ACRE
“Após friagem, a semana será quente e os níveis dos rios vão baixar”, avisa Friale
Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga
O pesquisador Davi Friale soltou no início da tarde de hoje (04) um prognóstico do tempo para os próximos dias no Acre. O destaque fica para a trégua das chuvas. Elas devem ser intensas somente a partir de sexta-feira (08). Por conta disso, outro destaque importante é que os rios, os mananciais começarão a apresentar vazantes significativos nos próximos dias.
“A última onda polar, que chegou no dia 31 de março, deixou um “bolsão” de ar um pouco mais seco no Acre e nas áreas próximas, inibindo a formação de nuvens carregadas. Assim, o tempo bom, sem chuvas, começou no último sábado em todo o estado. A partir desta terça-feira até quinta-feira poderá chover, mas de forma rápida e apenas em alguns pontos do Acre. Somente na sexta-feira é que deverão ocorrer chuvas mais intensas, podendo começar já na noite de quinta-feira, porém, no fim de semana, as chuvas voltarão a ficar escassas no Acre, devendo assim, permanecer até o próximo dia 14 de abril”, disse Friale.
Na perspectiva do pesquisador, o predomínio durante esta semana é de tempo quente, com sol, nuvens e possibilidade de chuvas rápidas e pontuais em todos os municípios acreanos. As temperaturas máximas, no início da tarde, ficarão entre 30 e 34ºC, e as mínimas, no início do dia, entre 20 e 24ºC.
Por conta dessa trégua das chuvas, os níveis dos rios tendem a baixar. “Nível dos principais rios baixarão rapidamente. “Em Rio Branco, o nível do rio Acre, que, no último sábado, atingiu a cota de transbordamento, ou seja, 14,0m, nesta terça-feira, por volta das 12h já estava abaixo da cota de alerta, que é 13,5m. Não há mais nenhum perigo de que venha a transbordar novamente. Como havíamos previsto desde o ano passado, seu nível, na capital acreana, não provocaria, neste período chuvoso, enchentes alarmantes. O máximo que atingiu foi 15,1m, ou seja, 70 centímetros a menos do que atingiu no ano passado, em 2021, quando, em fevereiro, chegou à marca de 15,8m”, explicou.
You must be logged in to post a comment Login