Connect with us

ACRE

Em evento no Juruá, Gladson ressalta a importância do turismo para gerar empregos no Acre

Publicado

em

Fecomércio com o apoio Sebrae e do Governo do Estado está promovendo em Cruzeiro do Sul a campanha “Aqui tem Turismo – Turistando no Juruá” Fotos: Marcos Santos/Secom

Agência AC

O Sistema Fecomércio com o apoio Sebrae e do Governo do Estado está promovendo em Cruzeiro do Sul a campanha “Aqui tem Turismo – Turistando no Juruá”. O objetivo é fomentar o turismo na região melhorando a divulgação das belezas naturais e as condições de recepção dos turistas. Para isso foi convidado o biólogo e apresentador televisivo Richard Rasmussen para fazer uma palestra aos participantes.

Na abertura do evento, na noite desta segunda, dia 5, o governador Gladson Cameli deu as boas vindas aos presentes e fez um pronunciamento destacando a importância do turismo sustentável para a economia do Acre.

“Entendo que o turismo é uma das prestações de serviços que mais geram empregos e oportunidades no mundo. Envolve desde os taxistas que buscam os visitantes no aeroporto, passando pelos hotéis e restaurantes, até os barqueiros conhecedores dos caminhos dos nossos rios que levam os visitantes aos lugares mais distantes. Assim o turismo é uma fonte de riquezas que merece muitos investimentos do poder público”, disse o governador.

Gladson salientou ainda as peculiaridades do turismo no Juruá que envolvem saberes das culturas dos povos indígenas e ribeirinhos.  Fotos: Marcos Santos/Secom

Gladson salientou ainda as peculiaridades do turismo no Juruá que envolvem saberes das culturas dos povos indígenas e ribeirinhos.

“No Juruá não temos um turismo simplesmente de visitação às nossas belezas naturais, mas um turismo de autoconhecimento. A maioria daqueles que vem pra cá está em busca de novos conhecimentos e encontram essa luz de amor e cura com as plantas medicinais e com a sabedoria dos nossos povos da floresta. Temos 19 diferentes etnias indígenas no Acre e cada uma delas tem os seus próprios festivais de espiritualidade. Assim os nossos indígenas e ribeirinhos têm muito a oferecer para o mundo”, ponderou Cameli.

E finalizou:

“A nossa política de governo é promover e incentivar cada vez mais o turismo não só no Juruá, mas em todo o Acre. Porque o que temos a oferecer aos visitantes é inédito no nosso planeta. Temos a certeza que fomentando o turismo iremos gerar prosperidade para muitos acreanos”.

Previsão de crescimento do turismo no Acre

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, também ressaltou os aspectos econômicos das atividades turísticas.

“O turismo foi um dos setores mais prejudicados com a pandemia de Covid-19 que ainda não acabou. Mas estamos caminhando para que, em breve, possamos estar voltando à nossa normalidade. Isso acontecendo certamente a tendência do turismo é aumentar na nossa região que é rica em diversidade cultural e belezas naturais. Vamos trabalhar cada vez mais para vendermos uma boa imagem do Juruá para o mundo inteiro para recebermos turistas e gerarmos oportunidades à nossa população”, pontuou o prefeito.

A secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, também destacou o potencial turístico do Acre.

“São várias a profissões que se envolvem nesse trade turístico gerando oportunidades para muita gente e fazendo a nossa economia girar. No Acre nós temos a maior biodiversidade do mundo com várias aldeias indígenas e aqueles vêm nos visitar saem daqui transformados. São coisas que só existem no Acre e que são um grande chamariz para atrair turistas”, falou a gestora.

Eliane aproveitou o evento para lançar uma campanha para incentivar os servidores públicos a viajarem mais pelo estado.

“Com o Programa Viaja Mais Servidor queremos promover o turismo interno. Faremos uma busca ativa para reduzir as diárias de hotéis para os nossos funcionários públicos e criar outras vantagens que os incentivem a conhecer mais o Acre”, salientou Sinhasique.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Leandro Domingos, enfatizou que o Sistema Comércio continuará dando muita ênfase ao turismo interno com foco nas melhorias sociais. “O Sesc de Cruzeiro do Sul tem como objetivo promover lazer e cultura e bem estar. A Fecomércio atua para defender a Amazônia com desenvolvimento e melhores condições de vida para o nosso povo”.

Uma Amazônia diferente

Um dos maiores promotores do ecoturismo do Juruá na mídia nacional e internacional, Richard Rasmussen, falou da potencialidade turística do estado.

“Eu sou um cara que viajo o mundo inteiro e sei quais as experiências que os turistas estrangeiros podem encontrar no Acre. Temos que mostrar as belezas para o público do exterior, mas também para os brasileiros que precisam conhecer esse estado. O Acre revela uma Amazônia diferente com o etno-turismo que traz recursos para os povos da floresta fazendo com que a cultura e as tradições deles se mantenham vivas”, afirmou o biólogo.

Richard revelou ainda que tem trazido grupos de turistas ao Acre em busca de equilíbrio espiritual.

“As plantas medicinais e os conhecimentos tradicionais indígenas favorecem a experiência de se estar dentro de uma aldeia em sintonia com a natureza e consigo próprio. Isso é impagável, ou melhor dizendo é pagável e pode gerar prosperidade para muita gente que vive na floresta”, resumiu Richard.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas