Connect with us

POLÍTICA

Antigo lixão de Rio Branco não registra incêndios pela primeira vez em 28 anos

Publicado

em

Durante vinte e oito anos, a Prefeitura de Rio Branco depositou entulhos numa área particular localizada no entorno da cidade e que por muitos anos foi chamada de aterro de inertes. Um procedimento que levava desconforto para quem mora próximo e para toda a cidade, especialmente no período do verão e que provocava as chamadas “queimadas no lixão”.

Em dez meses de gestão, o prefeito Tião Bocalom mudou essa realidade. “Quando nós assumimos, em janeiro, olhamos os dados dos exercícios passados, todo ano isso aqui incendiava. Todo ano Havia uma energia desnecessária por parte da Zeladoria, da Defesa Civil, da Semeia, um desgaste muito grande para apagar os incêndios”, explicou, nesta sexta-feira, 26, o diretor operacional da Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC), Jean Almeida, durante visita ao local.

“Fizemos alguns depósitos dos resíduos de construção civil, o que nós coletamos hoje dos igarapés estamos colocando aqui, fazendo serviço de resfriamento com carro-pipa durante todo o verão. Lá na entrada, nós fazemos a primeira triagem para sabermos quais os tipos de resíduos que estão sendo descartados. Se vier lixo doméstico, animal morto, por exemplo, são levados de imediato para a Unidade de Tratamento de Resíduos (UTRE) explicou Almeida.

Logística reversa

Ele destacou que a previsão de encerramento do aterro, que inicialmente seria no final de dezembro deste ano, poderá ser prorrogada para a metade do ano que vem (2022).

“O prefeito Tião Bocalom tem grande responsabilidade para com o meio ambiente. Nós temos a responsabilidade de encerrar o aterro e, imediatamente, iniciar outro”, explicou Almeida, acrescentando que esse outro local de descarte de resíduos será uma central de triagem.

“Onde será feito todo o processo de separação de vidro, metais, pneus, etc., e fazer a logística reversa, ou seja, todos os resíduos que pela atual legislação não podem mais ser aterrados serão remetidos para os grandes centros para serem reciclados”, enfatizou.

Trabalho social

O coordenador municipal de Defesa Civil, Claudio Falcão, elogiou as ações da SMZC no local, bem como os resultados sociais resultantes delas. “Todo ano a gente tinha incêndios aqui e nós, bombeiros-militares, trabalhávamos durante meses. Neste ano, com as providências adotadas pela atual gestão isso, não ocorreu”, concluiu Falcão.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POLÍTICA

Gladson aprova planejamento do Deracre para os investimentos que serão realizados em 2022

Publicado

em

Por

O governo do Estado promoveu nesta quarta-feira, 26, uma reunião de alinhamento e planejamento de ações para o Acre. O governador Gladson Cameli reuniu-se com o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), Petronio Antunes, no objetivo de apresentar reflexões dos desafios enfrentados em 2021 e das ações previstas para 2022.

Gladson Cameli deu as boas-vindas à equipe do Deracre, enfocando junto aos servidores a esperança de muitas conquistas para o novo ano de trabalho. O governador explicou a importância da iniciativa em se investir em grandes em obras de construção em todo o estado no intuito de garantir maior geração de renda e emprego para população.

“Agradeço todo empenho dos servidores do Deracre, espero que em 2022 possamos contribuir mais para o desenvolvimento econômico e social do Acre”, afirmou o governador Gladson Cameli.

Na oportunidade, o presidente do Deracre ressaltou a satisfação de representar a autarquia, agradeceu os elogios em nome de todos os servidores e reforçou o seu desejo de trabalhar mais pelo Acre.

Presidente do Deracre apresentou avanços das obras. Foto: Marcos Vicente/Secom

“Foi um ano de muitos avanços, estamos trabalhando para que em 2022 muitas obras se concretizem e estamos empenhados em garantir mais qualidade de vida para o povo acreano”, enfatizou o presidente do Deracre, Petronio Antunes.

Em 2021, o governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), fez investimentos de mais de R$ 200 milhões em obras públicas.

[Agência de Notícias do Acre]

Continue lendo

POLÍTICA

Rodrigues Alves: Deracre age no Ramal do Alexandre e garante escoamento da produção de macaxeira e banana

Publicado

em

Por

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), realiza intervenção no Ramal do Alexandre no município de Rodrigues Alves.

Os agentes da autarquia atuam no melhoramento de oito quilômetros de ramal, com serviços de saídas d’água, instalação de bueiros, retiradas de atoleiros e nivelamento de superfície. A ação conta com a utilização de uma pá carregadeira, uma motoniveladora, uma retroescavadeira e um caminhão basculante.

De acordo com o presidente do Deracre, Petronio Antunes, trata-se de uma solicitação atendida pelo governador Gladson Cameli às famílias da estrada, e os serviços devem garantir maior trafegabilidade para o produtor agrícola que necessita realizar o escoamento da produção.

Serviços devem beneficiar as famílias que necessitam de mais trafegabilidade para realizar o escoamento da produção de macaxeira e banana. Foto: Ascom/Deracre

“Estamos trabalhando para facilitar a vida dos produtores rurais do Acre e mais um ramal está recebendo os serviços do Estado”, afirmou o presidente.

Segundo o gerente regional do Deracre no Juruá, Evanilson Oliveira, a ação é resultado de uma solicitação de mais de 45 famílias que residem no ramal e que clamavam por atenção. “Nosso trabalho tem sido pautado em dar condições para que os produtores desse ramal consigam escoar sua produção de macaxeira, arroz e banana”, afirma.

As intervenções nos ramais são realizadas pelo Deracre, que segue avançando com obras em todo o estado.

Continue lendo

POLÍTICA

Nas redes, Michelle exalta Ciro Gomes: “É muito preparado!”

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Diariamente e timidamente o PDT nacional vem legitimando o ex-governador do Ceará e ex-ministro, Ciro Gomes (PDT), como um presidenciável. Apesar de sua popularidade e carreira, existem grupos dentro do PDT que não aceitam o nome dele para concorrer contra Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).

No cenário do Acre, Ciro ganha apoio nada mais que da polêmica vereadora de Rio Branco, Dra Michelle Melo. Ultimamente ela tem replicado vídeos e faz menção ao pedetista como o nome mais gabaritado para concorrer ao pleito deste ano.

Hoje (26), Mello republicou um vídeo e destacou que Ciro é capacitado. “Ciro é muito preparado! PDT tem um nome preparado, tem base e militância”, escreveu.

De acordo com a postagem, Ciro tem influenciado para que Michelle pudesse colocar o nome dela à disposição para concorrer ao Governo do Acre. “Por isso coloquei meu nome à disposição para governo aqui no Acre”, concluiu.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia