Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegam 22 mil novas doses de vacina e pessoal da segurança entre na fila

Publicado

em

Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Acre na tarde desta quinta-feira, dia 1º de abril, por volta das 13h30, ao Aeroporto Internacional de Rio Branco. São 22 mil doses no total. Parte delas será utilizada para iniciar a imunização dos profissionais das forças de segurança e salvamento do estado.

A nova remessa inclui 20 mil doses da Coronavac e 2 mil doses da Astrazeneca. Foto Diego Gurgel/Secom

A antecipação da vacinação da categoria ocorre depois do pedido do governador Gladson Cameli ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para incluir os profissionais que atuam diretamente nas ações de enfrentamento à pandemia como parte dos grupos prioritários no Plano Nacional de Imunização, o PNI, que regula a vacinação contra a Covid-19 em todo o país.

O governador Gladson Cameli falou da inclusão das forças de segurança, neste momento da vacinação, como sendo um reconhecimento aos esforços desses profissionais no combate à pandemia. “São profissionais que estão na linha de frente, ajudando o governo a salvar vidas, mesmo correndo risco de perder as suas. A antecipação da vacinação da categoria é um reconhecimento ao trabalho que exercem também durante a pandemia”, destaca o governador.

A décima primeira etapa de vacinação vem para complementar o esquema de imunização das pessoas que já tomaram a primeira dose. Foto Diego Gurgel/Secom

A nova remessa inclui 20 mil doses da Coronavac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, e 2 mil doses da Oxford/Astrazeneca, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Esse é décimo primeiro lote que chega ao estado, totalizando 163.540 doses recebidas até o momento. A distribuição aos municípios acontece na segunda-feira, dia 5 de abril, tendo em vista o início da próxima etapa de vacinação, segunda dose do público alvo, previsto para o dia 15 de abril.

Dentre as prioridades estabelecidas pelo Ministério da Saúde, 21 mil doses serão para dar continuidade ao esquema de vacinação de quem já recebeu a primeira dose do imunizante, ou seja, idosos e trabalhadores da saúde. As demais, mil doses, serão destinadas a antecipação da vacinação dos profissionais das forças de segurança e salvamento que atuam no atendimento ou transporte de pacientes, resgate e atendimento pré-hospitalar, apoio à vacinação e vigilância das medidas de distanciamento associadas à prevenção da Covid-19.

“A décima primeira etapa de vacinação vem para complementar o esquema de vacinas das pessoas que vêm desde o início da campanha, que são os trabalhadores de saúde que receberam somente a primeira dose e os idosos que também receberam a primeira dose. Apenas mil doses dessas vacinas serão para iniciar novos grupos, que são as forças de segurança e salvamento”, ressalta a coordenadora da Central da Rede de Frios estadual, Renata Quiles.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAÚDE

Gladson manda suspender exigência de carreira de vacinação e teste de Covid em aeroportos do Acre

Publicado

em

Por

O Governo do Estado voltou atrás e decidiu que não vai mais exigir carteira de vacinação e teste contra Covid-19 dos viajantes nos aeroportos do Acre.

A informação foi dada à nossa reportagem pela porta-voz do Governo, Mirla Miranda.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) estava elaborando o plano com a exigência, a partir de uma determinação do governador Gladson Cameli.

“Optamos por suspender a medida, mas o plano foi entregue pela secretaria. O governador pensou nessa exigência como uma forma de evitar a proliferação do vírus e o avanço da variante Delta”, destacou Miranda.

Mirla explicou que os problemas jurídicos enfrentados por outros Estados que adotaram a medida foram os fatores considerados pelo Governo do Acre para a decisão sobre a suspensão.

“As outras unidades que adotaram a medida enfrentaram problemas jurídicos consideráveis e, por isso, preferimos evitá-los por aqui”, finalizou.

Em agosto desse ano, a justiça federal atendeu a um pedido do governo do Ceará e determinou que viajantes com destino ao Ceará comprovassem que estão vacinados completamente contra a Covid-19 (com duas doses ou dose única) ou apresentem realização de teste negativo para detecção do coronavírus, feito em até 72 horas antes do voo.

Com informações ContilNet.

Continue lendo

INTERIOR

Carreta tomba na BR-364 próximo a Feijó

Publicado

em

Por

Marcelo Gomes

Na tarde deste sábado (18), uma carreta tombou na BR-364, nas proximidades do município de Feijó. Ainda não se sabe as causas do acidente.

De acordo com informações de populares que passavam pelo local, o caminhão tombou sozinho e não colidiu com nenhum outro veículo e o motorista não tem ferimentos graves.

O acidente aconteceu cerca de 27 km para o município de Feijó.

Continue lendo

ENTRETENIMENTO

Feijoada no almoço e a tarde samba no República Gourmet Gastrobar, neste sábado, 18

Publicado

em

Por

O República Gourmet Gastrobar, o melhor e mais badalado ponto de encontro para alimentação e divertimento em Rio Branco, tem feijoada no almoço e samba no final da tarde, neste sábado, 18. Imperdível.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia