Connect with us

ACRE

Estudo confirma que macacos achados agonizando no Acre tinham febre amarela

Publicado

em

Nesta quinta-feira (1) o Núcleo de Zoonoses da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) informou que a morte dos macacos guaribas, encontrados agonizando no interior do Acre, foi causada por febre amarela.

A partir da coleta do material biológico dos animais, o relatório parcial de Investigação enviado pelo Instituto Evandro Chagas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) mostrou que os primatas estavam com febre amarela.

SAIBA MAIS: Covid-19? Bando de macacos é encontrado agonizando com ‘falta de ar’ no Acre

O caso que aconteceu na zona rural de Plácido de Castro repercutiu em todo o Estado e diversas pessoas chegaram a apontá-lo como causa do novo coronavírus – o que também gerou suspeita entre os especialistas.

Uma nota técnica será divulgada pelo Ministério da Saúde dando esclarecimentos sobre o assunto e quais medidas devem ser tomadas pelas autoridades para evitar qualquer risco à saúde dos moradores da região.

Febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

Com informações da Fiocruz e do site AC24Horas. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

Detran define programação da Semana Nacional de Trânsito 2021

Publicado

em

Por

Agência AC

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) é realizada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Durante esses dias, ações serão desenvolvidas em todo o país com o objetivo de conscientizar os atores envolvidos no trânsito, na tentativa de diminuir o número de acidentes.

Em 2021, o Detran retoma as ações educativas presenciais. Foto: Arquivo Detran

De acordo com levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil aparece em 5º lugar no ranking de países recordistas em mortes no trânsito. Além disso, a OMS estima que 90% das mortes acontecem em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, ao passo que evidencia que esse grupo possui quase a metade dos veículos do planeta. Ou seja, é bem mais arriscado dirigir um veículo nesses países, principalmente se for uma motocicleta.

“As ações executadas pelo Detran durante a Semana Nacional de Trânsito continuam focadas nos eixos engenharia, fiscalização e educação, mas o objetivo fundamental é despertar nos condutores atitudes conscientes. Vamos promover debates e reflexões acerca da responsabilidade de cada um no trânsito”, explica Taynara Martins, presidente do Detran/AC.

Além disso, a Semana Nacional de Trânsito segue as recomendações previstas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Os acidentes de trânsito constituem a 9ª maior causa de mortes no mundo, com cerca de três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, segundo a Organização Mundial da Saúde.

PROGRAMAÇÃO

18/09 (sábado), 8h – Carreata em parceria com autoescolas (saída do Arena da Floresta);

19/09 (domingo), 8h – Cicleata (saída do Lago do Amor);

20/09 (segunda-feira), 8h – Solenidade de abertura da SNT, com autoridades e apresentação de esquete teatral e palestras voltadas para o tema (Auditório da OAB);

21/09 (terça-feira), 8h – Atividade da Educação de Trânsito em Sena Madureira: teatro nas escolas, blitz educativa nas vias principais;

Blitz Educativa na capital no Semáforo da Agroboi na Avenida Ceará;

22/09 (quarta-feira), 8h – Atendimento da Educação de Trânsito em Sena Madureira, levando teatro nas escolas e blitz educativa nas vias principais;

Blitz Educativa na capital (Semáforo Avenida Antônio da Rocha Viana X Dias Martins);

23/09 (quinta-feira), 8h – Escola Unidunitê e Instituto Águias do Saber (teatro infantil);

Blitz educativa (Semáforo da Avenida Getúlio Vargas, em frente a Biblioteca Pública);

24/09 (sexta-feira), 8h – Escola Águias do Saber e Escola SESC (teatro infantil);

25/09 (sábado), 8h – Encerramento com uma Motocicleata até a Arena da Floresta.

Continue lendo

ACRE

Alerta de temporais no Acre nas próximas horas e nesta quinta-feira

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Câmera ao vivo – Roberto Feres

Um boletim de urgência foi publicado, a pouco, pelo pesquisador Davi Friale, do Tempo Aqui, alertando para a possibilidade de temporais no Acre ainda nessa quarta-feira (15) e nesta quinta-feira (16).

“O tempo fica extremamente instável nesta quarta-feira e na quinta-feira, no Acre, em Rondônia, no Amazonas (sudeste, sul e sudoeste), em Mato Grosso (oeste e noroeste), na Bolívia (planícies) e no Peru (região de selva). A causa deste mau tempo que se aproxima é o encontro de pulsos úmidos do oceano Atlântico com uma fraca frente fria, originária da Antártica”, informou.

No prognóstico do pesquisador, “ventos de leste (úmidos) e de sudeste (polares e secos) poderão provocar fortes temporais nas próximas horas, a começar por Rondônia e leste e sul do Acre e, na sequência, também, o vale do Juruá, no oeste acreano, onde, as chuvas mais intensas deverão ocorrer na quinta-feira”.

“Portanto, as condições atmosféricas estarão favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, raios, ventanias, cujas rajadas, em alguns pontos, poderão passar de 70km/h, e queda pontual de granizo”, acrescentou.

O pesquisador aproveitou para lembrar que “tais temporais são pontuais, ou seja, podem ocorrer com forte intensidade num bairro e noutro, próximo, sequer chover. As condições de mau tempo, entretanto, estarão favoráveis a temporais em qualquer município do estado e das regiões vizinhas”.

“O calor intenso dos últimos dias, portanto, dará uma pequena trégua, mas não haverá frio nem, tampouco, friagem. Nesta quinta-feira, a temperatura máxima, em Rio Branco, Brasileia e outras cidades próximas, assim como em alguns municípios do centro e do oeste do Acre, deverá ficar abaixo de 28ºC”, comentou.

Por fim, Friale tornou a fazer um alerta aos acreanos. “Alertamos a população e as autoridades para a alta probabilidade de ocorrência de sérios transtornos à população do Acre e das regiões vizinhas, como queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos às edificações e inundação de ruas, além do perigo potencial dos raios, entre esta quarta-feira e a quinta-feira”, conclui.

Continue lendo

ACRE

Rio Branco bate novo recorde: a noite mais quente do ano foi registrada ontem

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga

A noite desta terça-feira (14) foi a mais quente do ano em Rio Branco. A informação foi repassada pelo pesquisador e meteorologista, Davi Friale, por meio do seu portal O Tempo Aqui. Com registro de 23,5ºC, a capital acreana bateu um novo recorde.

Fazendo um pequeno balanço da situação meteorológica, Friale citou que no quadro geral, no Acre, o tempo bom e seco, com sol e nuvens, mas bastante ventilado, predominou, mais uma vez durante todo o dia de ontem. “Ocorreram chuvas rápidas e pontuais em alguns municípios do estado”, completou.

Ele falou ainda sobre o novo recorde de calor alcançado nesta terça-feira. “A noite mais quente foi registrada ontem. No dia 14 de setembro, superou o recorde anterior de 23,1ºC, do dia 24 de agosto. Antes, o recorde era 23,0ºC, ocorrido em janeiro”, disse e completou: “Já no Estado destaque para os 37,8ºC, em Assis Brasil (SENAMHI), e 36,1ºC, no Parque Estadual do Chandless”.

PREVISÃO DO TEMPO

O tempo fica instável, com chuvas e possibilidade de temporais, vai predominar no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso (oeste e noroeste), na Bolívia (planícies) e no Peru (região de selva), nesta quarta-feira (15).

Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC;

Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 29 e 31ºC;

 Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 29 e 31ºC;

Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;

Tarauacá, Feijó e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;

Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 23 e 25ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

 Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia