Connect with us

CULTURA

Poeta acreano Alessandro Gondim lança mais 2 livros

Publicado

em

Eanes Henrique Enes

O escritor e poeta Alessandro Gondim é natural de Rio Branco. E trás em seus lançamentos uma nova fase em sua carreira. Se aventurando tanto na escrita direcionada para crianças quanto poesias com olhares mais profundos e com mais serenidade.

Seus novos livros “Bolhas de sabão” e “O poeta e o catraieiro” carregam um olhar de nostalgia e reconhecimentos.

Sobre “Bolhas de sabão”, seu primeiro livro infantil, nos conta que surgiu para que pudesse se conectar com sua criança interior e um resgaste cultural para as crianças desta geração. Onde trabalha as com as brincadeiras regionais e universais das décadas de 80 e 90, época de sua infância. Brincadeiras com peteca, pepeta, manja, carrossel e outras brincadeiras de rua. O outro objetivo do projeto é que o livro sirva como ferramenta nas escolas, para que os professores possam trabalhar a questão das brincadeiras regionais com os alunos.  O autor lenos conta também que há no seu trabalho na linguagem a questão de falas populares Acreanas, onde apresenta o “acreanês”.

O livro é fruto de uma experiência espiritual do autor com o chá de ayahuasca onde o mesmo fez sua conexão e regresso a histórias vividas como traumas, tristezas, suas alegrias, brincadeiras, histórias com seu avô. E no final ele nos conta que seu mestre interior lhe mandou fazer um livro infantil.

As ilustrações do livro são assinadas por Marina Bylaardt, formada em belas artes. Onde nos diz o autor que o livro nasceu em co-autoria com a artista, com total liberdade na sua criação visual.

Sobre a obra “o poeta e o catraieiro” o autor nos conta que a mesma é uma representação de sua nova roupagem de escrita. Onde traz um encontro com sua cultura e mais leveza em seus textos. Diferente de suas obras passadas que trabalham temas mais “pesados”, com críticas sociais e críticas religiosas. E trás as ilustrações assinadas pelo artista visual Danilo de S’Acre.

Para adquirir as obras contatar o autor pelas suas redes sociais: @alessandrogondim.gondim.

As obras foram produzidas através de projeto contemplado no EDITAL N° 002/2020 ARTE E PATRIMÔNIO do Estado do Acre, por intermédio da Fundação de Cultura Elias Mansour. Conforme previsto no inciso III do art. 2o da Lei Federal Aldir Blanc no. 14.017 regulamentada pelo Decreto

Federal n° 10.464, de 17 de agosto de 2020.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CULTURA

‘Festival Fartura Gastronomia Du Brasil’ terá participação de mais de 120 Chefs de todos os Estados nas cinco regiões do país

Publicado

em

Por

Para celebrar a gastronomia brasileira e o início da retomada do setor, o Projeto Fartura – Gastronomia do Brasil realiza, pelo segundo ano consecutivo, o Festival Fartura Gastronomia Du Brasil. Entre 16 e 24 de outubro, uma programação híbrida reúne jantares presenciais com 120 chefs de todos os estados brasileiros cozinhando simultaneamente em restaurantes de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Belém, Brasília e Fortaleza. Além de mais de 100 atrações virtuais com aulas, dicas, receitas, shows e artes cênicas.

“Esta é uma edição ambiciosa para o Projeto Fartura em que, ao mesmo tempo, receberemos 27 chefs de cada estado brasileiro e do Distrito Federal em São Paulo cozinhando com anfitriões paulistas. Nas outras cinco capitais, receberemos chefs de diversas regiões do país que cozinharão com os anfitriões locais de cada cidade. E ainda temos a programação online para que qualquer pessoa, em qualquer cidade, possa acompanhar”, comenta Rodrigo Ferraz, diretor do projeto.

Nomes como Renata Vanzetto, Carla Pernambuco, Onildo Rocha, Mara Salles, Rodrigo Oliveira, João Diamante, Morena Leite, Thiago Castanho, Manu Buffara, André Saburó, Fabricio Lemos, Thomas Troisgros, Pedro Franco, César Santos, e muitos outros estão entre os convidados.

“É a primeira vez que um evento de gastronomia chega a este patamar e estamos orgulhosos de conseguir levar a gastronomia tão longe”, completa Ferraz.

O Festival Fartura Gastronomia Du Brasil é realizado pelo projeto Fartura – Gastronomia do Brasil, conta com patrocínio da Claro, Gasmig, Stella Artois e Cedro Mineração, copatrocínio de Descubra Ceará + Governo do Ceará, apoio da Unilever Food Solutions, Verdemar, Tônica Antarctica, Wals, Mercadinho São Luiz, parceria cultural do Sesc em Minas, parceria educacional Senac Ceará e Senac em Minas e colaboração de Eco Diagnóstica + Centerlab.

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

São Paulo

Os Festivais Fartura em São Paulo sempre foram grandiosos, reunindo atrações de todo o Brasil. Desta vez não será diferente, um representante de cada estado brasileiro desembarca na capital paulista para cozinhar com chefs locais. Serão jantares desenvolvidos a quatro ou seis mãos, promovendo a troca de experiências e sabores. Participam grandes nomes, como:

20/10

  • Renata Vanzetto, do Ema (SP), Millena Barros, do Viella Pizzeria (TO), e Pedro Bagattoli, do Restaurante Catarinense (RO);

21/10

  • Carla Pernambuco, do Carlota Bistrô (SP), Onildo Rocha, do Cozinha Roccia (PB) e Martina Caminha, do Chez Martina Bistrô (AM);
  • Mara Salles, do Tordesilhas (SP), Edinho Engel, do Restaurante Manacá (SP) e a cruzeirense Izanelda Magalhaes do Jannu’s Bistrô (AC);
  • Alex Sandro da Silva, do Tasca da Esquina (SP) e Cristóvão Laruça, do Caravela (MG).
  • Tassia Magalhães, do Nelita (SP) e Dan Duarte, do Dona Divina (SE);

22/10

  • Rodrigo Oliveira, do Balaio (SP), Flavio Trombino, do Xapuri (MG) e João Diamante, do Projeto Diamantes na Cozinha (RJ);
  • Morena Leite, do Capim Santo (SP), Thiago Castanho, do Bayuca (PA), e Manu Buffara, do Manu (PR);
  • Luiz Felipe Souza, do Evvai (SP), Dedê Cesco (MS) e Geane Gomes Nunes (AP);
  • Checho Gonzales, do Mescla (SP), Junior Marinho, do Juá (GO), e Alessandro Eller (ES);
  • Felipe Schaedler, do Banzeiro (SP), André Saburó, do Quina do Futuro (PE), e Lia Quinderé, da Sucre (CE);
  • Manuelle Ferraz, do A Baianera (SP), Danilo Dias, do Flor de Vinagreira (MA) e Marcelo Cotrim, do Cotrim Gastronomia (MT);
  • Victor Dimitrow, do Peti (SP), Sergio Jucá (AL) e Lira Muller, do Delira Praia (PI);
  • Marcelo Corrêa Bastos, do Lobozó (SP), Marcelo Petrarca, do Bloco C (DF), e Antonio Costaguta, do El Topaddor (RS);
  • Janine Vieira, do Jesuíno Brilhante (SP), Hélio Araújo (RR), Adriana Lucena (RN);

23/10

  • Alberto Mori, Kurâ (SP), Fabricio Lemos, do Origem (BA), e Alysson Muller, do Rosso (SC);

Belo Horizonte

Na capital mineira, foram escolhidos cinco restaurantes que trazem diferentes leituras da gastronomia do estado: Nuuu, Casa da Agnes, O Jardim, Olga Nur e Cozinha de Santo Antônio. Neles, o público poderá experimentar pratos criados com chefs do Recife, Cuiabá, Rio de Janeiro, Pelotas e Belém. São eles:

21/10

  • Caio Soter, do O Jardim (MG) e Thomas Troisgros, do Le Blond (RJ);
  • Rodrigo Viana, do Olga Nur (MG) e Márcio Ávila, do Bistrô Pelotence (RS);

23/10

  • Guilherme Melo, do Nuuu (MG) e Pedro Godoy, do Arvo Restaurante (PE);
  • Agnes Farkasvolgyi, do Casa da Agnes (MG) e Ariani Malouf, do Mahalo (MT);
  • Ju Duarte, do Cozinha Santo Antônio (MG) e Daniela Martins, do Lá em Casa (PA);

Fortaleza:

Enquanto não pode voltar à Praça das Flores com o evento presencial e com a energia que só Fortaleza tem, o Festival Fartura será realizado em cinco restaurantes. Os anfitriões do Ceará recebem grandes nomes de Norte a Sul do país:

22/10

  • Ivan Prado, do Mayu (CE) e Pedro Franco, do Tereze (RJ);

23/10

  • Marina Araújo, Chamego (CE) e Diogo Sabião, do Niá (RO);
  • Rafael Martins, do Illa Mare (CE) e André Castro, do Authoral (DF);
  • Van Régia, do Culinária da Van (CE) e Artur Dornelles, do Alegrete (RS);
  • Marco Gil, do Mangue Azul (CE) e Américo Piacenza, do Cantina Piacenza (MG);

Brasília:

Os nomes da gastronomia que mais se destacaram em Brasília nos últimos anos estão na seleção do Festival Fartura e a troca será imperdível, com chefs que fazem uma cozinha fora do lugar comum. São eles:

22/10

  • Marco Espinoza, do Sagrado Mar (DF) e Giovanna Grossi, do Animus Restaurante (SP);
  • Luiza Jabour, do Almeria (DF) e Henrique Gilberto, da Cozinha Tupis (MG);

23/10

  • Diego Brada, do Conca (DF) e Ricardo Dornelles, do A Firma Bar (RS);
  • Ronny Peterson, do Aroma (DF) e Diego Freire, do Tríade (CE);
  • Thiago Paraíso, do Ouriço (DF) e Deocleciano Brito, (AC);

Porto Alegre:

Os restaurantes Dry Moments, Capincho, Hashi, Mandarinier e Eat Kitchen serão as bases do Festival Fartura em Porto Alegre e receberão chefs convidados de Tiradentes, Brasília, Rio de Janeiro, Icaraí e Belém. Participam:

21/10

  • Vinicius Braun, do Dry Moments (RS) e Rafael Pires, do Mia Restaurante (MG).
  • Carlos Kristensen, do Hashi (RS) e Pedro Siqueira, do Puro (RJ).

22/10

  • Leonardo Magni, do Mandarinier (RS) e Léo Gonçalves, do Uru (CE);
  • Raphael Dittrich e Gabriela Zilio, do Restaurante Eat Kitchen (RS) e Thyago Guarany, do Mirakuru Street Food (PA).

23/10

  • Marcelo Schambeck, do Capincho (RS) e Gil Guimarães, do Casa Baco (DF).

Belém:

O Festival Fartura conta os dias para voltar a receber o público paraense na Estação das Docas. Mas, esta edição também será especial em cinco restaurantes da cidade. O intercâmbio entre chefs promete experiências inesquecíveis. São eles:

21/10

  • Paulo Anijar, do Santa Chicória (PA) e Caetano Sobrinho, do Caê (MG);

22/10

  • Saulo Jennings, da Casa do Saulo (PA) e César Santos, do Oficina do Sabor (PE);
  • Prazeres Quaresma, do Saldosa Maloca (PA) e Ian Baiocchi, do Iz (GO);

23/10

  • Roberto Satoshi, do Sushi RO (PA) e Murakami, do Murakami (SP);
  • Nazareno Alves, do Point do Açaí (PA) e Vania Krekniski, do Limoeiro (PR).

FARTURA DE AMOR

As ações solidárias são uma marca registrada do Projeto Fartura. O Fartura de Amor já é consolidado há diversas edições envolvendo chefs, público e a comunidade em prol de causas importantes. Nesta edição, os chef cozinham juntos e as refeições serão doadas a quem mais precisa.

PROGRAMAÇÃO ONLINE

Durante os nove dias de Festival, o site da Plataforma Fartura (farturabrasil.com.br) reúne diversos conteúdos, que contribuem para a cultura gastronômica do público e trazem entretenimento, com grandes shows e diversas atrações cênicas. Confira a seguir a programação:

MERCEARIA FARTURA

A Mercearia Fartura também abrange todo o território nacional, com produtos à venda de pequenos produtores em uma vitrine virtual. São mais de 50 produtores e juntos eles refletem a riqueza da culinária brasileira.

CONHECIMENTO GASTRONÔMICO

A gastronomia como negócio também é tema do Festival, com personalidades contando suas experiências e cases de sucesso neste setor em cada capital onde acontece o evento. Grandes nomes da gastronomia irão apresentar aulas gratuitas e on-line abordando suas especialidades na cozinha. Além disso, cerca de 20 chefs participantes compartilham conhecimento por meio de dicas úteis em vídeos curtos, com orientações preciosas sobre seu dia a dia na cozinha, além de curiosidades e conceitos gastronômicos. Nomes como Agnes Farkasvolgyi, Caio Soter, Ariani Malouf, Adriano Vilhena (Senac) e Mauro de Paula (Senac) dividem suas experiências e receitas.

CULTURA

Gastronomia combina com boa música e momentos de descontração. Para complementar a programação, o evento, que sempre busca incentivar e propagar a cultura, conta com 50 shows musicais, com grandes nomes nacionais e locais, todos online, para serem assistidos pelo público. A programação conta com nomes como Kiko Freitas Trio (Porto Alegre), BB Kramer (São Paulo),      Alessandro Penezzi (São Paulo),  Cainã Cavalcante (Ceará), Samuel Rocha Quinteto (Fortaleza) e Instrumental Picumã (Porto Alegre). Além disso, serão 18 apresentações teatrais, também contemplando todas as regiões do Brasil. A curadoria artística do evento é feita em parceria com o SESC em Minas. Por meio de um QR Code disponível durante toda a transmissão, o público poderá fazer doações para o programa Mesa Brasil.

SERVIÇO:

Festival Fartura Gastronomia Du Brasil

Data: 16 a 24 de outubro

Programação presencial: Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre.

Programação online: www.farturabrasil.com.br

OBS.: toda a programação fica disponível no site, que redireciona o conteúdo de acordo com a plataforma (Instagram, Youtube, e-commerce etc.).

Mais informações:

Instagram.com/FarturaBrasil

Facebook.com/FarturaBrasil

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL

O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes faz parte da Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil, que tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia. A Plataforma Fartura consiste em:

Expedições Fartura: viagens que já percorreram mais de 90,5 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas.

Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados.

Festivais Fartura: a celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos acontecem em nove cidades: Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Fortaleza e Lisboa. Até 2019, os festivais receberam mais de 850 mil pessoas, que se deliciaram com os mais de 2 milhões de pratos servidos. Além disso, foram 3.300 atividades gastronômicas e 1.265 apresentações culturais. Em 2020, ocorreu a primeira edição do Fartura Digital Belo Horizonte, com uma audiência de 7 milhões de pessoas; o Festival Cultura e Gastronomia PRÓ-Tiradentes, com audiência de mais de 6 milhões de pessoas e o Festival Fartura Du Brasil, simultâneo em São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre, Belém, Belo Horizonte e Brasília, com uma audiência de 9 milhões de pessoas. Em setembro de 2021 o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes reuniu cerca de 20 mil pessoas na cidade histórica, com ações pontuais presenciais, mostrando um movimento importante de retomada.

Com informações Voz do Norte.

Continue lendo

CULTURA

Deocleciano Brito, Chef mais consagrado do Acre, participa de feira em Manaus

Publicado

em

Por

Voz do Norte

A Feira Internacional da Gastronomia Amazônica (FIGA) que acontecerá nestes dias 21, 22 e 23 de outubro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus, busca promover a gastronomia da região como gancho para o turismo e neste ano será realizada de forma presencial com a participação de chefs brasileiros, da Colômbia e do Peru obedecendo todos os protocolos sanitários por conta da pandemia.

A FIGA é um evento da Associação de Bares e Restaurantes no Amazonas (Abrasel) que terá programação técnica, exposição de produtos e serviços, arena gastronômica com chefs de cozinha regional, nacional e internacional e, ainda, praça de alimentação. O foco será a cozinha ‘raiz’, reunindo chefs de Estados da região e de países amazônicos sob a coordenação técnica da Chefe de Cozinha Denise Rohnelt de Araújo.

A coordenadora, Denise Rohnelt de Araújo passou a se dedicar a pesquisa e promoção da gastronomia da Amazônia, a partir de Boa Vista, Roraima, atualizada no “Mondo Gastronômico” com participação em eventos nacionais e internacionais. Amazônia estará em total evidência este ano com a presença de vários chefs de renomes nacional e internacional.

Chef de Cozinha Deocleciano Brito

“Me sinto honrado em ser convidado a participar deste grandioso evento e poder levar um pouco dos nossos aromas e sabores acreano para um povo seleto que aprecia e ama a gastronomia brasileira e internacional”, disse o Chef Deocleciano Brito, que foi jurado no Masterchef da BAND, Prêmio Dólmã e pelo terceiro ano representa a região Norte na categoria nacional (AC).

Participam ainda da FIGA os Chefs de Cozinha Solange Sussuarana (AP), Leonardo Modesto (PA) que participou do ‘Mestre do Sabor, Edvaldo Caribé (PA), que lançou o livro “O Barbecue Brasileiro – Do Moquém ao Pit Smoker” e Diogo Sabião (RO) que também participou do ‘Mestre do Sabor’, da TV Globo.

Chef Eduardo Martinez, da Colômbia

Na área internacional, o evento contará com participação dos chefs Pedro Schiaffino, do Peru, que em 2019 recebeu o prêmio de Ícone American Express dos melhores restaurantes da América Latina, proprietário dos restaurantes Malabar e Amáz em Lima e Eduardo Martinez, da Colômbia, sócio-fundador e chefe executivo do restaurante Mini-Mal Cozinha Contemporânea, que fica em Bogotá.

Chef-Pedro-Schiaffino-Peru

O evento contará ainda com o Chef Isaías Soares (PR), que irá falar sobre o ‘Mundo da Pizza”, Júlio Romário (PR), enfocando a coquetelaria, a Chef Maria do Céu Athayde (AM), abordará tendências da alimentação e um dos destaques mais aguardados, Clarinda Ramos e João Paulo Barreto, do primeiro restaurante indígena do Amazonas, Biatüwi, que irão falar sobre a alimentação indígena.

Chef Wanderson Medeiros

Entre os palestrantes que estarão na FIGA aparecem ainda um dos mais requisitados banqueteiros do Brasil, o chef Wanderson Medeiros (AL), que assina os mais prestigiados eventos em Alagoas, Carolina Oda (SP), especialista na área de bebidas para bares e restaurantes e o chef Gil Guimarães (DF), que vai falar sobre a ‘Vera Pizza Napoletana. De Roraima estará Wilson de Sousa, do Açaí Gostoso.

A programação técnica ainda contará com workshop sobre ‘Segurança de Alimentos’, com Gabriel Oliveira (AM), palestra show de Rodrigo Moraes, do IFood e a apresentação sobre cafés, com Letizia Pinheiro, encerrando com a palestra show de Carolina Oda (SP), sobre ‘Carta de Bebidas para bares e restaurantes’.

Chef Diogo Sabião, de Rondônia

Idealizada pelo diretor da Abrasel do Amazonas, Mário Valle (Tambaqui de Banda), a FIGA é organizada pela Associação de Bares e Restaurantes no Amazonas, presidida por Fábio Cunha (Cantinha Ghiotto), que juntamente com vários parceiros no Estado irão promover a feira que tem o objetivo de promover o turismo gastronômico e a integração entre os participantes com a culinária do Amazonas e da Amazônia.

Continue lendo

CULTURA

Jornalistas de todo o país podem concorrer ao Prêmio Paulo Freire de Jornalismo

Publicado

em

Por

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Paulo Freire de Jornalismo, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, com o apoio da Unesco no Brasil. A iniciativa tem o objetivo de premiar produções jornalísticas com o tema “Educação Pública na Pandemia: inovação para manter a aprendizagem e o vínculo do aluno nas escolas das redes estaduais”.

Poderão concorrer trabalhos jornalísticos que abordem a temática estabelecida, por meio de reportagens ou série de reportagens publicadas no período de 1º de março de 2020 a 10 de janeiro de 2022, mesmo dia em que serão encerradas as inscrições.

São seis categorias: Jornalismo impresso, para reportagens em jornais ou revistas; Radiojornalismo, para reportagens em emissoras de rádio; Telejornalismo, para reportagens em emissoras de televisão; Webjornalismo, para reportagens em sites ou blogs de notícias; Fotojornalismo, para fotografias publicadas em matérias ou reportagens de jornal impresso, revista, sites ou blog de notícias; e Mídias digitais, para conteúdos jornalísticos e/ou informativos veiculados em plataformas digitais de áudio ou vídeo.

Os critérios Adequação ao Tema, Linguagem, Estética, Originalidade e Utilidade Social serão considerados na avaliação da Comissão Julgadora.

A cerimônia de premiação deve ocorrer no primeiro trimestre de 2022. O primeiro colocado de cada categoria receberá R$ 7.000,00 (sete mil), enquanto o segundo colocado ficará com R$ 5.000,00 (cinco mil). Já o terceiro colocado de cada categoria vai ganhar R$ 3.000,00 (três mil). O valor total em prêmios a serem distribuídos nas seis categorias é de R$ 90.000,00 (noventa mil).

O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no link www.consed.org.br/premiopaulofreire.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia