Connect with us

SAÚDE

No Acre, pessoas privadas de liberdade começam a ser vacinadas nesta segunda-feira (31)

Publicado

em

Por Agência AC/ Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

Seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde (MS), o Acre iniciou nesta segunda-feira, 31, a vacinação contra a Covid-19 da população privada de liberdade, nas unidades prisionais do Estado.

Só para Rio Branco, foram destinadas, nesta primeira fase, 1.140 doses da vacina Astrazeneca, distribuídas igualmente entre a unidade Francisco de Oliveira Conde (FOC), Antônio Amaro Alves e Unidade Prisional Feminina (UPF). Estão sendo vacinados primeiramente reeducandos com idade a partir de 38 anos, com prioridade aos que portam algum tipo de comorbidade.

Os presos vacinados nesta primeira fase serão os que portam alguma comorbidade, com idade a partir de 38 anos. Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

Participam do processo de vacinação servidores públicos da unidade de saúde prisional, entre eles enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de estagiários voluntários do curso de enfermagem da Uninorte.

“Hoje estamos iniciando o processo de vacinação em Rio Branco, mas todas as unidades serão alcançadas. No interior, a disponibilização das doses para vacinação ficará a cargo das prefeituras e terá o apoio do sistema penitenciário. Pretendemos alcançar, nesta primeira fase, todo o grupo prioritário de reeducandos e o restante da vacinação deverá acontecer na medida em que forem chegando mais doses”, explicou a chefe da Divisão de Saúde Prisional, Ingrid Suárez.

Ingrid Suárez é chefe da Divisão de Saúde Prisional do Iapen. Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

A população carcerária entra no Plano Nacional de Imunização (PNI) como grupo prioritário por corresponder a um dos públicos mais vulneráveis em relação à Covid-19. Por viverem em ambiente insalubre e por questão de espaço, é difícil estabelecer algum controle ou distanciamento social entre os indivíduos dentro das unidades.

Segundo levantamento do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), já foram contabilizados 286 casos de infecção por coronavírus e quatro óbitos de pessoas privadas da liberdade. O saldo é considerado positivo para o sistema que, atualmente, conta com aproximadamente 3.400 reeducandos reclusos, só no complexo penitenciário de Rio Branco.

O complexo penitenciário de Rio Branco possui aproximadamente 3.400 reclusos. Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

Desde o início da pandemia, além da suspensão dos horários de visita durante a fase crítica da doença, o Instituto também tem atuado de forma preventiva, a fim de evitar a expansão de casos da doença nas unidades. Assim que ingressam no sistema, os novos reeducandos passam por processo de desinfecção e ficam isolados, em quarentena. Testes rápidos e de swab também são disponibilizados pela Secretaria de Saúde sempre que necessário.

“Estou aqui há dois anos cumprindo pena em regime fechado. Fui um dos que foram diagnosticados com Covid-19 e recebi todo o tratamento, até ficar saudável. Para nós, que vivemos agrupados, a notícia da vacinação traz um alívio e ainda a esperança de poder receber nossos parentes com maior segurança. Senti os efeitos da doença, mas graças a Deus tudo correu bem e não precisei de internação”, contou Luiz Ferreira, de 27 anos.

Luiz Ferreira cumpre pena na unidade de regime fechado há pelo menos dois anos. Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

SAÚDE

Saúde estadual detalha morte de indígena pela Síndrome Respiratória Aguda

Publicado

em

Por

A morte da criança de iniciais R. N. K. A. K., indígena, de 1 ano de idade, vítima da síndrome respiratória aguda grave, foi explicada em detalhes pela Secretaria de Saúde do Acre. Segundo nota, assinada pela Coordenadora Interina da Regional de Saúde do Juruá/Tarauacá e Envira, Carina Valesca Lima, a criança foi internada no Hospital Regional do Juruá no dia 24 de junho de 2022, às 18h11min, encaminhada da Casas de Apoio à Saúde Indígena de Feijó.

“Foi diagnosticada com bronquiolite, apresentando sintomas de taquicardia, taquipneia, febre, tosse, diarreia e com saturação 86%. Durante a internação, estava respirando com suporte de oxigênio por meio da máscara de venturi, saturando nessa condição 96%. Fez uso de antibióticos, corticoides e antivirais. Foi realizado teste para Covid, com resultado negativo”, explica a nota.

Segundo a Sesacre, no dia 26 de junho, a criança apresentou piora no quadro clínico e foi encaminhada para a sala de emergência, onde recebeu a assistência necessária e, após melhora, retornou à clínica médica.

“No dia 29 de junho, no período noturno, o quadro clínico voltou a se agravar e a criança foi encaminhada para UTI, por volta de 22h. Na UTI, foi entubada pelo médico pediatra. Mas, infelizmente, sofreu duas paradas cardíacas e veio a óbito”, diz. (Com informações da Contilnet)

Continue lendo

SAÚDE

Gladson sanciona auxílio saúde para servidores da saúde do ISE

Publicado

em

Por

O governador do Estado, Gladson Cameli, sancionou o Projeto de Lei (PL) que Altera a Lei nº 2.179, de 9 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Quadro de Servidores do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE).

A mudança ocorre para os servidores do ISE terem direito ao Auxílio-Saúde que será concedido aos integrantes do cargo de agente socioeducativo no valor de R$ 422,39.

Em virtude das alterações promovidas pelo art. 1º desta lei, fica transformada em Auxílio-Saúde a Etapa Alimentação de que tratam o art. 20, inciso IV e o art. 24, ambos da Lei nº 2.179, de 2009. Farão jus ao auxílio-saúde de que trata o art. 2º desta lei, os servidores efetivos administrativos do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre – ISE.

Continue lendo

SAÚDE

URGENTE | Covid volta a avançar no Acre com mais de 400 exames positivos nas últimas 24h

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 427 novos casos de coronavírus nesta quinta-feira, 30, de junho. O número de infectados é de 126.195 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 331.899 notificações de contaminação pela doença, sendo que 205.667 casos foram descartados e 37 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 123.131 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 6 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Nenhum óbito foi notificado nesta quinta-feira, 30, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.004 em todo o estado.

Sobre os casos de covid-19 no estado, acesse:
BOLETIM_AC_COVID_30_06_2022_PARCIAL

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:
http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos

[Agência Ac]

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas