Connect with us

ACRE

Em 2021, governo do Acre garante direitos sociais e auxílio financeiro durante a crise

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), é um grande expoente de ações sociais e de promoção de políticas públicas para todo o estado. E ao longo de todo o ano executou as mais diversas atividades na busca da garantia de direitos sociais e auxílio financeiro para os mais necessitados, principalmente devido a crise causada pela pandemia de Covid-19.

A SEASDHM em 2021 foi parte integrante das ações sociais promovidas em todo o estado. Foto: Pedro Devani/Secom

Com muita solidariedade, 8.425 famílias em vulnerabilidade social foram beneficiadas com cestas básicas, provendo alimentação plena para famílias e instituições carentes. Além disso, 1798 colchões de solteiro também foram disponibilizados pelo Estado.

Um projeto supervisionado pela Secretaria é o Programa Auxílio do Bem, que alcançou 2.300 famílias por meio da entrega de um cartão do programa, que pode ser utilizado em comércio local e estabelecimentos credenciados para adquirir itens de primeira necessidade. O cartão é um auxílio para as famílias mais vulneráveis decorrente da pandemia ocasionada pela Covid-19. E o benefício é concedido mensalmente, no valor de R$150. 

Já o setor de habitação realizou 2.800 atendimentos, disponibilizando serviços como o bolsa moradia transitória, o qual fornece aluguel social de quatro a seis meses. E, paralelo a isso, visitas sociais são feitas com o levantamento de necessidades espontâneas.

Unidade móvel da SEASDHM é utilizada para realizar diversos tipos de atendimento de maneira itinerante. Foto cedida

A Diretoria de Políticas para as Mulheres, em 2021, contemplou os municípios do Acre de maneira itinerante, por meio da Unidade Móvel Ônibus Lilás, atendendo 161 mulheres com serviços jurídicos; 213 com serviços de assistência social e 157 com atendimentos psicológicos. 

Tratando-se de palestras e capacitações, 286 pessoas foram atingidas com as ideias propagadas, como no enfrentamento da violência contra a mulher, mensagens de empoderamento e promoção de equidade de gênero, além das demandas espontâneas cumpridas fora da unidade móvel, auxiliando 98 pessoas diretamente, e totalizando 915 pessoas alcançadas no total com as suas ações.

Um dos trabalhos executados pela Diretoria de Direitos Humanos é a promoção de registro civil e documentações como certidões de nascimento; segunda via de certidões de óbito e casamento; reconhecimento de paternidade; registro civil tardio, entre outros, que totalizam mais de 2.000 atendimentos realizados ao longo do ano.  

Um dos trabalhos da Diretoria de Direitos Humanos é a realização de registros civis, muito presente em ações conjuntas com o Projeto Cidadão. Foto: Elias Oliveira/SEASDHM

A Diretoria de Direitos Humanos quantifica 195 migrantes que entraram no Acre em 2021. Vindos de países como Colômbia, Haiti, Peru, República Dominicana, Senegal, Sudão e, em sua grande maioria, Venezuela. Nesse âmbito, também é trabalhada a proteção e defesa de pessoas no enfrentamento do tráfico de pessoas, atendendo vítimas e mitigando danos. Além disso, diversas capacitações foram realizadas em 2021, proporcionando uma melhora na acolhida e no atendimento feitos pelos servidores.

O abrigo de migrantes locado na Chácara Aliança acolheu mais de 120 pessoas, 70 delas indígenas venezuelanos da tribo Waraos. Já no Centro Dia 107 foram atendidos. Enquanto estavam sob os cuidados do governo do Estado, foram realizados os processos necessários de legalização, como CPF e cartão do SUS, lhes dando toda a assistência necessária. 

Outro trabalho realizado com os migrantes é a interiorização, executado em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), que provê as passagens para que sigam viagem e se firmem no Brasil. Um processo realizado com muito apoio e diálogo com 174 pessoas que demonstraram o desejo de ir para outros estados. 

Direitos Humanos realiza um trabalho crucial no acolhimento de migrantes. Foto: Clara Vitória/SEASDHM.

E, para finalizar o ano, a SEASDHM também atuou na campanha de Natal do governo, originada no coração do governador Gladson Cameli, em conjunto com o gabinete da primeira-dama, Ana Paula Cameli. O “Faça uma Criança Feliz no Natal” arrecadou mais de 1.800 brinquedos em Rio Branco e mais 1.000 em Cruzeiro do Sul, presenteando crianças em vulnerabilidade social dos municípios.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ACRE

Segundo Encontro de Mídias Digitais do governo busca aprimorar a comunicação virtual

Publicado

em

Por

O Segundo Encontro das Mídias Digitais, promovido na manhã desta quinta-feira,27, pelo governo do Acre, via Secretaria de Comunicação (Secom) e Gabinete Civil, no auditório da Biblioteca Pública, em Rio Branco, propôs-se a aprimorar a utilização das mídias digitais pelos servidores que trabalham com a comunicação pública do governo no seu dia a dia.

Profissionais que trabalham com a comunicação institucional do governo participaram da oficina de mídia digital. Foto: José Caminha/Secom

A oficina para influenciadores foi ministrada pela publicitária e especialista em mídia digital Verônica Pimentel, com o tema “Desvendando os segredos do Facebook e Instagram”, que são as mídias que detém os maiores públicos de usuários em todo o mundo e, consequentemente, maior visibilidade e interatividade virtual. “Somente entendendo o comportamento digital é possível trilhar novos campos de ideias e novos formatos, afirmou Verônica.

A realização da oficina obedeceu todos os protocolos sanitários, com o devido distanciamento entre aproximadamente 30 participantes, utilização de álcool em gel, máscaras e ainda um número considerável de participantes assistindo online.

O chefe de Gabinete de Governo, José Messias, destacou a importância da realização da capacitação para aprimorar a comunicação voltada para o público das redes sociais, que na maioria das vezes não toma conhecimento das ações governamentais.

“O objetivo é focar nas ações de governo, pois são infinitas realizações que precisam ser mostradas para o público das redes sociais”, defendeu Messias.

Foi mais um momento precioso, rico em bons ensinamentos, oportunidade para atualizar o conhecimento e  aperfeiçoar nosso trabalho, reconheceu a jornalista Cleide Santos, assessora de comunicação do Departamento de Água e Saneamento (Depasa).

“Eu, que nesse universo digital não sou nativa, sou migrante, aprendo um tanto a cada dia, agradeço muito a oportunidade. Parabéns ao governo do Estado, à nossa secretária de comunicação Nayara Lessa e toda equipe pela iniciativa”, reconheceu a assessora do Depasa.

A jornalista Charlene Carvalho observa que, a dinâmica da comunicação que vem sendo implantada pela secretária Nayara Lessa, por determinação do governador Gladson Cameli é amplificar a divulgação das informações sobre as ações da gestão estadual e essas oficinas nos ajudam a conhecer melhor nossos multiplicadores, suas demandas e necessidades.

“Também apresentarmos o que há de mais novo nos estudos e análises das redes sociais que usamos todos os dias nessa divulgação”, pontuou Carvalho.

“O nosso foco é melhorar e profissionalizar a forma como estamos atuando nas redes sociais, fazendo com que a comunicação aconteça de forma mais profissional e clara. Queremos transmitir um conteúdo diferenciado e objetivo, de forma que a população entenda e saiba das boas ações do governo”, frisou a secretária da pasta, Nayara Lessa.

[Agência de Notícias do Acre]

Continue lendo

ACRE

Prefeitura de Rio Branco participa do primeiro comitê Selo Unicef e programa Prefeito Amigo da Criança

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), participou na tarde dessa quarta-feira, 26, da primeira reunião intersetorial que cuidará dos assuntos Selo Unicef e programa Prefeito Amigo da Criança. A equipe tem o papel de desenvolver planos para as crianças e adolescentes do município.

As próximas reuniões serão para alinhamento dos planos de trabalho a serem realizados nos quatro anos de parceria com a Unicef. O próximo encontro está marcado para o dia 10 de março. A comunidade poderá participar do fórum comunitário de forma hibrida (presencial e a distância), onde serão apresentados os planos e recebidas as sugestões de melhorias.

Rebeca: “O prefeito de Rio Branco está de parabéns em abraçar o futuro das crianças” (Foto: Dircom)

“Esse é um incentivo muito bem-vindo e vem para melhorar nosso futuro. São nossas crianças e adolescentes que se tornarão adultos, futuramente mais envolvidos e com mais qualidade de vida, criando melhor os seus filhos e fazendo do município um lugar melhor. É um projeto facultativo, então depende da vontade da gestão querer participar e nosso prefeito Tião Bocalom está de parabéns em abraçar o futuro das nossas crianças”, ressalta a articuladora municipal, Rebeca de Paula.

[Dircom]

Continue lendo

ACRE

Mudança de administração do Aeroporto de Cruzeiro do Sul será no sábado (29)

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

A assessoria de imprensa da Vinci Airports confirmou ao AcreNews que a passagem de comando das operações do terminal aeroportuário de Cruzeiro do Sul, sob a responsabilidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para o grupo francês, acontecerá no próximo sábado (29).

A mudança ocorreu por conta do plano de privatização dos aeroportos pelo Governo Jair Bolsonaro. Do Acre, o Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul será o segundo a concluir os trâmites da privatização. A primeira troca, no estado, ocorreu nesta terça-feira (25) no Aeroporto Internacional de Rio Branco – Plácido de Castro. O grupo Vinci terá um contrato de 30 anos para operar as duas unidades.  

Segundo a empresa, “os dois aeroportos do Acre transportaram, ao todo, 413.121 passageiros em 2019, sendo 353.743 em Rio Branco e 59.378 em Cruzeiro do Sul”. A Vinci ressaltou ainda, via texto, que “o estado tem muito a ganhar em mobilidade com a melhoria da infraestrutura aeroportuária em suas duas maiores cidades”.

“Também haverá investimentos em adaptação de tecnologia e infraestrutura para tornar as operações mais eficientes e seguras e contribuir para melhorar a experiência dos viajantes (…) Além de investimentos na infraestrutura operacional, a VINCI Airports irá aplicar o seu plano de ação ambiental em ambos os aeroportos. O objetivo é reduzir as emissões de carbono e aprimorar a gestão de recursos naturais”, ressaltou.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas