ACRE
Friale diz que poderosa onda polar estacionará no Acre a partir de sexta-feira
Por Wanglézio Braga / Foto: Evandro Cordeiro
O pesquisador Davi Friale topou na rua com a nossa reportagem na tarde de hoje (06) e apelou: Faça uma campanha de agasalho! O motivo, segundo ele, é que na sexta-feira (10) o tempo muda radicalmente com a chegada de uma poderosa onda polar, cujas rajadas de vento poderão passar de 50km/h, em alguns pontos do Acre, inclusive, em Rio Branco.
“Neste dia, deverão ocorrer chuvas fortes, com raios, ventanias e eventual queda pontual de granizo, podendo causar transtornos à população, como queda de galhos e árvores, destelhamento de edificações e alagamentos de ruas, pois poderá chover acima de 40mm, em vários pontos do estado”, informou.
Segundo o pesquisador, essa intensa onda de frio polar atingirá, também, com forte intensidade, o sul e oeste de Rondônia, o sul e oeste do Amazonas, a região do Pantanal Mato-grossense, inclusive, Cuiabá, o sul e sudoeste de Goiás, as planícies da Bolívia e a região de selva do Peru. “Entretanto, em Porto Velho, ou seja, no norte de Rondônia, o frio não será intenso”, comentou.
“Portanto, serão várias noites com temperaturas baixas em boa parte do Acre e das regiões vizinhas. Os dias, porém, exceto a sexta-feira e o sábado, que deverão estar com o céu encoberto, serão, a partir do próximo domingo, com muito sol e baixa umidade do ar”, acrescentou.
Em Cruzeiro do Sul e nas demais cidades do vale do Juruá, as mínimas deverão oscilar entre 13 e 16ºC. Em Porto Velho (Rondônia), as menores temperaturas deverão ficar entre 15 e 18ºC e em Boca do Acre (Amazonas), entre 13 e 16ºC. “Assim, é importante nova “Campanha do Agasalho” a fim de atenuar o sofrimento das pessoas que não possuam agasalhos suficientes”, concluiu.
You must be logged in to post a comment Login