

SAÚDE

Acre tem a menor taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 do país

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Lançado ontem (08), o Boletim Observatório da Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), deu destaque para o Estado do Acre que possui, agora, a menor taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19. O estado registrou apenas 7% de ocupação.

Cenário favorável também para a nossa capital, Rio Branco que inclui a lista das 22 capitais que estão fora da zona de alerta. 

“A redução simultânea e proporcional desses indicadores demonstra que a campanha de vacinação está atingindo o objetivo de proteger a população do impacto da doença. No entanto, o ainda alto índice de positividade dos testes e a elevada taxa de letalidade da doença (atualmente em 3%) revela que a transmissão do vírus é intensa e diversos casos assintomáticos ou não confirmados podem estar ocorrendo, sem registro nos sistemas de informação”, ressalta a Fiocruz.

Por outro lado, Roraima (82%) é o único estado na zona crítica, com índice superior a 80%, mas encontra-se em situação particular de poucos leitos disponíveis. O Rio de Janeiro apresentou queda no indicador de 72% para 66%, o que agora o coloca na zona de alerta intermediário.

Segundo o documento, houve diminuição no número de óbitos em todo o país. A uma taxa diária de 1,3%, um total médio de 680 óbitos ao dia. A média diária de casos está em 24,6 mil, com ritmo de redução de 1,9% ao dia.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAÚDE

Servidores de férias da prefeitura de Rio Branco são convocados para lutar contra a Covid-19 e Influenza

Publicado

em

Por

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), esclarece à população que, preocupada com o aumento de casos de Covid-19 e Síndrome Gripal, decidiu convocar todos os servidores da Saúde que estão de férias ou outra licença, a não ser os que estejam doentes ou de licença maternidade.

Tal decisão se dá por causa da necessidade de cuidar de vidas. A grande procura pelas Unidades Básicas de Saúde por parte da população com sintomas dessas duas doenças, nos deixa com um sentimento de guerra em defesa de nosso povo e, para isso, precisamos do maior número de soldados possíveis.

Para esta convocação estamos amparados pela lei 1.794/09 que dispõe sobre o estatuto do servidor público e o princípio da Autotutela administrativa, onde a gestão pode rever seus próprios atos. Por isso, achamos por bem, devido ao aumento brusco dos casos confirmados de doenças infecciosas virais, convocar nosso pessoal apto a agir nessas situações.

Por fim, enfatizamos que toda a atuação pública municipal quando em ocasiões excepcionais, busca sempre a manutenção da saúde pública, o bem-estar comum e o prevalecimento da dignidade da pessoa humana em prol da consciencialização de que nosso maior interesse é o de salvar vidas.

Sheila Andrade Vieira
Secretária Municipal de Saúde

Continue lendo

SAÚDE

Com explosão dos números de Covid-19, INTO inicia esse sábado com grande fluxo de pacientes

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga \ Foto: Wanglézio Braga.

Com a explosão dos números de Covid-19 no Acre, o principal hospital de campanha do estado iniciou esse sábado (15) recebendo grande quantidade de pessoas para consultas e para realizar exames.

Por volta das 7 horas da manhã, mais de 50 pessoas aguardavam por atendimento. Às 8h30, esse número praticamente dobrou.

Com fluxo grande, a demora é inevitável. “Estou aqui desde às 6 horas e só passei pela triagem. Estão demorando muito em chamar para consulta e também para fazer o exame. Acredito que deveriam reforçar o efetivo de atendentes, médicos, para cuidar do pessoal que busca o INTO. Se tá aumentando o número de casos, deveriam pensar em aumentar o número de profissionais”, reclamou Maria Helena Souza.

De acordo com uma das atendentes da unidade, por conta da grande procura por exames e consultas médicas e a diminuição do efetivo de servidores, o atendimento pode demorar mais do que o normal. Por isso, os profissionais do INTO pedem a colaboração da população e também paciência.

Continue lendo

SAÚDE

Covid-19 e síndromes gripais: prefeitura de Rio Branco solicita apoio ao governo para reforçar atendimento à população

Publicado

em

Por

Agência AC

Desde os primeiros dias de 2022, os casos positivos de covid-19 voltaram a registrar aumento no Acre. Para agravar a situação, o estado enfrenta surto de síndromes gripais e Rio Branco está em alerta com a possibilidade de uma epidemia de dengue. Por conta do atual cenário de lotação nas unidades hospitalares, governo e prefeitura estão sob decreto de situação de emergência na saúde pública.

Representantes do governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco estiveram reunidos nesta sexta-feira, 14, para traçar estratégias de reforço no atendimento à população que procura unidades de saúde com suspeita de covid-19 e síndromes gripais. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Nesta sexta-feira, 14, a governadora em exercício, Waldirene Cordeiro, se reuniu com o prefeito da capital, Tião Bocalom, no Palácio Rio Branco, para tomar conhecimento da estrutura, bem como da situação vivenciada nas unidades que oferecerem atendimento aos pacientes com sintomas de covid-19 e síndromes gripais.

À gestora, Bocalom e sua equipe confirmaram sobrecarga na rede municipal e preocupação com o atual estoque de insumos para fazer a testagem da doença. O prefeito anunciou a ampliação no horário de funcionamento da Unidade de Referência à Atenção Primária (Urap) Cláudia Vitorino, no bairro Taquari, como medida de reforço no atendimento à população e aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio do Estado.

Prefeito Tião Bocalom confirmou sobrecarga na rede municipal de Saúde e aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio do governo estadual. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Pedimos ao governo que nos auxilie com o atendimento inicial nas Upas e no Pronto-Socorro para que as pessoas que procuram esses locais, assim como temos feito em nossas Uraps, possam fazer o teste rápido e receber a medicação. O Estado tem sido parceiro da prefeitura no combate à pandemia e acreditamos muito que teremos um bom resultado após esse encontro”, declarou.

Waldirene Cordeiro classificou como urgentes os pedidos apresentados pela prefeitura. Defensora da união entre as instituições para que a pandemia e as demais síndromes gripais sejam superadas, a governadora em exercício lembrou que o governo não vem medindo esforços para oferecer atendimento de qualidade à população e que, mais uma vez, se colocará à disposição para prestar o auxílio necessário ao município.

“O Estado vai se colocar como parceiro de toda a municipalidade e não seria diferente com Rio Branco. Os nossos inimigos em comum devem ser os vírus da covid-19 e da influenza. As estratégias do governo e da prefeitura confluem para o mesmo objetivo. Tenho certeza que o governador Gladson Cameli dará seguimento a esta parceria e ao apoio que está sendo solicitado”, afirmou.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia