Connect with us

SAÚDE

Semsa vai baixar idade de vacinação para 30 anos em mutirão no domingo, no Sesi

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) decidiu reduzir para 30 anos o extrato etário de imunização contra o coronavírus. O novo mutirão ocorrerá no próximo domingo (4), no Ginásio do Sesi, das 8h às 22h. A deliberação ocorreu nesta sexta-feira (2), em uma reunião entre o secretário de Saúde da capital, Frank Lima, com a equipe técnica da Semsa.

Com a iniciativa, a prefeitura espera alavancar para 150 mil o total de pessoas vacinadas no município. Até o momento, 134 mil receberam o imunizante.

“Nossa expectativa é que, já na semana que vem, Rio Branco seja a primeira capital do país a ter vacinado mais de 50% da população”, disse Lima.

Inicialmente se cogitou realizar o mutirão do próximo domingo em frente ao Colégio Acreano e Shopping Popular. Mas a ideia foi descartada porque a vacina da Pfizer requer ambiente climatizado.

“A opção foi mesmo pelo Ginásio do Sesi, tendo em vista não podemos correr riscos de perder vacinas tão importantes para a vida humana”, concluiu Frank Lima.

Com informações O Acre Agora.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

SAÚDE

Em comemoração à Semana de Enfermagem, Fundhacre realiza minicursos, campanha de vacinas e exames

Publicado

em

Por

Por Bruno Medim Firmino

Minicursos, palestras, discussões sobre a profissão e dinâmicas integram a programação da Semana da Enfermagem 2022, que acontece na Fundação Hospital do Estado do Acre (Fundhacre).

Ao longo desta semana a programação ocupou a manhã e tarde de enfermeiros, técnicos e estudantes de enfermagem no ambiente hospitalar. No primeiro período os profissionais puderam participar de fóruns de discussões que abrangeram desde o exercício legal da enfermagem até problemáticas envolvendo Unidade Intensiva e Semi-intensiva de Tratamento.

Em comemoração à Semana de Enfermagem,  Fundhacre realiza minicursos, campanha de vacinas e exames. Foto: Bruno Medim

Os debates foram seguidos de atividades paralelas e almoços especiais para valorizar cada enfermeiro que esteve presente na ação. Um dos principais organizadores, gerente da enfermagem da Fundhacre, Durival Brito, teve o cuidado de criar um cronograma dinâmico, envolvendo até música para que pudessem relaxar durante as atividades.

Debates foram seguidos de atividades paralelas e almoços especiais para valorizar cada enfermeiro. Foto: Gleison Luz

“Por conta da pandemia não tinha semana da enfermagem há dois anos, por isso resolvemos colocar temas pertinentes aos problemas que estamos sentindo dentro das enfermarias, no dia-a-dia”, explicou a enfermeira Adilha Matias sobre os minicursos.

Nesta quinta-feira, 19, a Fundhacre também ofereceu serviço de aplicação de vacina influenza, tríplice viral, coleta de PCCU e testes rápidos para todos os enfermeiros do hospital.

Fundhacre também ofereceu serviço de aplicação de vacina influenza, tríplice viral. Foto: Gleison Luz

“Essa é uma oportunidade importante, acima de tudo para nos reencontramos, e também os colegas que já estão aposentado. Então, é um momento de muita alegria”, destacou o organizador, enfermeiro Durival Brito.

Por conta da pandemia não tinha semana da enfermagem há dois anos. Foto: Gleison Luz

O encerramento da Semana do Enfermeiro marca o Dia do Técnico de Enfermagem, a ser comemorado nesta sexta-feira, 20.  Profissionais que se fizeram presentes em todas as atividades, buscam aprimorar seus conhecimentos e interagir com os colegas.

Continue lendo

SAÚDE

Prefeitura de Epitaciolândia atualiza salários dos agentes comunitários de saúde

Publicado

em

Por

O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, publicou nesta quarta-feira, 18, no Diário Oficial do Estado (DOE) a atualização dos valores dispostos sobre os salários dos profissionais Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias do município.

O piso salarial do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias não pode ser inferior a 02 salários mínimos, equivalente a R$ 2.424,00, com base no salário mínimo vigente;

Ficam atualizados os valores salariais dos profissionais Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias do Município de Epitaciolândia/AC.

Continue lendo

SAÚDE

Canabidiol: com 52 pedidos de importação, Acre é lanterna entre os Estados

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Levantamento feito pela empresa de inteligência de mercado, Kaya Mind, aponta que 52 pedidos de importação de canabidiol foram realizados no Acre entre abril de 2020 a fevereiro deste ano. O estado fica em último no ranking entre os estados. Em 1° lugar ficou São Paulo (22.360), em 2° o Rio de Janeiro (10.156) e 3° Minas Gerais (4.764).

A solicitação dos medicamentos tem validade de dois anos junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Em todo o país, vem crescendo o número de pedidos.  Em 2021, foram deferidos 35.416 pedidos de autorização de importação de canabidiol para uso pessoal, aumento de 189% em relação a 2020.

No ano passado, a Câmara dos Deputados iniciou uma discussão sobre a autorização do cultivo da planta Cannabis sativa no país, para fins medicinais, veterinários, científicos e industriais. A expectativa do mercado é que o comércio possa movimentar R$ 9,5 bilhões de reais.

Em diversos países do mundo, a cannabis é regulamentada e faz parte de diversos estudos científicos no tratamento de variados problemas de saúde (como dor crônica, epilepsia, transtorno de ansiedade, entre outros). Por conta disso, o número de pedidos de importação vem subindo significativamente.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas