Connect with us

ACRE

Com melhoria dos indicadores, Alto Acre avança para Bandeira Verde, mas demais regionais permanecem na Amarela

Publicado

em

Agência AC

Em mais uma entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, 25, o governo do Estado e o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 divulgaram a nova classificação de risco das três regionais para a doença, avançando o Alto Acre para bandeira verde (Nível de Cuidado), enquanto Baixo Acre-Purus e Juruá Tarauacá-Envira se mantêm na bandeira amarela (Nível de Atenção).

O período de análise dos dados pelo Pacto Acre Sem Covid compreende 6 a 19 de junho. Em resumo, as três regionais apresentaram uma redução de todos os indicadores entre notificações por síndrome gripal, casos confirmados de Covid-19 e número de óbitos, sendo mais expressiva na regional do Alto Acre.

Ainda assim, a coordenadora do Pacto, Karolina Sabino, ressalta que embora o estado registre uma queda queda de notificações por síndrome gripal, positividade dos testes de Covid-19 e número de óbitos, essas taxas estão em desaceleração e por isso os cuidados e medidas sanitárias devem ser mantidos e reforçados.

“Temos uma nova variante preocupante começando a circular pelo país, por isso temos que manter o básico, que é evitar aglomerações, manter o distanciamento social, além do uso contínuo de máscaras e higienização das mãos enquanto a vacinação avança”, adverte Karolina.

O estado registra hoje a menor taxa de ocupação dos leitos de UTI no país. O diretor do Into, médico Osvaldo Leal, destacou que o maior hospital de referência da doença no estado vive hoje um momento de tranquilidade. Há mais de uma semana, o hospital registra menos de cem atendimentos por dia e menos de 40% dos leitos de UTI ocupados. Mas o bom momento não pode significar relaxamento das medidas.

O superintendente do Ministério da Saúde no Acre, Eden Miranda, reforçou a necessidade de vacinação. Novas doses chegam praticamente toda semana e todo o público contemplado precisa se vacinar para uma vitória definitiva sobre a doença.

Funcionamento de atividades

Com a bandeira amarela, todos os setores comerciais, sociais e religiosos podem atender com a capacidade ampliada para 50%, seguindo ainda todas as medidas sanitárias vigentes, de acordo com a resolução nº 18, do governo do Estado. Já na bandeira verde esse número aumenta para 80%.

Continuam válidas as medidas que determinam a venda de bebidas alcóolicas somente até as 22 horas e o fechamento de estabelecimentos como bares e restaurantes à meia-noite.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas