Connect with us

RAFAELA VILAÇA

Rafaela Vilaça volta a escrever e no artigo deste domingo, 21, conta a história da educadora que ganhou as estrelas

Publicado

em

  • Rafaela Vilaça

A cidade ganha um parque e a comunidade uma janela o infinito do conhecimento.

Nesse retorno, após alguns dias distante de vocês caros leitores, volto com uma inspiração aos educadores e gestores públicos, de que é possível transformar a realidade de uma comunidade através de boas práticas.

Um sonho, muitas vezes, pode parecer uma utopia, ou ainda, o belo resultado pode ter início inesperado e despretensioso. Como nesse caso.

Era apenas um projeto de participação de uma escola municipal na Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA, mas se transformou em um ponto turístico magnífico cheio de descobertas e ciência.

Há alguns anos, a professora Vanessa Medeiros recebeu a tarefa de incentivar os alunos de uma escola de Criciúma, interior de Santa Catarina, a participarem de um programa do Governo Federal que incentiva jovens cientistas na área da astronomia. Na época, existiam apenas observatórios espaciais em outros lugares. Mas isso não foi barreira.

Ao final do ano letivo, os alunos das sétimas séries, liderados pela professora pioneira, sentiram que as aulas do contraturno deveriam ocorrer o ano todo, não somente no período da OBA. A sensibilidade da direção também foi um grande diferencial para o êxito dos aprendizes. Medalhas foram distribuídas como premiação, independentemente do resultado nacional.

No ano seguinte, mais alunos se interessaram pelo assunto e o que era apenas um projeto foi ganhando outra forma e precisando de atenção e auxílio. A área das exatas se uniu ao grupo e uma sala com telescópio próprio foi criada na escola. As notas de outras áreas do conhecimento também tiveram melhoras. Os resultados não passaram despercebidos pela gestão municipal.

A prefeitura convidou as professoras para implementar o modelo em outras unidades e a sala de astronomia, criada pelos funcionários e alunos da escola, foi apenas a inspiração do projeto que se tornou um dos pontos turísticos da cidade, o Parque Astronômico Albert Einstein que conta com relógio solar; esfera armilar; obelisco; acervo de pedras preciosas, meteoritos, rochas e fósseis; galeria com os grandes cientistas, um planetário, foguetes reais cedidos ela Aeronáutica Brasileira e um observatório com telescópio para contemplar o infinito.
Entre essas linhas, que vos escrevo, tem muitos sonhos, possibilidades e personagens que não puderam ser mencionados. Entre esta constelação de bons resultados, existem muitas estrelas que emanam a luz, mas que ficaram longe das lentes. Muitas histórias de superação e crescimento, muitas crianças que desempenharam funções importantíssimas… enfim, muitos contribuíram. E então diante do que está concreto, fica o incentivo aos outros gestores – que iniciativas como essa leve dignidade, orgulho, ciência e conhecimento aos cidadãos, e principalmente: oportunidades. Educadores, nunca deixem de acreditar, seu trabalho faz, sim, o universo melhor.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas

Isso vai fechar em 0 segundos