POLÍCIA
Presidiário é condenado a 18 anos e 6 meses por tentar atear fogo na ex-esposa em Rio Branco

O Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Rio Branco condenou, nesta quinta-feira (9), o detento Frank Zabart da Silva Araújo a 18 anos e seis meses de prisão pela tentativa de feminicídio contra a ex-esposa. O crime ocorreu em 9 de maio de 2024, em uma residência localizada no bairro São Francisco, na capital acreana.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, Frank Zabart não aceitava o fim do relacionamento e, durante o ataque, lançou thinner — produto inflamável utilizado para diluir tintas e vernizes — sobre a vítima e tentou incendiá-la. A tentativa de consumar o crime foi frustrada porque o isqueiro utilizado pelo acusado não acendeu.
Ainda segundo a denúncia, após não conseguir atear fogo na ex-companheira, o réu passou a ameaçar a vítima e seus familiares.
O julgamento foi realizado no Fórum Criminal de Rio Branco. Além da condenação, o juiz Fábio Farias negou ao réu o direito de recorrer da sentença em liberdade, mantendo sua prisão.
Histórico de violência
Frank Zabart da Silva Araújo possui um extenso histórico criminal envolvendo violência contra ex-companheiras.
Ele já havia sido condenado a cinco anos e cinco meses de prisão pelos crimes de sequestro e ameaça praticados contra outra ex-esposa. A vítima, que era enfermeira, morreu em dezembro de 2022, após tirar a própria vida nas dependências da Fundação Hospitalar do Acre.
O detento também acumula outra condenação de 14 anos de prisão pelos crimes de estupro e divulgação de imagens de conteúdo sexual envolvendo a vítima da tentativa de feminicídio.












