Connect with us

ACRE

No Bujari, professora cria e imprime gratuitamente currículos para jovens que buscam emprego

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Arquivo Pessoal

Vem do município do Bujari, interior do Acre, um exemplo de voluntariado e acima de tudo de empatia por meio de uma iniciativa simples, mais de grande ajuda.  A funcionária pública Ana Paula Diniz (41) iniciou um trabalho de elaboração e impressão de currículo para jovens desempregados que buscam um emprego. A pessoa pode imprimir até cinco cópias gratuitamente ou solicitar, via WhatsApp, a versão digital do documento.

A iniciativa começou neste mês e até o momento, 50 pessoas buscaram ajuda. Na cidade, não existem espaços públicos de inclusão digital e a maioria dos jovens não possuem acesso a um computador com internet e impressora. O cenário de dificuldade fica ainda mais complexo devido à crise sanitária do novo coronavírus e os efeitos na economia. O Bujari possui um índice considerado de desemprego, com a impressão e confecção gratuita dos documentos, para quem não tem um trabalho, cada centavo conta muito no final do mês.

“Tenho recebido inúmeras mensagens de pessoas que por algum motivo estão desmotivadas em buscar um emprego. Por não ter experiência profissional ou cursos profissionalizantes, formação acadêmica ou outras coisas que ocorreram devido à crise econômica e sanitária que estamos vivendo, onde muitos estão sem condições de buscar oportunidades profissionais por falta até de um currículo impresso. E por isso estou me colocando à disposição”, conta Diniz ao AcreNews.

Ana Paula relata que a iniciativa também foi uma forma de lembrar-se do passado, dos tempos da escola quando o acesso a computadores não existia. Ela também enaltece o poder que tem o currículo impresso/digital na busca pelo emprego e das pequenas ações de dignidade numa comunidade tão carente.

“Na época de estudante não tinha dinheiro para fazer a impressão, nem tão pouco tinha acesso a computadores em casa (…) por isso eu lembrei como é difícil, por exemplo, para um jovem que não tem condições de ter um computador, de imprimir, uma folha. Como já senti na pele essa sensação, acredito que é uma forma de também abrir oportunidade para quem não tem, assim como não tive no passado (…) Sei o poder do currículo, tem gente dizendo que não tem nada para colocar, aí com uma simples conversa a pessoa encontra vivência que representa muito na contratação”, relata.

A funcionária pública pretende, muito em breve, prestar consultoria através da plataforma Google Meet. O projeto, que também será gratuito, está na fase de elaboração. Enquanto não é implementado, a boa ação através da elaboração e impressão dos currículos continua.

“Será sobre a criação de um currículo. Dicas para participar de entrevistas e ainda a importância das redes de compartilhamento de conhecimento. Orientação e construção de um currículo estratégico e atrativo para o mercado de trabalho ou recrutador; Quais são as informações importantes que devem constar e como apresentá-las; Modelos e estrutura de currículos; Como valorizar as suas experiências e potencializar os pontos fortes. Para mais informações basta entrar em contato pelo número (68) 98413-0749”, conclui.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas