EVANDRO CORDEIRO
Cada pré-candidato a governador tem seus comandos de campanha escolhidos; a lista vai de marido a professor

Os pré-candidatos a governador do Acre estão montando seus times e para criar uma equipe competitiva, que precisa ser grande e de muita qualidade, eles precisam ter um chefe ou, no mínimo, um conjunto de comando, afinal campanha no Acre não é mais coisa de amador. Precisa de planejamento, equipes para cobrir os mais variados assuntos, números de pesquisas, traking diário, e muito jogo de cintura. Por isso o time precisa ser escalado com cabecas permanentes de seus mais íntimos círculos. Enquanto Alan Rick (Republicano) tem, ao menos por enquanto, o ex-prefeito de Sena Madureira, Jairo Cassiano, como seu ‘zero um’ na pré-campanha, a governadora Mailza Assis (PP) tem um triunvirato: Madson Cameli, seu marido, Aberson Carvalho, ex-secretário de Educação, e Jonathan Donadoni, atual Casa Civil. O ex-prefeito Tião Bocalom tem bons articuladores ao seu redor, mas deverá dar esse lugar a Rennan Biths, secretário de Saúde do Município e um dos coach nesse assunto. Thor Dantas, candidato a governador da Frente Ampla, onde estão partidos de esquerda, ainda não definiu, mas o vereador André Kamai (PT) deve assumir parte desse papel, apesar de estar escalado para disputar a Câmara Federal. Esses homens são importantes, sobretudo em uma eleição em que muitos pré-candidatos tem chance ou ao menos competem.
Festa em Brasília
Senadores e deputados de oposição anteciparam o aniversário de Flávio Bolsonaro, que é hoje, e festejaram ontem. Motivo de sobra, me disse o deputado Ulysses, um dos convidados, com a barrada no baile do tal “Bessias”, mais um militante que Lula queria enfiar na corte. Era dia de pelada de futebol, mas a bola nem rolou. Era só festa. O Brasil ainda tem jeito, depois dessa de ontem.
Foto com Boulos
Sair na fotografia com o invasor de casas Guilherme Boulos não estava nos planos do ex-senador Jorge Viana. Algumas sumiram, magicamente.
‘Zero um’ do Alan
Jairo Cassiano, ex-prefeito de Sena Madureira, é uma espécie de ‘zero um’ do pré-candidato a governador Alan Rick (Republicano). Disse hoje que no grupo o pedido tem sido feito com veemência nos últimos dias para que todos calcem as sandálias da humildade. “Hoje ele (Alan) está na frente, amanhã ninguém sabe”, justifica a contenção.
Silêncio total
Não tem no mundo quem arranque uma frase do deputado federal Eduardo Velloso (UB), sobretudo quando o assunto é a pré-candidatura dele ao Senado.
Santa Casa reage a JV
Provedor da Santa Casa de Misericórdia, o ex-deputado federal José Alex vai acionar o ex-governador Jorge Viana (PT) na Justiça. O petista foi ao STF para se queixar de emendas de Márcio Bittar (PL), como se o hospital tivesse usando o dinheiro criminosamente. Alex anuncia a inaugura de um Pronto Socorro com esses recursos.
Linha de sucessão
Presidente da Assembléia Legislativa, Nicolau Júnior (PP) é o primeiro na linha de sucessão, com a ausência da governadora Mailza Assis (PP). A questão é que ele não pode assumir, sob pena de não poder disputar a eleição. Assim sendo, quando ela viaja, ele viaja primeiro. Resultado: quem vai assumir o Estado várias vezes até a eleição é o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Laudivon Nogueira, segundo na linha de sucessão.
Gladson voltou
Ex-governador Gladson Cameli (PP) está em solo acreano. Veio pra casa, depois de umas merecidas férias. Pré-candidato ao Senado, vai também ajudar a governadora Mailza nas articulações, assunto sobre o qual é professor.
Sem chance
A fala do prefeito Alysson Bestene (PP) à coluna do colega Luis Carlos Moreira Jorge, uma espécie de defesa de candidatura única entre Governo e Prefeitura, é conversa de pacificador, bem ele. Nos bastidores, os cabeças dos dois grupos acreditam que correm menos riscos com os dois candidatos, diante do adversário Alan Rick (Republicano). Junção mesmo só no segundo turno, me disse o zero dois do Bocalom (PSDB).
Vice só nas convenções
Qualquer nome de vice no momento não passa de especulação. Vice, repito o que venho escrevendo, é moeda de véspera de convenções.
Articulação com Gladson
Com Gladson Cameli no Acre é provável que nos bastidores os ânimos arrefeçam, principalmente nos gabinetes da Assembleia Legislativa, onde ainda não há sincronia com o Palácio Rio Branco, a cem metros de distância.
Acomodar insatisfeitos
A governadora Mailza Assis (PP) não terá como acomodar tudo o quanto é de insatisfeitos, ao menos com aquilo que eles querem. A sorte é que alguns se conformam com menos da metade do que pedem.
Lição
“O chicote é para o cavalo; o freio, para o jumento; a vara, para as costas do tolo!”. Provérbios 26:3


















