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No Bujari, professora cria e imprime gratuitamente currículos para jovens que buscam emprego

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Por Wanglézio Braga / Foto: Arquivo Pessoal

Vem do município do Bujari, interior do Acre, um exemplo de voluntariado e acima de tudo de empatia por meio de uma iniciativa simples, mais de grande ajuda.  A funcionária pública Ana Paula Diniz (41) iniciou um trabalho de elaboração e impressão de currículo para jovens desempregados que buscam um emprego. A pessoa pode imprimir até cinco cópias gratuitamente ou solicitar, via WhatsApp, a versão digital do documento.

A iniciativa começou neste mês e até o momento, 50 pessoas buscaram ajuda. Na cidade, não existem espaços públicos de inclusão digital e a maioria dos jovens não possuem acesso a um computador com internet e impressora. O cenário de dificuldade fica ainda mais complexo devido à crise sanitária do novo coronavírus e os efeitos na economia. O Bujari possui um índice considerado de desemprego, com a impressão e confecção gratuita dos documentos, para quem não tem um trabalho, cada centavo conta muito no final do mês.

“Tenho recebido inúmeras mensagens de pessoas que por algum motivo estão desmotivadas em buscar um emprego. Por não ter experiência profissional ou cursos profissionalizantes, formação acadêmica ou outras coisas que ocorreram devido à crise econômica e sanitária que estamos vivendo, onde muitos estão sem condições de buscar oportunidades profissionais por falta até de um currículo impresso. E por isso estou me colocando à disposição”, conta Diniz ao AcreNews.

Ana Paula relata que a iniciativa também foi uma forma de lembrar-se do passado, dos tempos da escola quando o acesso a computadores não existia. Ela também enaltece o poder que tem o currículo impresso/digital na busca pelo emprego e das pequenas ações de dignidade numa comunidade tão carente.

“Na época de estudante não tinha dinheiro para fazer a impressão, nem tão pouco tinha acesso a computadores em casa (…) por isso eu lembrei como é difícil, por exemplo, para um jovem que não tem condições de ter um computador, de imprimir, uma folha. Como já senti na pele essa sensação, acredito que é uma forma de também abrir oportunidade para quem não tem, assim como não tive no passado (…) Sei o poder do currículo, tem gente dizendo que não tem nada para colocar, aí com uma simples conversa a pessoa encontra vivência que representa muito na contratação”, relata.

A funcionária pública pretende, muito em breve, prestar consultoria através da plataforma Google Meet. O projeto, que também será gratuito, está na fase de elaboração. Enquanto não é implementado, a boa ação através da elaboração e impressão dos currículos continua.

“Será sobre a criação de um currículo. Dicas para participar de entrevistas e ainda a importância das redes de compartilhamento de conhecimento. Orientação e construção de um currículo estratégico e atrativo para o mercado de trabalho ou recrutador; Quais são as informações importantes que devem constar e como apresentá-las; Modelos e estrutura de currículos; Como valorizar as suas experiências e potencializar os pontos fortes. Para mais informações basta entrar em contato pelo número (68) 98413-0749”, conclui.

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Servidores da Prefeitura estão irados com a burocracia de banco contratado para pagar salários

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Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Servidores da Prefeitura de Rio Branco (PMRB) procuraram, hoje (23), a redação do AcreNews para reclamar da burocracia no cadastramento ou na atualização de dados junto ao Banco do Brasil (BB). Como noticiado por nós, a PMRB fechou um contrato milionário com o banco que agora ficará responsável pelo pagamento dos funcionários do município, no entanto, a medida tem gerado muita reclamação e dor de cabeça nos trabalhadores.

Um servidor que pediu para não ser identificado, assim como os demais, disse que a mudança pegou todo mundo de surpresa, pois a direção da PMRB não falou com antecedência da troca de instituição bancária que fará o pagamento do salário do funcionalismo público.

“Foi tudo às pressas! Não falaram nada pra gente, nem comentaram com antecedência. Ficamos sabendo da mudança pela matéria, da reportagem, de vocês. Daí, a gerência não deu uma orientação, estipularam datas que estão em cima do dia do pagamento, correndo o risco de muita gente perder o salário por causa dessa burocracia. Isso tem tirado o sono de muita gente que tem medo de ir ao banco por causa da Covid-19 ou por falta de tempo”, disse.

Outra servidora ressaltou a preocupação quanto a uma hipótese de bloqueio de valores que podem ser usados pelo banco para pagar dívidas antigas ou parcelas de empréstimos. “Quem tem dívida com o Banco do Brasil, por exemplo, pode ficar sem o dinheiro no mês. Porque depositando na conta, o dinheiro é bloqueado automaticamente e vai ser descontado na certeza. Ou seja, vai passar necessidade!”, ressalta.

As reclamações não param. “Passei duas horas na agência para tentar fazer um simples desbloqueio do App, indicado por eles [Banco do Brasil] como forma de facilitar as coisas e não consegui! Para ter acesso ao aplicativo é preciso ter cartão. E quem não tem cartão? É obrigado a esperar. Enquanto isso, eles pedem que a gente compareça na agência. Vamos até elas, só que tudo cheia de gente, ninguém resolve os nossos problemas. É um desencontro de informação muito grande, péssimo atendimento. Tá uma bagunça!”, reclama outra servidora.

Segundo a PMRB, o Banco do Brasil é o responsável por fazer o processo de liberação do aplicativo e todo o cadastramento dos servidores no sistema de contas. O BB informou que vai abrir neste sábado (25) cinco agências para atender exclusivamente os funcionários. Os atendimentos servirão para complementação de dados dos que fazem aniversário entre janeiro e junho. Para os que fazem aniversário a partir de julho até dezembro, haverá atendimento nas agências na segunda-feira (27) a sexta-feira (01) das 14h às 16hs.

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Em ação conjunta, PM, PC e Secretaria Municipal de Saúde visitam comunidade rural em Feijó

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Ascom PMAC

As forças de segurança do Estado, representadas pela Polícia Militar e Polícia Civil, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Feijó, realizaram nesta quinta-feira, 23, uma atividade conjunta na Comunidade Paraíba, no Km 40 do Ramal Maravilha, em Feijó.

Na oportunidade as forças policiais desenvolveram ações de polícia comunitária, conversando, debatendo e interagindo com moradores da região, sobre temas relacionados a segurança pública. Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, levaram atendimento básico, além de vacinação contra a COVID-19.

O 1° Tenente PM Mendonça, agradeceu a participação dos envolvidos na ação. “Agradeço a todos os envolvidos (Polícia Militar, Polícia Civil e Prefeitura de Feijó) pelo empenho em levar dignidade aos moradores e deixar claro que nós, Forças de Segurança, não estamos alheios aos problemas de nossa cidade e muito menos de nossa Zona Rural. Mais ações como essa virão e alcançaremos a todos, levando segurança para as pessoas de bem e combatendo com rigor a criminalidade”, finalizou.

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Presidente da OAB reclama de ‘campanha sórdida’ na disputa pela Ordem, que acontecerá em novembro

Erick Venâncio recebeu hoje o advogado Luiz Saraiva, referência do Direito no Acre

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A campanha para a eleição que escolherá o próximo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Acre, marcada para a segura quinzena de novembro, está pegando fogo. A diferença para as campanhas políticas só é melhor em relação ao palavreado, bem mais erudito. No mais, a composição é a mesma. O atual presidente, Erick Venâncio, oficialmente decidido a buscar a reeleição, alegando que, apesar dos muitos avanços, ainda tem muitos projetos para colocar em prática, fez denúncia grave em sua rede social sobre os concorrentes, a quem chamou de covardes, responsáveis por uma campanha sórdida.

VEJA O QUE ELE ESCREVEU

A covardia é o escudo daqueles que não tem coragem.

Temos sido vítimas de uma sórdida campanha que ao invés de discutir ideias, propósitos e intenções tem se restringido a atacar covardemente pessoas e até mesmo a nossa instituição.

Por meio de contas clandestinas, perfis falsos e outras ferramentas próprias a quem vive no submundo, na clandestinidade, os mensageiros da renovação ofendem até mesmo nossas famílias. Distorcem fatos e criam fake news a fim de ofender e macular a nossa honra. Tudo parece valer a pena.

Quem age dessa forma não merece o respeito da advocacia, pois não ostenta condições, seja de coragem, seja de honradez, para se pretender representante de ninguém, a não ser de si mesmo, do ódio e do desprezo pelo próximo que carrega consigo.

Não iremos enveredar por esse caminho.

Continuaremos a discutir e trabalhar pelo presente e pelo futuro da advocacia.

Agradecemos, eu e Nayara, pelas inúmeras manifestações de solidariedade.

Quem tem trabalho, não precisa de perfis falsos;

Quem tem história, não precisa da clandestinidade;

Quem foi forjado na luta, não se esconde na covardia;

Quem tem Deus no coração, não age com ódio, mas sim com amor.

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