POLÍCIA
No Bahia Nova, ex-detento é preso com escopeta e entorpecentes

Foto: Reprodução
Uma ação de Policiais Militares do 1º Batalhão resultou na apreensão de uma arma de fogo, munições e entorpecentes. O alvo dos policiais foi uma residência, na Travessa Estrela, Bahia Nova, região da Sobral.
No local, os PMs apreenderam uma escopeta de repetição com cinco munições intactas. Na mesma ação quase 180 trouxinhas de substâncias entorpecentes foram apreendidas.


O nome do preso não foi divulgado pela Polícia Militar.
POLÍCIA
Para potencializar ações das forças de segurança do Acre e Bolívia, Sejusp institui Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira Internacional

Em ato solene, realizado na manhã desta quinta-feira, 26, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) instituiu, por meio de resolução, o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira Internacional – GGIF-I, entre Brasil e Bolívia. O governador Gladson Cameli prestigiou o evento, que aconteceu na sede da pasta e foi conduzido pelo titular da Sejusp, coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos.
Ao desejar boas-vindas aos representantes das forças policiais da Bolívia e Peru (estes participaram como ouvintes) e saudar todos presentes, o governador destacou a importância da integração entre as instituições de segurança dos dois países na proteção da fronteira. Na oportunidade, Gladson Cameli lembrou da expressiva redução do índice de homicídios, no estado do Acre, nos últimos três anos.
O secretário Paulo Cézar, durante a abertura do evento, apontou como relevante a implantação do GGIF-I, cujo objetivo é coordenar todas as ações de segurança transfronteiriça envolvendo o Brasil, no âmbito do território acreano, e a Bolívia, abrangendo toda a região de fronteira, em consonância com a Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras – ENAFRON.
De acordo com a resolução da Sejusp, o Gabinete instalado é um fórum colegiado, de caráter deliberativo, consultivo e executivo, que opera por consenso, sem hierarquia, respeitando a autonomia das instituições que o compõem, devendo manter boa relação entre os países e instituições envolvidas, buscando a integração para a melhoria da segurança e a qualidade de vida dos habitantes da faixa de fronteira.
Durante o mesmo ato, aconteceu a reunião de avaliação das operações das forças-tarefas deflagradas pela Sejusp no Alto e Baixo Acre, no período de 05 de abril a 23 de maio de 2022, cujos resultados apontam expressiva redução da violência nas duas regiões, comparando-se com os três meses anteriores. A reunião de avaliação foi conduzida pelo diretor de Operações da Sejusp e pelo coordenador do GEFRON-AC, respectivamente, os coronéis Ulysses Araújo e Glayson Dantas.
Da solenidade, além do governador do estado e do secretário Paulo Cézar, participaram os representantes de todas as forças pertencentes ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), do Ministério Público estadual, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Agência Brasileira de Inteligência, o comandante departamental da Polícia Nacional do Peru, general Luis Alberto Cotrina, o assessor especial da XV REGPOL Madre de Dios– PERU, major Oscar Daniel, e o comandante departamental de Pando da Polícia Nacional da Bolívia, coronel Edwin Félix, de Pando
POLÍCIA
Mais um plano de fuga do presídio de Rio Branco é frustrado

A Polícia Penal do Acre realizou durante toda esta quinta-feira, 26, uma operação no pavilhão “K” da Unidade de Regime Fechado nº 1, localizada no Complexo Penitenciário de Rio Branco. O objetivo principal foi encontrar materiais ilícitos que seriam utilizados durante uma possível fuga de presos. A ação foi motivada pelo trabalho de investigação dos policiais, que descobriram o plano de fuga dos detentos.
Durante a operação, que contou com a participação do Canil do Complexo e da Unidade de Monitoramento Eletrônico de Presos (Umep), os policiais apreenderam escadas e cordas artesanais e estoques que seriam utilizados em caso de possível confronto entre presos e policiais. Os materiais foram encontrados nas celas 09, 10, 14, 15 e 17, que juntas somam um total de 35 presos.
Diante da situação, um procedimento disciplinar foi instaurado para a apuração dos fatos e determinação da devida sanção a ser imposta aos presos, mediante a falta cometida.
[Ascom/Iapen-Polícia Penal]
POLÍCIA
Após denúncia, mais de 9 kg de cocaína são apreendidos em Rio Branco

Na tarde dessa quinta-feira, 26 de maio, a Polícia Civil do Acre, através da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), apreendeu 9,346 kg de cocaína em um apartamento localizado na Rua Vitória, bairro Conquista.
Por volta das 13h, a equipe de investigadores recebeu uma denúncia anônima a qual indicava a ação de tráfico de drogas em um conjunto de apartamentos, especificamente indicando o apartamento 06, onde a ação seria o armazenamento de grande quantidade de drogas.
Adentrando ao apartamento de fato foi constatado está totalmente vazio, sem qualquer móvel e ao abrir a porta de acesso a área de serviços foi encontrado a quantidade de droga. Dada as circunstâncias, todo material foi arrecadado e encaminhado para os procedimentos de praxe e a (s) testemunha (s) foram intimadas para comparecimento nesta especializada.
Apreensão: 9,346 kg de cocaína.
Prejuízo ao crime: R$ 111.600,00.
De acordo com a autoridade policial, a investigação segue no sentido de identificar o proprietário da droga e representar por sua prisão.
[Ascom/PCAC]
-
POLÍCIA10 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO3 semanas atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL1 mês atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA3 semanas atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO3 semanas atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA1 mês atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA2 semanas atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”