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EDUCAÇÃO

Prefeitura de Brasiléia realiza encontro com as escolas rurais de difícil acesso

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 A prefeitura de Brasiléia por meio da secretaria municipal de Educação, realizou na quinta-feira, 9, encontro com professores de escolas rurais de difícil acesso.

Em pauta, capacitação na temática das Avaliações Diagnósticas e Formativas, que será implementada em 2022 nas escolas da rede municipal, para qualificar, de maneira individual o processo de ensino- aprendizagem de cada aluno do município de Basiléia.

Estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Francisca Oliveira, coordenador de ensino Jesus Bispo, e os coordenadores das escolas de difícil acesso, Raifran Borges, Talyson Marques e Adolfo Paulo.

Para a professora Sebastiana, da escola Santa Quitéria, localizada no km 75, a formação é uma oportunidade para melhorar a qualidade da educação oferecida aos estudantes da zona rural.

“Essas formações fazem toda a diferença para nós que trabalhamos em escolas de difícil acesso, daqui levamos novos conhecimentos e estratégias que com certeza refletirão no desempenho dos nossos alunos”, destacou.

A secretária de Educação, Francisca Oliveira, afirmou que o objetivo das formações é levar o conhecimento para os professores que estão nas comunidades distantes.

“O nosso objetivo e o fortalecimento e a continuidade das ações pedagógicas de 2021, voltadas para a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos que residem nos locais mais distante”, afirmou.

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EDUCAÇÃO

Prefeitura de Rio Branco prorroga inscrições de matrículas para ensino infantil

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A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) comunica aos pais ou responsáveis que ainda não concluíram o processo de inscrição de matrícula para o ensino infantil da rede municipal de Educação, que as inscrições foram prorrogadas para 31 de janeiro.

Para finalizar essa etapa, que está sendo realizada de forma on-line, pelo site da prefeitura ou presencial na unidade escolar em horário de funcionamento, pai ou responsável deve apresentar a documentação exigida como originais e cópias de:

  • Certidão de Nascimento; RG (Identidade);
  • Cartão Auxilio Brasil;
  • Cópia do Laudo Médico para criança, pais ou responsáveis com deficiência.

Para concorrer às vagas nas escolas municipais, deve ser respeitada a data para o ingresso da criança na educação infantil com a idade mínima de 2 anos completos para creche, 4 anos completos para a Pré-Escola I e 5 anos completos para a Pré-Escola II ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.

O Sorteio público será realizado on-line, no dia 4 de fevereiro de 2022, às 9h, nas dependências de cada instituição de ensino a qual a criança se inscreveu.

Pais e responsáveis pelas crianças poderão acompanhar, conectados, no ato do sorteio pelas mídias e/ou endereços eletrônicos, redes sociais a serem fornecidos pelas instituições de ensino.

[Dircom]

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EDUCAÇÃO

Doutora em Educação, filha de Tarauacá entrega livro com sua tese de doutorado na biblioteca da cidade

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A professora Rosinéia Frota, que concluiu recentemente o doutorado, entregou na manhã desta segunda-feira (24), na biblioteca de Tarauacá, Alcelmo Marinho Lessa, o livro fruto da tese de doutorado em Ciência da Educação. Ela foi recepcionada pela coordenadora do local, Ilka Frota.

Nascida em Tarauacá, Rosinéia Frota fez questão de prestigiar a cidade onde nasceu entregando ao acervo da biblioteca um exemplar. Acompanhada pela mãe, Dona Zélia Frota, a agora doutora em Educação, disse que o ato tem um significado especial.

“Foi um momento ímpar, uma vez que a coordenadora é minha prima legítima, filha da minha tia Vanda Frota, única irmã do meu pai Manoel Frota”, disse ela emocionada.

O livro está disponível aos leitores também no formato e-book e pode ser adquirido pela Amazon Kindle. “Minha gratidão a todos os leitores da minha cidade natal TARAUACÁ”.

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EDUCAÇÃO

Acre leva medalha de ouro em Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas

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Agência AC

Nesta terça-feira, 18, foi divulgado o resultado da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os alunos de Cruzeiro do Sul tiveram destaque com a conquista de uma medalha de ouro, dez medalhas de bronze e 50 menções honrosas.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) – Núcleo de Cruzeiro do Sul, tem estimulado e apoiado as escolas a participarem da olimpíada. Cada instituição desenvolve estratégias específicas de preparação dos alunos 6º ano do ensino fundamental até último ano do ensino médio.

A coordenadora do Núcleo de Educação de Cruzeiro do Sul, Ruth Bernardino, destacou o trabalho desenvolvido nas escolas: “Ficamos muito felizes com as conquistas na OBMEP. As escolas têm desenvolvido um belo trabalho na preparação dos alunos, tanto as urbanas quanto as rurais. Em um ano de pandemia, com grande parte do ano letivo de modo remoto, termos conquistado medalha de ouro é a materialização do compromisso e competência dos alunos e das equipes escolares”.

Kalel Lucena da Silva, estudante da Escola São José, medalhista de ouro na OBMEP. Foto: Gledisson Albano.

Aluno do 9º ano da Escola São José, Kalel Lucena da Silva, conquistou medalha de ouro na 16ª OBMEP e na edição anterior foi medalhista de prata. Além do ouro, estudantes da mesma instituição conquistaram cinco medalhas de bronze e sete menções honrosas. 

Estudante Maria Natália da Silva Monteiro comemorando com a equipe da Escola Rural Magia do Saber a medalha de bronze conquistada na OBMEP. Foto: Divulgação.

Estudante da Escola Rural Magia do Saber, localizada na comunidade do Rio Liberdade, Maria Natália da Silva Monteiro, do 7º ano do fundamental, conquistou medalha de bronze na premiação.

Professor Ualisson Negreiros, responsável pela tutoria individual dos alunos para OBMEP; Ana Heloísa medalhista de bronze; Cássia Roberta, medalhista de bronze; Ana Luiza, menção honrosa; Nathaly Lauany Mendonça; Ana Clara, medalhista de Bronze; Rosa Mônica, Diretora do Colégio São José; Eliete Melo, coordenadora de ensino.

“Estou muito feliz de trazer essa medalha para nossa escola, porque não é uma conquista só minha, é também dos meus professores, da minha diretora e da minha família. A gente tem uma rede de apoio muito grande, todo o carinho, motivação, foi muito importante para trazer essa medalha para casa. Eu fico muito feliz de dar esse orgulho para minha escola, já estou há nove anos aqui, é minha segunda casa”, comentou Cassia Roberta Silva, estudante da Escola São José, medalha de bronze da OBMEP.

Escolas de Cruzeiro do Sul com conquistas na 16ª edição da Obmep

Escola São José; Escola Rural Magia do Saber; Escola Rural Santa Luzia; Escola Flodoardo Cabral; Escola Dom Henrique Ruth; Escola Madre Adelgundes Becker; Escola Maria Lima de Souza; Escola Padre Damião; Colégio Cristão Cruzeiro; Escola Absolon Moreira; Escola Presbiteriana de Cruzeiro do Sul; Escola Santa Rita; Escola Maria de Nazaré Santiago; Colégio Militar Dom Pedro II; Escola João Kubitschek; Escola Professor Antônio de Barros Freire; Escola Craveiro Costa.

Sobre a Obmep

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a Obmep tem como objetivos principais:

– Estimular e promover o estudo da Matemática;

– Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

– Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

– Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

– Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

– Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

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