Connect with us

POLÍTICA

Márcia Bittar pega a estrada para iniciar a própria carreira na política; ela fala ao AcreNews sobre tudo – ou quase tudo

A professora, que passou os últimos 30 anos coordenando as campanhas vitoriosas do hoje senador Márcio Bittar, agora colocou seu nome à disposição do povo acreano

Publicado

em

Evandro Cordeiro, especial para o AcreNews

Andar pelo Acre não é nenhuma novidade na vida da professora Márcia Espinosa Bittar, a longilínea mulher do senador Márcio Bittar (MDB). Em 30 anos coordenando as campanhas vitoriosas do companheiro, ela conhece o Estado de ponta a ponta, como pouca gente. A diferença está no objetivo da andança atual. Ela arrumou a mutuca e partiu Acre a dentro ouvindo as pessoas sobre sua obstinação em ajudar o Estado agora, quem sabe, com um mandato – e de senadora.

Mais magra, praticando esportes como o ciclismo e caminhadas em trilhas, e mais carola do que nunca, com sua fé em Deus pulsando o coração, ela sentou um instante para responder às curiosidades das pessoas, por meio de perguntas elaboradas pela reportagem do AcreNews, que, partir de hoje, reservará um espaço todos os sábados para os potenciais concorrentes ao Senado. Ela abriu o coração, aqui entre nós. Falou sobre Márcio, sobre os filhos, divagou o futuro e pediu licença para reservar alguns assuntos. Respeitamos.

Então vamos lá, curiar a vida de uma das fortes concorrentes ao Senado nas eleições de 2022 no Acre?

AcreNews – Como vai a vida, professora Márcia Bittar?

Márcia Bittar – Nas graças de Deus, querido Evandro Cordeiro.

AcreNews – Em 30 anos de militância política, quantas vezes a senhora andou pelo Acre? Quantas voltas foram dadas ao redor desse Estado?

Márcia Bittar – Fizemos caravanas de duas a três vezes por ano. Ao total, perdi as contas do quanto rodamos o Acre. Conhecemos cada pedaço dessa terra.

AcreNews – Como surgiu a ideia de colocar seu nome para a pré-candidatura ao Senado, uma vez que sua atuação na política sempre foi nos bastidores?

Márcia Bittar – Em uma demonstração de sabedoria e maturidade política, o presidente Bolsonaro decidiu fortalecer a sua bancada de apoio no Senado. Isso é a forma inteligente de ter o apoio necessário para as suas medidas, que certamente irão oxigenar a economia, gerar empregos e crescimento econômico. Não podemos parar com as grandes transformações pelas quais estamos passando desde 2019.

Há muito ainda por se fazer. Inúmeras reformas essenciais ao povo brasileiro ainda pautarão o debate nacional. É evidente que o presidente precisa de um bloco maior e mais coeso que o permita governar sem a vil perseguição implacável que sofre diariamente. Daí nasce o convite para que, com ele, eu saia candidata ao Senado. Minha resposta a essa missão foi somente bater continência.

AcreNews – Onde o senador Márcio Bittar entrou nessa história?

Márcia Bittar – Foi Márcio quem me apresentou ao Bolsonaro e apadrinhou essa pré-candidatura.

AcreNews – Que ideia tem na sua cabeça capaz de chamar a atenção de 200 mil eleitores, uma vez que em 2022 só haverá uma cadeira a ser disputada?

Márcia Bittar – Quero ajudar, quero contribuir para o Estado que me recebeu de braços abertos. Foi nessa terra abençoada onde construí minha família, fiz amigos e amadureci. Aprendi com o Márcio a fazer política. Ele é minha inspiração pelos nobres ideais e valores que tem no coração.

AcreNews – A senhora é Bolsonarista?

Márcia Bittar – Estamos com o presidente Bolsonaro pelas bandeiras que ele defende: Deus, Pátria, família, liberdade econômica, democracia e tradição nos costumes. Como não amar um presidente que trata os acreanos com tanto carinho e atende as demandas do povo que o Márcio representa?

AcreNews – Quais papéis terão Bolsonaro e Márcio Bittar em sua pré-candidatura?

Márcia Bittar – São meus padrinhos políticos, o Senador e o Presidente.

AcreNews – A senhora eleita senadora vai ser bom para o Acre em que sentido? Quais bandeiras seu gabinete vai balançar?

Márcia Bittar – Entendo que precisamos reformar e avançar. Destravar leis ambientais para desencadear o crescimento econômico. São leis que engessam e oprimem as pessoas com o desemprego, o desalento, a falta de acesso à Saúde e à Segurança. Precisamos ser independentes, crescer, produzir e vender.

Quero também entrar forte na discussão nacional em prol de um verdadeiro salto de qualidade na educação. Precisamos de uma profunda reforma educacional. Não podemos aceitar ver nossos jovens sendo cooptamos por facções criminosas sem ter tido a oportunidade de aprender uma profissão ou estudar adequadamente. A presença da criminalidade cercando as escolas pode ser vista e lida nas pichações em seus muros. Vamos ficar de braços cruzados assistindo essa abominável tragédia?

Vamos aceitar que nossos alunos cheguem ao final do ensino médio sem preparo necessário para competir no mercado de trabalho? Estudiosos da educação apontam saídas: investir nas primeiras séries da vida escolar; investir em formação de professores. Devemos retomar bons valores na escola, disciplina, foco, atenção, respeito, ordem e hierarquia. Não há aprendizagem decente sem esses fundamentos. Retornar ensino técnico de alto nível, cursos profissionalizantes, vou me dedicar ao tema vital da educação.

São várias as discussões e bandeiras que me fazem percorrer o Estado e levar mensagens positivas, apontando os gargalos e possíveis soluções.

AcreNews – Desde muito jovem sua vida aconteceu entre Rio Branco e o Vale do Iaco, em Sena Madureira. Ao noticiar sua provável candidatura para amigos dessa região, qual foi a reação deles?

Márcia Bittar – Sena Madureira é uma cidade querida e hospitaleira, que me recebeu de braços abertos e com muito carinho. Vivi muitas histórias por ali. Aprendi a ser mulher forte e destemida com o exemplo das bravas mulheres acreanas. Sou recebida com carinho, amor e aconchego por onde passo. A recíproca de amor é verdadeira.

AcreNews – Seus filhos estão envolvidos nesse projeto?

Márcia Bittar – Esses dias disse ao Márcio: “você me deu filhos maravilhosos”. Agradeço a Deus todos os dias pelas bênçãos.

AcreNews – Como seria sua campanha. A senhora já fantasia os três últimos meses, por exemplo?

Márcia Bittar – Quero nessa campanha fazer homenagem a Deus e às famílias acreanas. E para encerrar essa entrevista, peço que Deus, em sua infinita misericórdia, nos abençoe e nos guarde nos livrando dos perigos, amém!

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Prefeitura de Mâncio Lima também é notificada por ultrapassar limite de despesa com pessoal

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

O prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima (PT), foi notificado via Tribunal de Contas do Estado (TCE) por ter ultrapassado, em tese, o Limite Prudencial de Despesa com Pessoal, no segundo quadrimestre deste ano. A notificação foi publicada na edição de hoje (27) no Diário Eletrônico de Conta.

O relator escolhido para o processo foi o conselheiro Antônio Messias que citou na notificação que os “resultados apresentados têm por base os dados enviados ao SIPAC/TCE pelo Poder ou Órgão responsável. As informações apresentadas serão ainda analisadas pela Diretoria de Auditoria Financeira e Orçamentaria (DAFO), sem prejuízo das ações fiscalizatórias que serão procedidas por este Tribunal de Contas para as providências necessárias”.

No quadro a seguir é possível verificar os limites de Despesas com Pessoal, valores e porcentagem informada pela gestão petista em Mâncio Lima junto ao TCE. Veja:

NOTIFICAÇÃO EM TARAUACÁ

Como publicado mais cedo pelo AcreNews, a prefeita de Tarauacá, Maria Lucinéia (PDT), também foi notificada pelo Tribunal de Contas. Neste caso, o limite ultrapassado com despesa com pessoal é referente ao 2° Quadrimestre de 2021.  A gestora ainda não se manifestou sobre o assunto.

Continue lendo

POLÍTICA

TCE notifica a prefeita de Tarauacá por ter ultrapassado limites de despesas com pessoal

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga/ Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) expediu alerta à prefeita de Tarauacá, Maria Lucinéia (PDT), por ter ultrapassado o Limite de Prudencial de Despesa com Pessoal. O Termo de Notificação foi publicado na edição de hoje (27) do Diário Eletrônico de Contas.

Segundo o documento, o limite ultrapassado com despesa com pessoal é referente ao 2° Quadrimestre de 2021. “Assim, fica o gestor ciente de que está sujeito às vedações estabelecidas no art. 22, parágrafo único da Lei Complementar nº 101/00, de 4 de maio de 2000, com vistas a evitar o cometimento de impropriedades em sua gestão fiscal”, diz trecho da notificação.

Para manifestar a notificação, o TCE analisa os resultados da base de dados de um sistema (SIPAC) que é de responsabilidade do tribunal mais que os gestores ou órgãos públicos alimentam com dados.

No caso das contas de Lucinéia, o TCE informou que as informações apresentadas serão analisadas pela Diretoria de Auditoria Financeira e Orçamentária (DAFO), “sem prejuízo das ações fiscalizatórias que serão procedidas por este Tribunal de Contas para as providências necessárias”.

A reportagem do AcreNews tentou contato com a prefeita bem como a sua assessoria de imprensa, mas não obtivemos êxito

Continue lendo

POLÍTICA

Acreanos indicados ao Oscar da política terão até quinta-feira para ampliar votos

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Na próxima quinta-feira (30) termina o prazo para que os deputados federais do Acre que foram indicados ao “Prêmio Congresso em Foco”, considerado o Oscar da Política Nacional, amplie suas popularidades por meio de votos. O consagrado prêmio prestigia os melhores parlamentares do ano durante os trabalhos no Congresso Nacional.

Na semana passada, a organização do evento divulgou a última parcial computando 1.360.904 votos. Da bancada acreana, nenhum senador foi indicado ao prêmio. Já dos deputados federais, a lista é composta por Perpétua Almeida (PCdoB) , Léo de Britto (PT), Jesus Sérgio (PDT), Vanda Milani (Solidariedade), Alan Rick (DEM) e Mara Rocha (PSDB).

Veja a quantidade de votos que eles já receberam e suas respectivas posições no ranking:

Perpétua Almeida 37° posição (2.468 votos).

Alan Rick 96° posição (668 votos).

Léo de Britto 107° posição (603 votos)

Mara Rocha 254° posição (110 votos).

Vanda Milani 261° posição (100 votos).

Jesus Sérgio 288° (79 votos).

No quadro geral, aparece em 1° lugar Marcelo Freixo (PSB-RJ), em 2° Alessandro Molon (PSB-RJ), em 3° Luiza Erundina (PSol-SP), em 4°Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e em 5° a deputada Sâmia Bomfim (PSol-PS).

Os vencedores serão conhecidos em cerimônia no dia 21 de outubro. Neste ano, estarão além dos melhores da Câmara e do Senado outras três categorias especiais: “Defesa da Educação” e “Clima e Sustentabilidade” e “Mulheres na Política”.

Segundo o Congresso em Foco, “os parlamentares considerados aptos àqueles que não são investigados por suspeita de práticas criminosas, nem respondem a ações penais ou de improbidade administrativa (…) A lista foi definida com base em critérios técnicos, como posição em votações, proposições legislativas apresentadas, discursos e participação em comissões temáticas.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia