Connect with us

ESPORTE

Hap-ki-do, uma das modalidades mais charmosas das artes marciais, começa a ganhar praticantes no Acre

Publicado

em

O hap-ki-do, modalidade esportiva das artes marciais, é, sobre os tatames, uma das mais recentes no Acre, mas também já muito apreciada. Foi trazida para o Estado pelo Grão-Mestre Noé Brito, 7º Dan de Hap-ki-do e 1º Dan de Taekwondo. Faixa Roxa de Jiu jitsu, pedagogo, psicanalista, criou a Federação Esportiva da modalidade por aqui. Noe, que é missionário, chegou no Acre em 2006, trazido pela JOCUM, com objetivo de propagar as boas novas e estabelecer a federação dessa tão charmosa modalidade.

A filosofia do Hap-ki-do consiste nas seguintes palavras propriamente ditas: “Hap“, união, “Ki”, energia interior e exterior, “Do”, significa caminho. “Hapkido” é: o caminho da união e da energia interior e exterior, ou seja: o caminho da paz de espírito.

O Hap-ki-do é uma arte marcial de defesa pessoal coreana. Surgiu com influência de vários estilos de lutas, entre as quais chinesas, japonesas e coreanas. Daí explica-se sua variedade de movimentos. No Hapkido usa-se uma grande variedade de técnicas, desde chutes baixos à altura da canela até chutes aéreos; socos, arremessos, lutas no solo, defesa de armas brancas e armas de fogo, torções nas articulações, imobilizações, acrobacias, dando mais ênfase a movimentos de torções projeções e quedas e fazendo o uso de golpes mais duros, mais secos, mais diretos. É atualmente considerada a arte marcial mais completa de defesa pessoal.

O Hapkido é uma arte marcial sul-coreana especializada em defesa pessoal, sua base também é muito usada nos exércitos pelo mundo todo, o aprendizado de técnicas de ataques e defesas de socos, chutes, rolamentos, projeções, escapes, esquivas, torções, alavancas, imobilizações em pé ou no solo, técnicas de alongamento e respiração, além de englobar técnicas com armas de diversos tipos como bastões, espadas, bengalas, facas, leques. Essa arte marcial também ensina seus praticantes a autodefesa com praticamente qualquer objeto, por ser uma arte capaz de se adaptar a qualquer adversário.

1 Comment

1 Comment

  1. Noé Brito

    2 de junho de 2021 at 15:37

    Excelente meu amigo Evandro Cordeiro!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESPORTE

Dever de casa: Rio Branco abre o returno com vitória sobre o Humaitá

Publicado

em

Por

O Rio Branco mostrou que tradição ainda precisa ser respeitada no futebol. Na noite desta quinta-feira,16, o Estrelão mostrou sua força e venceu o Humaitá por 1 x 0 na abertura do segundo turno do campeonato estadual.

O atacante Índio, estreante da noite, marcou o gol da vitória estrelada. Além da vitória o Rio Branco ainda quebrou a invencibilidade do time de Porto Acre.

Com a vitória, o time do técnico Marcelo Brás conseguiu os três primeiros pontos e segue firme em busca do título da temporada. O próximo jogo será contra o Atlético, em data a ser confirmada pela Federação.

Continue lendo

ESPORTE

Segundo turno do campeonato estadual começa nesta quinta-feira com rodada dupla

Publicado

em

Por

Três times, uma vaga e muita rivalidade. Este é o cenário do segundo turno do campeonato estadual de futebol que começa hoje, com rodada dupla.

Campeão do primeiro turno e já garantido na decisão, o Humaitá encara o Rio Branco FC, último dos quatro classificados para o returno. Ao Estrelão só a conquista do returno interessa, para garantir calendário para 2022. O técnico Marcelo Brás fará sua segunda partida no comando do time e vem com força máxima para o confronto. A partida está marcada para as 17 H, no Florestão, em Rio Branco.

Atlético x Galvez

Classificado para o mata mata da série D, o Galvez se reforçou para o returno, contratando quatro jogadores que estavam no São Francisco. O Atlético, que fez uma campanha ridícula na competição nacional, se apega na força do conjunto para iniciar a disputa. O confronto acontece as 19H no mesmo local do jogo anterior.

Continue lendo

ESPORTE

Galo perde trio para encarar o Imperador na abertura do returno

Publicado

em

Por

Na Marca da Cal / Foto: Manoel Façanha

O Galo Carijó para o confronto de estreia no returno do Campeonato Acreano 2021 terá a baixa de três jogadores. A lista começa com o meia Diego Costa. O atleta recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória apertada sobre o Rio Branco por 1 a 0, em jogo válido pela última rodada do primeiro turno. Outras duas ausências serão as do meia Ciel e do atacante Douglas. Os dois jogadores estão entregues ao departamento médico e não vão a campo nesta quinta-feira (16), às 19h, no estádio Florestão, para encarar o Imperador Galvez.

O técnico Zé Marco para o duelo contra o Imperador Galvez teve uma semana livre de trabalho para ajustar sua equipe. Fora da disputa da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D, o treinador comemorou a folga na sequência de jogos na temporada para recuperar a parte física dos jogadores.

Estreia

A respeito do jogo de estreia no returno diante do Galvez, ele explicou que os dois adversários se conhecem e que a concentração neste momento decisivo do torneio será importante. O treinador celeste acredita no equilíbrio técnico da partida e um detalhe pode ser fundamental para a definição do jogo.

Impedido

 O Galo Carijó segue impedido de contratar jogadores por decisão da Fifa em virtude de uma dívida com o Correcaminos-MEX.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia