POLÍTICA
Protagonismo: Socorro Neri é eleita presidente da Comissão sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional
Por Wanglézio Braga
A acreana Socorro Neri (PP) foi eleita por aclamação, nesta quarta-feira (08), na presidência da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas. O grupo é composto por deputados e senadores. O colegiado escolheu os senadores Humberto Costa (PT-PE), vice-presidente, e Alessandro Vieira (MDB-SE) como relator. Ao todo são 12 senadores e 12 deputados, além de igual número de suplentes.
A comissão vai acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil em aspectos como mitigação das alterações do clima, sustentabilidade da matriz energética, emissão de gases do efeito estufa e políticas de desenvolvimento sustentável.
“É uma honra estar à frente desta Comissão, que durante todo esse ano irá discutir questões fundamentais sobre o equilíbrio ambiental, com justiça climática. Diante dos atuais acontecimentos trágicos que vivemos, em que os eventos extremos fazem vítimas, este papel se torna um dever ainda maior, mas que o desempenharei com todo o compromisso que tenho pelo meio ambiente, pela dignidade das pessoas e pelo bem coletivo”, comentou a deputada em suas redes sociais.
Com isso, Neri é a única deputada do Acre a presidir a comissão. “Como presidente da FP da Transição Climática Justa, vejo que essa Comissão é extremamente importante na medida em que nós temos a responsabilidade, no Congresso Nacional, de fazermos o debate que leve em conta a ótica da mudança ambiental, da mudança econômica e da social. Esse tripé deve estar permeando o debate das mudanças climáticas e certamente esta Comissão dará respostas à altura desse momento que nosso país está enfrentando”, concluiu.