Connect with us

ACRE

Doutor do Coração dos Acreanos abre seu próprio coração em entrevista ao Acrenews

Publicado

em

Evandro Cordeiro

O jogo de peteca e a pepeta era o teto da diversão do menino Welber de Lima e Silva, por uma óbvia razão: ele nasceu e se criou no bairro Cadeia Velha, Rio Branco, há quatro décadas. Uma periferia das brabas da ainda acanhada capital do Acre. Embora o pai tenha servido à guarda territorial, naquela época o ganho deles era irrisório. Então, aquele garoto franzino só tinha uma alternativa se quisesse sonhar mais alto, para ir além daquilo que a maioria seus pariceiros foram: estudar.

E foi o que ele fez. Estudou, estudou, pelo menos até onde pôde, concluindo o segundo grau. Mas um dia sonhou vestido de jaleco, ajudando na cura de pessoas. Era sonho puro, porque faltava acesso a uma faculdade de medicina, um negócio caro. Um dia apareceu um cavalo selado e o destino lhe proporcionou surpreendências, ao lhe colocar cara-a-cara com o ex-governador Orleir Cameli. A história é linda, mas esse e outros detalhes ele conta minuciosamente através de perguntas e respostas em entrevista concedida ao site. Vamos acompanhar o desenrolar dessa conversa:

Acrenews – Qual seu nome completo, doutor Welber?

Dr Welber – Welber de Lima e Silva.

Acrenews – Qual sua idade?

Dr Welber – Tenho 48 anos.

Acrenews – O senhor é filho de quem? Nasceu onde? Que faziam ou fazem seus pais?

Dr Welber – Sou filho de Francisco Souza e Silva e Adélia de Lima e Silva, nasci em Rio Branco. Meu pai é um ex-guarda territorial e minha mãe pensionista.

Acrenews – O senhor é o doutor do coração no Acre, levando em consideração o movimento em sua clínica particular e mesmo nos hospitais onde o senhor tira plantão. Então nos diga o que pode acontecer com alguém que é doente do coração caso ele seja infectado pela Covid?

Dr Welber – A pandemia do novo coronavírus mobilizou o mundo inteiro em medidas de distanciamento da doença. O foco é na preservação das pessoas vulneráveis. Aquelas que estão nos grupos de risco portadoras de doenças crônicas. De acordo com pesquisa com renomado cardiologista Dr Paulo Pêgo, foi constatado que pacientes em quadro graves de infecção por Covid, tem alterações nos fatores de coagulação, que leva formação de coágulo nos vasos sanguíneos. Esses coágulos podem desencadear uma trombose coronariana e levar a um infarto. Outro agravante são processos inflamatórios desencadeados pela Covid, essas inflamações chegando ao coração gera um quadro de Miocardite, aumentando o risco de morte.

Acrenews – Quais as sequelas que a Covid deixa no coração de quem foi infectado, mesmo sendo um paciente sem problema cardíaco?

Dr Welber – Fadiga, falta de ar, dores de cabeça, musculares, perda de paladar e olfato temporário. Também dor no peito, tontura, trombose, palpitações, depressão e ansiedade, além de dificuldade de linguagem, raciocínio e memória.

Acrenews – Sendo de família humilde, de acordo com o que o senhor mesmo informa, como foi seu caminho até a faculdade de medicina?

Dr Welber – Menino pobre como a maioria dos brasileiros, criado no bairro Cadeia Velha, entrei pra Polícia Militar em 1994, onde servi por dois anos. É aí que apareceu um anjo em minha vida chamado Orleir Cameli, que sentou comigo, me ouviu, e me perguntou: o que você quer mesmo, meu filho? Eu respondi: Governador eu quero somente estudar. Quero ser médico. Como posso lhe ajudar? Perguntou o Orleir. Eu disse: me libere pra eu estudar na Bolívia. Aí ele ligou pro Dion Nóbrega Leal (então secretário de Administração), e pediu que ele resolvesse. Deu tudo certo. Graças a Deus!

Acrenews – O senhor tem recebido convite para entrar na política. É possível uma candidatura sua em 2022?

Dr Welber – A política é apaixonante. Esse ano de 2022 eu colocarei meu nome para a apreciação de nossos acreanos, uma candidatura para deputado estadual. Estou muito feliz em concorrer a esse pleito, realizarei um sonho de crianças, de menino pobre da Cadeia Velha, quando sonhava com as grandes disputas entre MDB x PDS.

Acrenews – Caso seu desejo de entrar para a política se concretize, o que imagina doutor Welber para a saúde uma vez eleito?

Dr Welber – A medicina é meu amor, você nunca esquece. A medicina me proporcionou muitos momentos felizes, me ensinou a ser homem e olhar pra frente e ter compaixão e humildade para atender a população. Agora se for vontade de Deus e eleito eu for pra ser um deputado, representando meus acreanos, claro que irei lutar pela bandeira da saúde. Porém não podemos esquecer de saúde, educação, segurança…

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas