Connect with us

GOSPEL

Governador vai prestigiar culto desta sexta, um dos muitos até domingo, em comemoração aos 79 anos da Assembleia de Deus

Publicado

em

O governador Gladson Cameli confirmou que vai prestigiar na noite desta sexta-feira, 21, o culto em alusão ao aniversário de 79 anos da igreja Assembléia de Deus, ministério Rio Branco. Presidida pelo pastor Luiz Gonzaga, a denominação é a mais antiga do Acre. Uma vasta programação está sendo executada por toda essa semana, mas o quente da festa é hoje, amanhã e domingo.

Pastor Luiz Gonzaga, presidente da Assembléia de Deus Rio Branco

CONHEÇA A HISTÓRIA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO ACRE

O dia 23 de janeiro de 1943 foi oficializado como a data de fundação da Assembleia de Deus em Rio Branco. No entanto, pesquisas mostram que a semente da fé pentecostal chegou muito antes. A história centenária da Assembleia de Deus, atribui a sua fundação ao missionário Lars-Erik Samuel Nyström (Samuel Nyströn). Ao tratar da fundação da igreja em Manaus e em Rio Branco, o referido documentário afirma: “Quando auxiliava Gunnar Vingren na igreja em Belém, Samuel Nyströn foi enviado para Manaus, onde fundou a Assembleia de Deus no Amazonas, em 1º de janeiro de 1918. Ele abriu também um trabalho em Rio Branco (AC), retornando a Belém em 1922”.

Jonas e Simeia Borges, na Enciclopédia da Assembleia de Deus no Pará, confirmam as informações, ao dizer que “Samuel Nyström foi o introdutor da mensagem pentecostal no Amazonas e no extinto território Federal do Rio Branco [território Federal do Acre], atual estado do Acre.

Na biografia de Nyström, escrita por Samuel Nelson, lemos: “A vida missionária de Lars-Erik Samuel Nyström, se estendeu por trinta anos, de Norte ao Sul deste país, começando em Belém do Pará. Daí seguiu para Manaus, no Amazonas, onde abriu o trabalho. Passou por Rio Branco, no Acre, então um território federal. Após um ano e meio retornou ao Pará.

Jonas e Simeia Borges, na Enciclopédia da Assembleia de Deus no Pará, confirmam as informações, ao dizer que “Samuel Nyström foi o introdutor da mensagem pentecostal no Amazonas e no extinto território Federal do Rio Branco [território Federal do Acre], atual estado do Acre.

Na biografia de Nyström, escrita por Samuel Nelson, lemos: “A vida missionária de Lars-Erik Samuel Nyström, se estendeu por trinta anos, de Norte ao Sul deste país, começando em Belém do Pará. Daí seguiu para Manaus, no Amazonas, onde abriu o trabalho. Passou por Rio Branco, no Acre, então um território federal. Após um ano e meio retornou ao Pará.

Diversos depoimentos de irmãos de idade avançada, mostram que havia vários crentes oriundos das Assembleias de Deus em outros estados e territórios brasileiros, bem como outros que tinham aceitado a fé em Rio Branco, antes da organização da igreja em 1943. Segundo o pastor Eliseu Wanderley, hoje jubilado, mas que deu grande contribuição à igreja, juntamente com sua esposa, Idália Wanderley, o sogro dele, Júlio Mariano (in memoriam) foi batizado nas águas em 1939, o que indica haver um líder à frente do trabalho.

Os irmãos aqui mencionados, ratificam a afirmação de que havia diversos outros irmãos e que normalmente eram dirigidos cultos de pregação do evangelho. São eles: irmã Cleonice Bezerra de Morais, (batizada em 1945, por José Marcelino), seu esposo, diácono Fortunato Cassimiro de Morais (batizado em 1940, por Manoel Pirabas), Leila Rodrigues da Silva, batizada em 1946. Todos eles residiam em Plácido de Castro, mas periodicamente viam a Rio Branco e participavam das atividades, inclusive citam o nome de José Miguel, como responsável pelo trabalho.

Em muitos lugares onde houve a fundação de trabalhos evangélicos, ou trabalhos de outra natureza, não houve cuidado por parte dos fundadores, de se fazer anotações e registrar os acontecimentos. Isso tem dificultado muito a organização dos fatos históricos, porque, a maioria das buscas é feita por meio de investigação oral, razão pela qual as informações, muitas vezes falham, devido a perca da memória dos “arquivos vivos”.

Israel tinha isso como lei, e conseguiu guardar a palavra de Deus para as futuras gerações, como lemos: “Porque Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que a fizessem conhecer a seus filhos, para que a geração vindoura a soubesse, e os filhos que nascessem se levantassem e a contassem a seus filhos” (Sl 78.5, 6). Em Josué, lemos: “E Josué escreveu estas palavras no livro da Lei de Deus; e tomou uma grande pedra e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do Senhor” (Js 24.26).

Israel era orientado a guardar as palavras do Senhor, e manter viva na mente de seus filhos, os feitos do Senhor. Por isso Deus instituiu as festas, o sábado, e além disso, erigiam-se pedras e monumentos para fazer lembrar os feitos do Senhor, como lemos na passagem do povo de Israel pelo rio Jordão:

“E disse-lhes: passai diante da arca do Senhor, vosso Deus, ao meio do Jordão; e levante cada um, uma pedra sobre o seu ombro, segundo o número das tribos dos filhos de Israel, para que isto seja por sinal entre vós; e, quando no futuro vossos filhos perguntarem, dizendo: Que vos significam estas pedras? Então, lhes direis: que as águas do Jordão se separaram diante da arca do concerto do Senhor; passando ela pelo Jordão, separaram as águas do Jordão; assim que estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel”. (Js 4.5-7)

Como em Rio Branco, não houve esse cuidado, parte da história se perdeu. Contudo, sabe-se que às 18 horas do dia 25 de janeiro de 1943, ancorava no porto de Rio Branco uma embarcação, tocada à vapor, denominada Chatão Cuiabá. O barco conduzia nordestinos que se juntavam à linha de frente com os combatentes para defender a pátria com força bélica durante a segunda Guerra Mundial, pois era a borracha que mantinha economicamente o país. Ali estavam Luiz Firmino Câmara e Manoel Ribeiro Lima (genitor do pastor Luiz Gonzaga). O primeiro já era evangélico e costumava falar a Palavra de Deus onde quer que houvesse oportunidade. O segundo veio a se tornar crente e pastor, posteriormente.

Segundo o escritor Emílio Conde, Firmino Câmara escreveu para o presidente das Assembleias de Deus no Brasil, Missionário Nels Nelson, pedindo que enviasse um obreiro para organizar a igreja. Emílio Conde menciona os seguintes nomes que permeavam entre os crentes: Francisco de Paula Cavalcanti, Manoel Luiz e família, Porfírio Mesquita, Horácio Manoel de Oliveira e Irinéia Bernardino de Oliveira.

Firmino Câmara foi um incansável colaborador da obra de Deus no Acre, ao lado dos pastores José Marcelino da Silva, Emetério Bertoldo, Túlio Barros Ferreira e José Rodrigues Muniz. E foi ele, inclusive, que doou o terreno onde foi construído o primeiro templo da Assembleia de Deus em Rio Branco, situado na Rua Benjamim Constant, 76.

Sua família também teve grande destaque na obra do Senhor. Severo Câmara, um de seus filhos pastoreou a Assembleia de Deus em Senador Guiomard e em Brasileia. Seus filhos, pastor Samuel Câmara e Jônatas Câmara, são os presidentes das Assembleias de Deus em Belém – PA e em Manaus – AM.

Firmino Câmara foi um incansável colaborador da obra de Deus no Acre.

A pequena igreja foi bem aceita pela sociedade e pouco tempo depois já contava com mais de 30 novos crentes. Foi então que em meados de abril do mesmo ano foi alugada uma residência na Rua Benjamim Constant, para servir como casa de oração. Casa esta que tempos depois, com muitas lutas e dificuldades veio ser adquirida para uso exclusivo da Obra do Senhor.

[AD Rio Branco]

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GOSPEL

Jornalista José Carlos entrevista um dos mais ativos cantores gospel de Tarauacá, o Douglas Ro

Publicado

em

Por

Continue lendo

GOSPEL

Klev Soares, ex-vocalista do Quatro por Um, fará ‘turnê’ de uma semana em igrejas de Rio Branco

Publicado

em

Por

O cantor gospel Klev Soares, ex-vocalista da banda Quatro por Um, vai passar uma semana ministrando louvores em igrejas de Rio Branco. O pastor James Gomes, seu assessor no Acre, passou a agenda de apresentações dele, que começa dia 28, com essa data em aberto, passando por Catedral do Bosque, Wesleyana, terminando dia 5 de junho na MBCI, na avenida Antônio da Rocha Viana.

Confira a agenda:

QUEM FOI A BANDA QUATRO POR UM

Em 2002, a banda foi criada por Emerson Pinheiro, que se juntou aos amigos Valmir Bessa, Duda Andrade e Marcus Salles, para levar os jovens a ter um compromisso sério com a igreja através da música. Os quatro integrantes já eram bons músicos, e também já eram conhecidos no meio musical religioso por participação em trabalhos de vários cantores. A partir daí todos já tinham a certeza que já estava na hora de montar uma banda, e com a ajuda de Fernanda Brum e da gravadora MK Music, o grupo lançou o primeiro trabalho em 2003.

Entretanto, no ano de 2005, Emerson decidiu abandonar a banda devido a vários compromissos de shows e apresentações, o que acabou interferindo na vida pessoal com a esposa e a igreja. Em 2010, Marcus Salles também sai do grupo para investir em sua carreira solo. Klev Soares tornou-se o vocalista desde então.

Em 2010, lançaram o álbum Uma Voz, que marcou a estreia de Klev. Em 2013, lançaram seu primeiro álbum ao vivo, intitulado Nada é Impossível. Em fevereiro de 2015, a banda lançou o seu último disco, Deixa o Céu Descer. O baterista Valmir Bessa anunciou sua saída do grupo. Em dezembro do mesmo ano, Duda e Klev anunciaram o fim do Quatro por Um.

Continue lendo

GOSPEL

AMEACRE organiza Marcha Para Jesus 2022 em Rio Branco com André Valadão e Bolsonaro

Publicado

em

Por

A Marcha para Jesus em Rio Branco que este ano será realizada no dia 17 de junho, comemora 26 anos desde sua criação. Pelo fato de a pandemia do Covid 19 ter impedido que acontecesse as duas últimas edições, este ano, porém a AMEACRE – Associação dos Ministros Evangélicos do Acre estará organizando em conjunto com as igrejas evangélicas de Rio Branco o que se espera ser a maior de todas as edições já realizadas.

Com o objetivo de unir o povo de Deus em uma caminhada pelas ruas de nossa cidade, entoando louvores a Deus e impetrando bênçãos sobre as famílias acreanas, sobre nossos representantes públicos e autoridades diversas, a Igreja Evangélica tem se unido em torno de um bem comum: “interceder em Favor da Vida, da Família e da Liberdade”

Como é comum a participação de cantores Gospel, está confirmada a presença do cantor e pastor André Valadão e banda.

Segundo o Pr. Paulo Machado, um dos organizadores, ficou acertado extraordinariamente em reunião realizada no último dia 02/maio no Palácio da Alvorada, DF, a participação do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, que estará participando também nas marchas que ocorrerá em quase todas as capitais do Brasil.

A diretoria da AMEACRE tem se reunido com diversas Igrejas para estabelecer o roteiro que ficou definido assim: concentração no Parque da Maternidade, próximo ao terminal urbano, dirigindo-se pela Av. Ceará até a 4ª Ponte, subindo pela Av. Amadeo Barbosa até o Arena da Floresta, onde estará montado um palco de onde será ministrado louvores e a pregação da Palavra de Deus. Percurso não muito longo (aprox. 2,5 Km) dada a participação de idosos e crianças é maior nos últimos anos.

A organização da Marcha para Jesus 2022 convida a todos os pastores e líderes de igrejas evangélicas para participar de uma REUNIÃO GERAL a ser realizada no próximo dia 21 de maio às 08h30 (sábado) na sede da Igreja Ministério Filadélfia para as Nações, (apostolo Edgar), sito à rua General Vieira de Melo, 381 – Conj. N. Esperança – Floresta, ocasião em que será realizado os ajustes finais para a realização do evento.

Esse tem sido um evento muito salutar à família rio-branquense e a todo o estado do Acre.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas