GERAL
Ministério Público do Acre participa de sessão solene sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), representado pela procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, participou, nesta quinta-feira, 3, de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril.
“Não podemos deixar passar desapercebido o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, devido à sua grande relevância, parabenizando a Assembleia Legislativa e aos autores do requerimento pela realização dessa sessão solene, deputados Pablo Bregense e Luiz Gonzaga. Esse é um momento oportuno para reflexão sobre os grandes desafios enfrentados pelas pessoas com autismo e suas famílias, e para promovermos, também, um chamado à ação de todas as instituições e da sociedade para construirmos juntos um mundo mais justo e inclusivo”, disse.
A procuradora também destacou que o tema é prioridade para o MPAC, tanto que foi criado ainda em 2022, na primeira gestão do Dr. Danilo Lovisaro, um grupo de trabalho para atuar nessa temática, o GT-TEA, visando fortalecer a rede e garantir a defesa dos direitos das pessoas com autismo.
Ela acrescentou, ainda, que esse Grupo que era temporário tornou-se permanente em 2024, por Ato do PGJ, com atuação em todo o Estado. A procuradora esclareceu que o GT-TEA, além de suas muitas atividades, por meio da sua a coordenadora procuradora de Justiça Gilcely Evangelista, produziu a Cartilha “Lugar de Autista é em todos os Lugares”, e neste ano de 2025 já foi lançada a sua 2ª Edição.
A sessão solene contou com a presença de autoridades, profissionais da área da saúde, representantes de entidades ligadas ao tema e familiares de pessoas com TEA.