Connect with us

ACRE

Doutor do Coração dos Acreanos abre seu próprio coração em entrevista ao Acrenews

Publicado

em

Evandro Cordeiro

O jogo de peteca e a pepeta era o teto da diversão do menino Welber de Lima e Silva, por uma óbvia razão: ele nasceu e se criou no bairro Cadeia Velha, Rio Branco, há quatro décadas. Uma periferia das brabas da ainda acanhada capital do Acre. Embora o pai tenha servido à guarda territorial, naquela época o ganho deles era irrisório. Então, aquele garoto franzino só tinha uma alternativa se quisesse sonhar mais alto, para ir além daquilo que a maioria seus pariceiros foram: estudar.

E foi o que ele fez. Estudou, estudou, pelo menos até onde pôde, concluindo o segundo grau. Mas um dia sonhou vestido de jaleco, ajudando na cura de pessoas. Era sonho puro, porque faltava acesso a uma faculdade de medicina, um negócio caro. Um dia apareceu um cavalo selado e o destino lhe proporcionou surpreendências, ao lhe colocar cara-a-cara com o ex-governador Orleir Cameli. A história é linda, mas esse e outros detalhes ele conta minuciosamente através de perguntas e respostas em entrevista concedida ao site. Vamos acompanhar o desenrolar dessa conversa:

Acrenews – Qual seu nome completo, doutor Welber?

Dr Welber – Welber de Lima e Silva.

Acrenews – Qual sua idade?

Dr Welber – Tenho 48 anos.

Acrenews – O senhor é filho de quem? Nasceu onde? Que faziam ou fazem seus pais?

Dr Welber – Sou filho de Francisco Souza e Silva e Adélia de Lima e Silva, nasci em Rio Branco. Meu pai é um ex-guarda territorial e minha mãe pensionista.

Acrenews – O senhor é o doutor do coração no Acre, levando em consideração o movimento em sua clínica particular e mesmo nos hospitais onde o senhor tira plantão. Então nos diga o que pode acontecer com alguém que é doente do coração caso ele seja infectado pela Covid?

Dr Welber – A pandemia do novo coronavírus mobilizou o mundo inteiro em medidas de distanciamento da doença. O foco é na preservação das pessoas vulneráveis. Aquelas que estão nos grupos de risco portadoras de doenças crônicas. De acordo com pesquisa com renomado cardiologista Dr Paulo Pêgo, foi constatado que pacientes em quadro graves de infecção por Covid, tem alterações nos fatores de coagulação, que leva formação de coágulo nos vasos sanguíneos. Esses coágulos podem desencadear uma trombose coronariana e levar a um infarto. Outro agravante são processos inflamatórios desencadeados pela Covid, essas inflamações chegando ao coração gera um quadro de Miocardite, aumentando o risco de morte.

Acrenews – Quais as sequelas que a Covid deixa no coração de quem foi infectado, mesmo sendo um paciente sem problema cardíaco?

Dr Welber – Fadiga, falta de ar, dores de cabeça, musculares, perda de paladar e olfato temporário. Também dor no peito, tontura, trombose, palpitações, depressão e ansiedade, além de dificuldade de linguagem, raciocínio e memória.

Acrenews – Sendo de família humilde, de acordo com o que o senhor mesmo informa, como foi seu caminho até a faculdade de medicina?

Dr Welber – Menino pobre como a maioria dos brasileiros, criado no bairro Cadeia Velha, entrei pra Polícia Militar em 1994, onde servi por dois anos. É aí que apareceu um anjo em minha vida chamado Orleir Cameli, que sentou comigo, me ouviu, e me perguntou: o que você quer mesmo, meu filho? Eu respondi: Governador eu quero somente estudar. Quero ser médico. Como posso lhe ajudar? Perguntou o Orleir. Eu disse: me libere pra eu estudar na Bolívia. Aí ele ligou pro Dion Nóbrega Leal (então secretário de Administração), e pediu que ele resolvesse. Deu tudo certo. Graças a Deus!

Acrenews – O senhor tem recebido convite para entrar na política. É possível uma candidatura sua em 2022?

Dr Welber – A política é apaixonante. Esse ano de 2022 eu colocarei meu nome para a apreciação de nossos acreanos, uma candidatura para deputado estadual. Estou muito feliz em concorrer a esse pleito, realizarei um sonho de crianças, de menino pobre da Cadeia Velha, quando sonhava com as grandes disputas entre MDB x PDS.

Acrenews – Caso seu desejo de entrar para a política se concretize, o que imagina doutor Welber para a saúde uma vez eleito?

Dr Welber – A medicina é meu amor, você nunca esquece. A medicina me proporcionou muitos momentos felizes, me ensinou a ser homem e olhar pra frente e ter compaixão e humildade para atender a população. Agora se for vontade de Deus e eleito eu for pra ser um deputado, representando meus acreanos, claro que irei lutar pela bandeira da saúde. Porém não podemos esquecer de saúde, educação, segurança…

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ACRE

Banco não é responsabilizado por cliente perder R$ 16 mil em “Golpe do QR Code”

A consumidora pediu ressarcimento do dinheiro perdido e indenização por danos morais, ambos foram negados

Publicado

em

Por

A 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais negou provimento ao recurso apresentado por uma consumidora que sofreu um golpe. O Colegiado compreendeu que a sentença deve ser mantida, porque restou comprovado que não houve qualquer intervenção da empresa demandada

A parte autora explicou que recebeu um e-mail para atualização do aplicativo do banco, sendo agendado um atendimento via telefone. Ao receber o telefonema, uma pessoa que se dizia atendente da instituição demandada deu prosseguimento na atualização do seu aplicativo, fornecendo um link, então ela baixou a atualização e executou-se o procedimento conforme solicitado. Só depois ela descobriu que foi vítima de um golpe, quando viu que foi realizada uma transferência no valor de R$ 16.700,00 em nome de terceiro.

A juíza Lilian Deise afirmou que a sentença não merece modificação e a falha na prestação do serviço não está evidenciada. “A parte reclamada afirmou que não adota os procedimentos narrados e a consumidora em nenhum momento comprova alguma atitude proveniente da instituição financeira, como a utilização de algum portal de atendimento oficial”, afirmou a relatora.

O golpe do QR Code representa um típico caso de fortuito externo, no qual não cabe responsabilizar a empresa que não participou da relação fraudulenta. A decisão para o processo n° 0700723-83.2019.8.01.0009 foi publicada na edição n° 7.089 do Diário da Justiça Eletrônico (pág. 46), desta quinta-feira, dia 23.

Continue lendo

ACRE

Incêndio destrói parte da empresa Verágua, no interior do Estado

Publicado

em

Por

Um incêndio de grandes proporções foi registro na noite desta terça-feira (28) no galpão da empresa de água mineral Verágua, no Ramal do Triunfo, em Senador Guiomard.

Vídeos enviados à reportagem do ContilNet mostram as chamas e o desespero de funcionários tentando controlá-las.

O local é cercado por árvores. Apesar de não haver ainda informações detalharas sobre perdas, as imagens mostram que o fogo tomou todo o galpão.

Não há informações sobre vítimas. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio já foi controlado, utilizando dois carros de combate a incêndio e cerca de 15 bombeiros ainda trabalham para conter totalmente as chamas.

Não há informações de como começou o incêndio e, apesar da intensidade das chamas, não há feridos, apenas danos materiais.

Uma perícia que vai identificar como começou o incêndio será feita nos próximos dias.

Vídeo: Giovanne Oliveira (Reprodução Facebook)

[ContilNet]

Continue lendo

ACRE

Prefeitura de Rio Branco segue com cronograma de limpeza nos bairros da capital

Publicado

em

Por

Capina, roçagem, raspagem, catação e retirada de entulhos. Foi assim que a gestão da prefeitura iniciou os trabalhos na Estrada do Calafate, da Vila Betel até a rotatória da Havan.

Na manhã, desta terça-feira, 28, a equipe da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) esteve no trecho dando continuidade ao cronograma de limpeza pública para proporcionar uma Rio Branco mais limpa.

Equipes da secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade no bairro Tucumã (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós começamos ontem, da Fundação Bradesco e vamos finalizar um lado da rotatória e seguir pelo outro, no mesmo percurso. A importância é que o prefeito está trabalhando. A cidade está ficando limpa, estamos tirando os entulhos. Procuramos sempre dar o nosso melhor”, explica a encarregada da equipe, Maria Cleene Lau.

O empresário Antônio Cruz conta que consegue perceber a dedicação do prefeito Tião Bocalom em manter a cidade limpa e agradável. “Para mim, a manutenção está boa e a cidade limpa. O serviço está de qualidade na cidade e os buracos estão sendo todos tampados”, destacou.

Foto: Evandro Derze/Assecom

Além do bairro Calafate, a atual gestão segue compromissada com a agenda diária de limpeza da Secretaria. Na mesma manhã, outra equipe também estava no bairro Tucumã realizando serviços na avenida Sudeste.

O coordenador da equipe, Sebastião Gracino, fala sobre o compromisso da prefeitura para com a manutenção e limpeza dos bairros. “Cada coordenador está cuidando de uma parte da cidade e estamos dando o melhor e fazer aquilo que o nosso prefeito sempre pede: com carinho e atendendo as pessoas. A equipe está de parabéns, a gestão e nosso secretário”, enfatizou.

Foto: Evandro Derze/Assecom

Wesley Castro é estudante. Ele fala da importância dessa limpeza nos bairros para evitar a proliferação de doenças e animais peçonhentos. “Empata de alguns vetores de doenças que possam estar sendo transmitidos, porque acumula bastante lixo, então acho interessante estar sendo realizada essa limpeza”.

[Dircom]

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas