Connect with us

ACRE

No Bujari, professora cria e imprime gratuitamente currículos para jovens que buscam emprego

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Arquivo Pessoal

Vem do município do Bujari, interior do Acre, um exemplo de voluntariado e acima de tudo de empatia por meio de uma iniciativa simples, mais de grande ajuda.  A funcionária pública Ana Paula Diniz (41) iniciou um trabalho de elaboração e impressão de currículo para jovens desempregados que buscam um emprego. A pessoa pode imprimir até cinco cópias gratuitamente ou solicitar, via WhatsApp, a versão digital do documento.

A iniciativa começou neste mês e até o momento, 50 pessoas buscaram ajuda. Na cidade, não existem espaços públicos de inclusão digital e a maioria dos jovens não possuem acesso a um computador com internet e impressora. O cenário de dificuldade fica ainda mais complexo devido à crise sanitária do novo coronavírus e os efeitos na economia. O Bujari possui um índice considerado de desemprego, com a impressão e confecção gratuita dos documentos, para quem não tem um trabalho, cada centavo conta muito no final do mês.

“Tenho recebido inúmeras mensagens de pessoas que por algum motivo estão desmotivadas em buscar um emprego. Por não ter experiência profissional ou cursos profissionalizantes, formação acadêmica ou outras coisas que ocorreram devido à crise econômica e sanitária que estamos vivendo, onde muitos estão sem condições de buscar oportunidades profissionais por falta até de um currículo impresso. E por isso estou me colocando à disposição”, conta Diniz ao AcreNews.

Ana Paula relata que a iniciativa também foi uma forma de lembrar-se do passado, dos tempos da escola quando o acesso a computadores não existia. Ela também enaltece o poder que tem o currículo impresso/digital na busca pelo emprego e das pequenas ações de dignidade numa comunidade tão carente.

“Na época de estudante não tinha dinheiro para fazer a impressão, nem tão pouco tinha acesso a computadores em casa (…) por isso eu lembrei como é difícil, por exemplo, para um jovem que não tem condições de ter um computador, de imprimir, uma folha. Como já senti na pele essa sensação, acredito que é uma forma de também abrir oportunidade para quem não tem, assim como não tive no passado (…) Sei o poder do currículo, tem gente dizendo que não tem nada para colocar, aí com uma simples conversa a pessoa encontra vivência que representa muito na contratação”, relata.

A funcionária pública pretende, muito em breve, prestar consultoria através da plataforma Google Meet. O projeto, que também será gratuito, está na fase de elaboração. Enquanto não é implementado, a boa ação através da elaboração e impressão dos currículos continua.

“Será sobre a criação de um currículo. Dicas para participar de entrevistas e ainda a importância das redes de compartilhamento de conhecimento. Orientação e construção de um currículo estratégico e atrativo para o mercado de trabalho ou recrutador; Quais são as informações importantes que devem constar e como apresentá-las; Modelos e estrutura de currículos; Como valorizar as suas experiências e potencializar os pontos fortes. Para mais informações basta entrar em contato pelo número (68) 98413-0749”, conclui.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ACRE

Banco não é responsabilizado por cliente perder R$ 16 mil em “Golpe do QR Code”

A consumidora pediu ressarcimento do dinheiro perdido e indenização por danos morais, ambos foram negados

Publicado

em

Por

A 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais negou provimento ao recurso apresentado por uma consumidora que sofreu um golpe. O Colegiado compreendeu que a sentença deve ser mantida, porque restou comprovado que não houve qualquer intervenção da empresa demandada

A parte autora explicou que recebeu um e-mail para atualização do aplicativo do banco, sendo agendado um atendimento via telefone. Ao receber o telefonema, uma pessoa que se dizia atendente da instituição demandada deu prosseguimento na atualização do seu aplicativo, fornecendo um link, então ela baixou a atualização e executou-se o procedimento conforme solicitado. Só depois ela descobriu que foi vítima de um golpe, quando viu que foi realizada uma transferência no valor de R$ 16.700,00 em nome de terceiro.

A juíza Lilian Deise afirmou que a sentença não merece modificação e a falha na prestação do serviço não está evidenciada. “A parte reclamada afirmou que não adota os procedimentos narrados e a consumidora em nenhum momento comprova alguma atitude proveniente da instituição financeira, como a utilização de algum portal de atendimento oficial”, afirmou a relatora.

O golpe do QR Code representa um típico caso de fortuito externo, no qual não cabe responsabilizar a empresa que não participou da relação fraudulenta. A decisão para o processo n° 0700723-83.2019.8.01.0009 foi publicada na edição n° 7.089 do Diário da Justiça Eletrônico (pág. 46), desta quinta-feira, dia 23.

Continue lendo

ACRE

Incêndio destrói parte da empresa Verágua, no interior do Estado

Publicado

em

Por

Um incêndio de grandes proporções foi registro na noite desta terça-feira (28) no galpão da empresa de água mineral Verágua, no Ramal do Triunfo, em Senador Guiomard.

Vídeos enviados à reportagem do ContilNet mostram as chamas e o desespero de funcionários tentando controlá-las.

O local é cercado por árvores. Apesar de não haver ainda informações detalharas sobre perdas, as imagens mostram que o fogo tomou todo o galpão.

Não há informações sobre vítimas. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio já foi controlado, utilizando dois carros de combate a incêndio e cerca de 15 bombeiros ainda trabalham para conter totalmente as chamas.

Não há informações de como começou o incêndio e, apesar da intensidade das chamas, não há feridos, apenas danos materiais.

Uma perícia que vai identificar como começou o incêndio será feita nos próximos dias.

Vídeo: Giovanne Oliveira (Reprodução Facebook)

[ContilNet]

Continue lendo

ACRE

Prefeitura de Rio Branco segue com cronograma de limpeza nos bairros da capital

Publicado

em

Por

Capina, roçagem, raspagem, catação e retirada de entulhos. Foi assim que a gestão da prefeitura iniciou os trabalhos na Estrada do Calafate, da Vila Betel até a rotatória da Havan.

Na manhã, desta terça-feira, 28, a equipe da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) esteve no trecho dando continuidade ao cronograma de limpeza pública para proporcionar uma Rio Branco mais limpa.

Equipes da secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade no bairro Tucumã (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós começamos ontem, da Fundação Bradesco e vamos finalizar um lado da rotatória e seguir pelo outro, no mesmo percurso. A importância é que o prefeito está trabalhando. A cidade está ficando limpa, estamos tirando os entulhos. Procuramos sempre dar o nosso melhor”, explica a encarregada da equipe, Maria Cleene Lau.

O empresário Antônio Cruz conta que consegue perceber a dedicação do prefeito Tião Bocalom em manter a cidade limpa e agradável. “Para mim, a manutenção está boa e a cidade limpa. O serviço está de qualidade na cidade e os buracos estão sendo todos tampados”, destacou.

Foto: Evandro Derze/Assecom

Além do bairro Calafate, a atual gestão segue compromissada com a agenda diária de limpeza da Secretaria. Na mesma manhã, outra equipe também estava no bairro Tucumã realizando serviços na avenida Sudeste.

O coordenador da equipe, Sebastião Gracino, fala sobre o compromisso da prefeitura para com a manutenção e limpeza dos bairros. “Cada coordenador está cuidando de uma parte da cidade e estamos dando o melhor e fazer aquilo que o nosso prefeito sempre pede: com carinho e atendendo as pessoas. A equipe está de parabéns, a gestão e nosso secretário”, enfatizou.

Foto: Evandro Derze/Assecom

Wesley Castro é estudante. Ele fala da importância dessa limpeza nos bairros para evitar a proliferação de doenças e animais peçonhentos. “Empata de alguns vetores de doenças que possam estar sendo transmitidos, porque acumula bastante lixo, então acho interessante estar sendo realizada essa limpeza”.

[Dircom]

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas