Connect with us

SAÚDE

Centro de Controle Oncológico do Acre é referência no diagnóstico de câncer de mama

Publicado

em

O Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre o câncer de mama. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), na última década houve um aumento de 20% na incidência da doença e estima-se que, até 2030, ocorram mais de 25 milhões de casos novos em todo o mundo.

Durante este mês, em alusão à campanha do Outubro Rosa, o Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) estará agendando exames de mamografias para todas as servidoras dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

No Brasil, conforme as Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama do Ministério da Saúde (MS), a mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama.

O Cecon, localizado em Rio Branco, é referência no diagnóstico e tratamento de lesões precursoras do câncer de mama e colo do útero em todo o estado. A unidade atende, mensalmente, cerca de mil pessoas nas especialidades de mastologia e ginecologia, além da realização de mamografias e análises dos exames de PCCU (papanicolau).

Cecon está localizado na Travessa Hemoacre, nº 170 – Bosque, Rio Branco – AC. Foto: Luan Martins/Sesacre

O MS recomenda que toda mulher com 40 anos ou mais de idade procure um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, pacientes, entre 50 e 69 anos devem fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde necessita ser procurado mesmo que não tenha sintomas.

Gerente-geral do Cecon, Muana Araújo. Foto: Luan Martins/Sesacre

“A questão do câncer é, quanto mais cedo diagnosticado, mais chance de cura. Se identificar algum problema na mama, deve-se procurar de imediato a unidade básica de saúde [UBS], que o paciente vai ser referenciado para a nossa unidade. Nós trabalhamos não só com o diagnóstico, mas com a continuidade do tratamento. Hoje, o Cecon tem uma participação na Rede de Saúde muito positiva”, explicou a gerente-geral do Cecon, Muana Araújo.

“A prevenção é o início de tudo”, disse a paciente Sidelene de Lima. Foto: Luan Martins/Sesacre

À espera da consulta com a mastologista, a paciente Sidelene de Lima reforçou a importância do autocuidado. “Apareceu um nódulo no meu seio, percebi pelo autoexame e busquei o atendimento no posto de saúde. A médica me encaminhou para o Cecon para investigarmos melhor. É a primeira vez que me consulto aqui e estou achando tudo maravilhoso. É melhor saber, e espero sair com um diagnóstico negativo”, disse.

Câncer de mama em homens

Ao contrário do que se pensa, o câncer de mama não atinge somente mulheres, os homens também podem desenvolvê-lo. Isso se deve ao fato de que eles também possuem glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que em baixa quantidade. Por isso, o Cecon também atende ao público masculino para a investigação da doença.

Cerca de 1% dos casos de câncer de mama ocorre em homens. Foto: Luan Martins/Sesacre

Comparativamente às mulheres, o câncer de mama nos homens é mais raro, apresentando uma incidência de aproximadamente 1% na população masculina em geral. É mais prevalente em homens obesos e etilistas, mas é uma doença presente e de diagnóstico relativamente fácil no sexo masculino.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas