Connect with us

POLÍTICA

Lançado pelo Governo nesta quarta, 15, programa itinerante para atender mulheres vítimas de violência

Patrulha Maria da Penha Itinerante, da PMAC, começou pelo Taquari nesta quarta-feira e tem por objetivo levar proteção a vítimas direto nas comunidades mais carentes de todo o estado

Publicado

em

Agência AC | Foto: José Caminha/Secom

Uma importante ferramenta de reforço no combate à violência contra as mulheres foi lançada nesta quarta-feira, 15, pelo governo do Estado. É a Patrulha Maria da Penha Itinerante, da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), que levará atendimento psicológico, jurídico e social até as comunidades, sobretudo aquelas mais vulneráveis, localizadas na periferia da capital e no interior do estado.

Ônibus da Coordenadoria Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar do Estado do Acre, parou na frente do Centro de Saúde Claudia Vitorino, no bairro Taquari. Foto: José Caminha/Secom

A primeira ação foi realizada nesta quarta, em frente ao Centro de Saúde Claudia Vitorino, na Rua Baguari, no bairro Taquari, um dos mais populosos de Rio Branco e considerado de alta incidência de violência contra mulheres.

Psicóloga Cleide Silva, da Patrulha Maria da Penha, em trabalho de distribuição de panfletos com informações sobre como proceder em caso de registros de violência doméstica. Foto: José Caminha/Secom

A partir de agora, e por tempo indeterminado, uma equipe com psicólogos e militares da Coordenadoria da Patrulha Maria da Penha estará, a cada 15 dias, em locais de grande movimentação, sejam próximos a centros de saúde, em centros comunitários ou em praças públicas, com um ônibus próprio para ouvir mulheres vítimas de violência doméstica e ampará-las com esclarecimento sobre direitos.

Segundo explica a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a tenente-coronel Alexsandra Rocha, muitas das vítimas nem sequer sabem como proceder para deixar de ser maltratadas por seus companheiros. Ou têm medo de sair de casa para procurar ajuda.

Coordenadora da Patrulha Maria da Penha, tenente-coronel Alexsandra Rocha, na primeira ação do programa itinerante, no bairro Taquari, nesta quarta-feira, 15. Foto: José Caminha/Secom

“É neste momento que entraremos com o Patrulha Maria da Penha Itinerante. O que sempre vemos é que muitas não sabem como proceder quando estão sofrendo violência. Algumas têm até medo de perder a casa, tendo de sair do lar, quando, na verdade, quem sai é o agressor. São esclarecimentos e procedimentos como esse que a mulher terá a oportunidade de receber, ao ser atendida no nosso ônibus”, explica Alexsandra Rocha.

Psicóloga Cleide Silva, da Patrulha Maria da Penha, atende casos de registros de violência doméstica. Foto: José Caminha/Secom

Conforme a subcoordenadora, a primeiro-tenente Priscila Siqueira, mais de 1.100 mulheres já foram atendidas pela Patrulha Maria da Penha desde a sua fundação, tendo sido gerados mais de 3.500 procedimentos. “E o que é melhor é que ao longo desse período não registramos nenhum crime de feminicídio entre as pessoas que estavam sob o amparo da patrulha”, ressalta a oficial da PMAC.

Policiais militares da Patrulha Maria da Penha em trabalho no bairro Taquari, nesta quarta-feira, 15. Foto: José Caminha/Secom

Informação e suporte

No bairro Taquari, o primeiro dia do Patrulha Itinerante teve como objetivo levar informação e atender, se fosse necessário, as mulheres que tinham ido fazer consultas na Unidade de Referência da Atenção Primária Claudia Vitorino, uma das mais movimentadas unidades de saúde de Rio Branco.

Ali, a psicóloga Cleide Silva, a terceiro-sargento Nayara Araújo e os demais policiais militares que compõem a coordenadoria especial estiveram distribuindo informações sobre como proceder em caso de violência doméstica e convidando as mulheres que eventualmente estejam sofrendo algum tipo de violência para uma orientação mais aprofundada com a psicóloga, no interior do veículo.

Sargento Nayara Araújo, da Patrulha Maria da Penha, em trabalho de conscientização de moradoras no bairro Taquari. Foto: José Caminha/Secom

A dona de casa A. G. L., de 42 anos, foi uma delas. Sob a condição de anonimato para a imprensa, mas completamente acessível para os profissionais da Patrulha Maria da Penha, ela narrou o seu caso para a equipe que prontamente tomou as providências, de acordo com a sua situação.

Mulher é atendida por piscóloga Cleide Silva no ônibus da Patrulha Maria da Penha, no Taquari. Foto: José Caminha/Secom

Pontua Nayara que o trabalho da Coordenadoria da Patrulha Maria da Penha possui um leque variado que vai desde as rondas nos endereços das vítimas, como medida protetiva, até o cumprimento de ações mais incisivas, como a prisão do agressor que descumprir a ordem da Justiça de manter-se afastado da vítima.

Patrulha Maria da Penha esteve no bairro Taquari na sua primeira edição itinerante, que se estenderá por toda a Rio Branco e pelo interior do estado. Foto: José Caminha/Secom

“Há casos em que o indivíduo chega a ser preso e passa a ser monitorado por tornozeleira eletrônica. Além disso, a vítima pode recorrer ao aplicativo Botão da Vida, que também está em pleno funcionamento e pode ser acionado a qualquer hora do dia ou da noite, tendo essa mulher o socorro imediato de nossas equipes”, destaca a sargento.

Conforme Alexsandra Rocha, a previsão é de que, em breve, depois de Rio Branco, a Patrulha Maria da Penha Itinerante também alcance as cidades do interior. “De qualquer modo, independentemente desse serviço tão importante, pedimos que as pessoas denunciem as agressões, sejam elas de cunho físico, moral, psicológico ou sexual”, conclama a coordenadora.

Coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a tenente-coronel Alexsandra Rocha, em atendimento no ônibus da instituição. Foto: José Caminha/Secom

No Brasil, as ligações podem ser feitas de todo o país, gratuitamente, de qualquer telefone fixo ou celular, pelo número 180. Os dias de atendimento são de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados. Mas há ainda o 190 do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública, que opera em regime de 24 horas sem distinção de feriados ou fins de semana.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Futshow: Com torcidas dando espetáculo, Assis Brasil encerra municipal de futsal

Publicado

em

Por

Com charanga, bandeiras, mascotes é muita, mas muita festa, o campeonato municipal de futebol de salão de Assis Brasil terminou ontem, depois de três se meses de competição. Mas não foi qualquer encerramento não. Os finalistas, Sabiá F.C. e Independência tiveram uma reforço extra na partida realizada ontem a noite. Nas arquibancadas as torcidas das duas equipes foram o diferencial da noite. Não tinha como não se envolver, se empolgar. E dentro da quadra os jogadores corresponderam. No tempo normal a partida terminou empatada em 5×6, com destaque para o ala Lukinha, que marcou cinco gols.

A arbitragem ficou sob a responsabilidade dos experientes Josimar Almeida e Rosiane Amorim, da Federação Acreana de Fustal.

O campeão foi conhecido na cobrança das penalidades e o herói foi o goleiro Sávio, do Sabiá FC, que defendeu duas cobranças garantindo o título, a festa a premiação de R$ 3.200,00 para o campeão. ”Essas torcidas deram um show. Isso nos motiva a continuar investindo no esporte. Esse povo estava sem futebol de salão desde 2013 quando o ginásio foi fechado para reforma. Quando a gestão quer fazer, faz, e vimos essa prova aqui hoje. Parabéns ao Jerry e a todos que ajudaram a organizar essa festa”, disse o deputado federal Léo de Brito, que participou do evento.

Uma noite para ficar na história

Quem assistir a live da partida, transmitida ao vivo nas redes sociais da prefeitura vai concordar que a noite de ontem vai ficar na história do esporte da tríplice fronteira. Ginásio lotado, rivalidade sabia dentro e fora da quadra e um final que parecia roteiro de cinema. O prefeito Jerry Correia agradeceu o empenho de toda a equipe que atuo na organização, aos apoiadores e disse que esse foi apenas o primeiro de muitos campeonatos que irão acontecer futuramente. “ Teremos ainda competições para as mulheres, a criançada e também os veteranos. Um saldo positivo desses mostra que investimos na área certa. Quero aqui agradecer todos, indistintamente, que ajudaram a tornar realidade esse momento. O povo de Assis Brasil precisava voltar a sorrir a elevar sua alto estima e hoje vimos isso aqui. Muito obrigado, de coração”, disse o prefeito.

O campeonato em números:

8 equipes

120 atletas

40 dias de competição

304 gols marcados

Com informações O Alto Acre.

Continue lendo

POLÍTICA

Rio Branco estuda compra de ônibus elétricos e Bocalom recebe apresentação da Mercedes-Benz

Prefeito Tião Bocalom participou de uma reunião online com engenheiros da fabricante nesta sexta (22)

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, no Acre, informou em nota que pretende renovar a frota de ônibus na capital e estuda a aquisição de veículos elétricos.

Na tarde desta sexta-feira, 22 de outubro de 2021, o prefeito Tião Bocalom participou de uma reunião online com engenheiros da Mercedes-Benz, que anunciou recentemente sua primeira iniciativa em mobilidade elétrica para o transporte público no Brasil.

Na ocasião, o engenheiro Mike Munhato explicou ao prefeito que a montadora alemã apresentou o chassi de ônibus elétrico que está sendo desenvolvido no país e terá início de vendas em 2022.

Conforme noticiado pelo Diário do Transporte, a fabricante lançou o chassi elétrico eO500U em agosto deste ano. O produto foi desenvolvido no Brasil e será fabricado na planta de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Após a reunião, a Prefeitura informou, em nota, que “a modalidade de transporte 100% ecológica, permanecerá no radar da prefeitura para estudos de viabilidade futura”.

Durante o encontro com os técnicos da Mercedes-Benz, Tião Bocalom, reafirmou o compromisso de revitalizar a frota de veículos para fortalecer o transporte coletivo na capital.

Depois de reduzir o preço da tarifa de ônibus o gestor está com a decisão de implantar um novo modelo de transporte público.

“Veja bem, para uma cidade se desenvolver plenamente, o transporte coletivo precisa ser de boa qualidade. Nós estamos trabalhando, toda equipe, para avançarmos nessa linha. Já reduzimos a passagem de ônibus para R$ 3,50, mas isso não é suficiente. A população precisa de novos ônibus, nossa frota está envelhecida, e outra, o transporte elétrico é uma tendência mundial. Iniciamos uma primeira conversa com os engenheiros da Mercedes-Benz e vamos avançar com essa pauta”, disse Bocalom.

O superintendente da RBTrans, Anízio Alcântara, disse que a autarquia já está analisando meios de viabilizar a compra de novos ônibus.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Continue lendo

POLÍTICA

Acompanhado do prefeito Mazinho, Petecão é homenageado pela CBF e ganha camisa do Tite

Publicado

em

Por

Acompanhado do prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (ainda MDB), o senador Sérgio Petecão recebeu da direção da CBF, a Confederação Brasileira de Futebol, uma camisa da Seleção Brasileira com seu nome e o número 2 e aproveitou para posar ao lado do técnico Tite.

Pré-candidato a governdor, Petecão participa na capital fluminense de um encontro nacional do seu partido, o PSD.

“Tive a grata surpresa de ser homenageado pela Confederação Brasileira de Futebol. A maior entidade do futebol brasileiro reconheceu o nosso trabalho de apoio e incentivo ao esporte no Senado. Recebi uma camisa oficial da nossa seleção personalizada com o meu nome. Diz aí se o Petecão não bate um bolão?”, disse Petecão em suas redes sociais.

Com informações Notícias da Hora.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia