Connect with us

ACRE

O AcreNews apresenta o artista que, por meio do grafite no muro, contou a longa história do “Nego Bau”

Publicado

em

Grafiteiros do Brasil e do mundo estão participando, em Rio Branco, Acre, desde a última sexta-feira, 17, do encontro internacional de grafite ‘Acre Graffiti: Cores do Futuro – Sem Recuar, Sem Cair, Sem Temer’. São mais de 50 artistas dos sprays. O evento é organizado pela equipe TRZ Crew Graffiti e Arte. Em meio a esse turbilhão de ‘viagens’ que contam histórias por meio de desenhos e muitas cores, um merece destaque por sua razão minimamente bairrista, a pintura do rosto, em cores vivas, do Nego Bau, aquele que será, no futuro, conhecido como uma lenda urbana da capital do Acre.

O rosto do Nego Bau pintado no muro da escola Glória Perez é um ‘livro’ colorido contando a história de um personagem que vagueou pela cidade por pelo menos uma década, a procura de elementos capazes de suprir suas decepções. Bau era, na verdade, em seu batistério, Renan Almeida de Souza. Morreu em janeiro desse de 2022, aos 44 anos, entre outras coisas, por complicações de um dedo que perdeu em uma sessão de tortura coordenada por um empresário que inclusive está preso. Ele teria sido flagrado pelo seu ‘feitor’ furtando uma ninharia, como fazia algumas vezes, para garantir um trago de cachaça ou uma guimba de ‘melado’.

Mas quem é o artista que conseguiu, com tinta e um spray, contar a história do Nego Bau em um muro? É Matias Souza, natural de Rio Branco, mas criado na capital federal, Brasília/DF. Foi descoberto por uma professora ainda no ensino fundamental e, apoiado pela mãe, Francinete de Souza, desenvolveu de forma autodidata a habilidade da pintura ao longo dos anos.

Matias Souza, artista do grafite

Mas o que antes ainda era um hobby, na adolescência, passou a ser uma profissão. Há mais de 20 anos ele atua profissionalmente levando o nome do Acre há diversos Estados brasileiros e outros países.

Por meio da arte, Matias já alcançou incontáveis pessoas, levando mensagens de fé, questões sociais, pautas climáticas, políticas, entre outros assuntos. Sempre trabalhos com propósito, além, é claro, de embelezar as cidades por onde passa com grafites impossíveis de passarem despercebidos, seja na iniciativa privada, apoiando empreendimentos locais, seja na esfera pública, com ações de cunho social, considerando que o artista também é formado pela União Educacional do Norte, no curso de Serviço Social.

No Brasil, além do Acre, já grafitou em cidades como Curitiba/PR, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, Cuiabá e Sinop/Mato Grosso, Fortaleza/CE, Goiânia/Goiás, Taguatinga/TO, entre outras. Já no mundo, Matias deixou sua marca em La Paz/BO, Lima e Cuzco/PE, Guayaquil e Quito/EQ, Portimão/PT, Madri e Sevilha/ES, Bordeaux/FR, e outros países.

Seu trabalho mais recente e que transformou a cidade de Rio Branco foi a homenagem feita aos profissionais de saúde do Acre que atuam diretamente no combate à pandemia de Covid-19 que o mundo enfrenta e, no Estado, já ceifou centenas de vidas.

AcreNews – Que ideia foi essa de pintar o rosto do Nego Bau?

Matias Souza – Cara, eu acho que a palavra que guia o meu trabalho é “propósito”. Eu pensei muito sobre o que eu ia pintar, porque eu queria que fosse algo que fizesse as pessoas refletirem. Por isso que eu quis homenagear o Nego. Era uma pessoa muito querida pelos moradores de Rio Branco, não tem quem não conheça ele. Acredito que ele era e continua sendo um símbolo de resistência e eu espero que a homenagem sirva para chamar a atenção para as pessoas em situação de rua que, ainda hoje, são ‘invisíveis’ para a sociedade.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas