Connect with us

EDUCAÇÃO

Apenas duas cidades do Acre seguem no ranking das melhores na qualidade da educação, mas suas colocações são pífias

Publicado

em

Por Wanglézio Braga

Dados do Ranking de Competitividade dos Estados, analisados pelo Centro de Liderança Política (CLP), organização sem fins lucrativos que atua há 14 anos no país, é possível verificar a lista dos municípios com melhores resultados em qualidade da educação. A relação possui 400 colocações. Do total, apenas duas cidades acreanas foram citadas e com posições distantes das 100+: Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

A cidade de Rio Branco ocupa a 236ª posição, enquanto que Cruzeiro do Sul foi parar na 287ª colocação. As cidades com melhores acessos e qualidades na educação no Brasil são as seguintes: 1° Sobral (CE), 2° São Caetano do Sul (SP), 3° Itatiba (SP), 4°Jundiaí (SP) e 5° Conselheiro Lafaiete (MG).

Segundo a CLP, foram abordados no ranking a educação sob a ótica de dois pilares: acesso e qualidade. “A divisão neste pilar tem o propósito de contrabalancear um eventual bom desempenho municipal em fornecer serviços educacionais, sendo, porém, estes serviços de baixa qualidade. Um município que cumpre a missão de garantir educação à população deve ter um bom desempenho em nível de oferta alinhado à boa qualidade do serviço”, comentou.

Segundo o CLP, “a qualidade da educação, além do impacto direto na qualidade de vida da população, representa uma parcela importante na formação dos valores da sociedade. Adicionalmente, representa um primeiro passo na formação dos futuros profissionais para o mercado de trabalho”.

“As graves deficiências na educação do país estão, sem dúvidas, entre os principais desafios para a melhoria da competitividade dos municípios brasileiros, minando tanto o potencial de desenvolvimento econômico quanto social”, concluiu.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas