Connect with us

ACRE

Em debate do Ministério do Meio Ambiente, Acre ganha destaque por avanços em políticas de redução do desmatamento

Publicado

em

Agência AC

O Acre ganhou destaque durante o debate sobre os avanços das políticas em Redução do Desmatamento e Degradação Florestal REDD+ no Brasil, direto do estande do Ministério do Meio Ambiente (MMA), na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP, na tarde desta sexta-feira, 5, na Escócia. O bate-papo foi transmitido ao vivo pelo canal do MMA no YouTube.

Devido ao pioneirismo do governo do Estado do Acre pela implementação do Sistema de Incentivos aos Serviços Ambientais (Sisa) que possibilitou as primeiras inciativas em REDD+ do país, a chefe do Departamento do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC), Francisca Arara, falou da construção de todo arcabouço jurídico com respeito às salvaguardas ambientais, que hoje serve de modelo para outros estados brasileiros aderirem a incentivos financeiros para pagamento por resultados em REDD.

Francisca Arara, que também representa o Comitê Global e Regional para Parcerias com Povos Indígenas e Outras Populações Tradicionais do GCF no Brasil, ressaltou a contribuição do Acre durante o Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Salvaguardas do MMA, na retomada do diálogo para definição dos indicadores e princípios de salvaguardas. Para saber mais, acesse aqui.

Francisca Arara falou da construção de todo arcabouço jurídico com respeito às salvaguardas ambientais Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Hoje temos dialogado de igual para igual. Não é mais com arco, nem flecha, mas com dialogo que lutamos para conquistar melhoria de vida de nosso povo. O Acre tem muito a contribuir para o restante do país com nossas experiências, casos de sucesso e também ajudar a destravar o sistema para que os benefícios cheguem para quem cuida da floresta respeitando as salvaguardas socioambientais”.

Participaram do debate, a moderadora e analista ambiental do Departamento de Conservação Florestal e Serviços Ambientais (SAS/MMA), Julie Messias, a diretora de instrumentos de gestão de Tocantins, Marli Teresinha dos Santos e o secretário executivo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso, Alex Marega.

Engajamento da mulher indígena na política

Na sequência, Francisca Arara, foi convidada a falar sobre o protagonismo das mulheres indígenas em espaços políticos. Ela contou um pouco de sua trajetória até alcançar notoriedade em espaços de representatividade a nível estadual, nacional e internacional.

Francisca Arara com a a moderadora e analista ambiental do Departamento de Conservação Florestal e Serviços Ambientais (SAS/MMA), Julie Messias Foto: Cedida.

“Me sinto privilegiada de estar hoje à frente de um cargo público na gestão do governador Gladson Cameli, no qual posso contribuir para o diálogo. Queremos levar melhoria de vida aos nossos parentes que permanecem cuidando da floresta e a política é uma ferramenta necessária e essencial. A mulher desempenha um papel importante nesses espaços políticos levando o olhar humano as causas sociais e ambientais com cuidado não somente aos indígenas, mas toda a população”.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas